Vendas NPD — agosto: cadê o Madden NFL 19 para o Switch, dona EA?

Quando o mês de agosto chega, além da volta às aulas é hora de o mercado norte-americano experimentar mais um novo jogo da franquia Madden NFL 19. Como sempre, a nova iteração marcou aquele touchdown maroto nas vendas e arrecadação.

Laguna_Madden_NFL_19

O quarterback analista Mat Piscatella (NPD Group) ilustrou em vídeo a situação daquele mês nos EUA. Confira abaixo do vídeo os números de agosto naquele mercado. O período apurado foram as quatro semanas entre 05 de agosto e 1º de setembro de 2018.


The NPD Group – Aug ’18 U.S. Video Game Market Highlights

ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS
Período →agosto (2017)agosto (2018)Diferença
Jogos de consoles e PC (inclui Xbox Live, PSN e Steam)US$ 285 milhõesUS$ 330 milhões+ 16%
HardwareUS$ 168 milhõesUS$ 214 milhões+ 28%
AcessóriosUS$ 181 milhõesUS$ 251 milhões+ 39%
TOTAL:US$ 634 milhõesUS$ 796 milhões+ 26%

·
Todas as arrecadações em alta. Se fôssemos considerar apenas o gasto acumulado do consumidor norte-americano em hardware durante os oito primeiros meses de cada ano, ele foi o mais alto desde 2011, totalizando US$ 2,1 bilhões entre janeiro e agosto de 2018.

Quanto aos acessórios, o gasto acumulado já soma 2,3 bilhões de dólares. O valor cresceu 33% em relação ao período de janeiro a agosto de 2017, que somava até então US$ 1,7 bilhão.

O que vende hardware e acessórios é o software. A seguir temos o ranking de jogos que mais faturaram entre os dias 05 de agosto a 1º de setembro de 2018, de acordo com o NPD Group:

Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em agosto de 2018 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)

    1. Madden NFL 19 **;
    2. Monster Hunter: World;
    3. Tom Clancy’s Rainbow Six: Siege;
    4. Grand Theft Auto V;
    5. Mario Kart 8 Deluxe *;
    6. Naruto to Boruto: Shinobi Striker;
    7. God of War 2018;
    8. Call of Duty: Modern Warfare 2;
    9. The Legend of Zelda: Breath of the Wild *;
    10. Super Mario Odyssey *;
    11. Minecraft;
    12. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy;
    13. Far Cry 5;
    14. Monster Hunter Generetions Ultimate;
    15. Call of Duty: World War II;
    16. Mario Tennis Aces *;
    17. Overwatch **;
    18. LEGO The Incredibles;
    19. We Happy Few;
    20. The Crew 2.

    * apenas mídia física.
    ** excluindo vendas digitais no PC.

Sem surpresa, quem liderou o mês foi o esportivo da Electronic Arts Madden NFL 19 (lançado dia 10 de agosto). Sobre a pergunta do título do presente texto, a EA aparentemente não está disposta a lançar versão do Madden NFL para o Nintendo Switch, mesmo com o FIFA 18 tendo feito sucesso o suficiente para a editora lançar um FIFA 19. Talvez pese na decisão que no contrato com a FIFA a EA seja obrigada a fazer versão do jogo para todos os consoles disponíveis, enquanto a NFL não faz tal exigência. Enfim, quem surpreendeu foi a Capcom, cujo lançamento do Monster Hunter: World (dia 09) para o Steam provou ser bem sucedido.

O produto mais rentável e lucrativo do mundo do entretenimento, Grand Theft Auto V, está em seu sexagésimo mês de vendas e conseguiu permanecer no Top 10 do NPD Group em 59 deles. Em agosto o software da Rockstar apareceu no quarto lugar, mas no acumulado de janeiro a agosto está a ser o quinto jogo mais vendido do presente ano.

Outro jogo “velho” que fez sucesso em agosto foi o Call of Duty: Modern Warfare 2 do Xbox 360 (2009), que reapareceu logo em oitavo lugar no Top 10 do NPD Group graças à retrocompatibilidade. Com isso, o único CoD Modern Warfare não disponível no Xbox One é o primeiro.

Com relação ao hardware, o Nintendo Switch foi líder em vendas e arrecadação. Infelizmente não obtivemos números mais aproximados.

VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS
Plataformajunho (2018)julho (2018)agosto (2018)
Nintendo Switch320.000 unid262.000 uniddados indisponíveis
PlayStation 4375.000 unid185.000 uniddados indisponíveis
Xbox One255.000 unid150.000 uniddados indisponíveis
(New) Nintendo 3DSdados indisponíveisdados indisponíveisdados indisponíveis
NES Classic Editiondados indisponíveisdados indisponíveisdados indisponíveis
SNES Classic Editiondados indisponíveisdados indisponíveisdados indisponíveis

·
Fontes: Games Industry, IGN US, NPD Group, ResetEra e Venture Beat.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar