Lenovo apresenta o Z5, um smartphone-conceito com design quase sem bordas

Enquanto a Motorola prefere por enquanto não aderir ao design sem bordas, a matriz chinesa Lenovo apresenta um novo conceito para aproveitar a quase totalidade da parte frontal: o Lenovo Z5 é um smartphone em que o display ocupa 95% de área, sem sinal do famigerado notch popularizado pelo iPhone X.

A novidade foi apresentada pelo vice-presidente da Lenovo Chang Cheng, através da rede social chinesa Weibo. A Lenovo estaria fazendo uso de “quatro novas tecnologias” e “18 patentes tecnológicas” para oferecer um dispositivo com uma tela ocupando quase toda a área frontal, ocupando até mesmo espaços dos sensores de proximidade e iluminação (que podem estar sob a tela) e a câmera frontal, que estaria presente ou não. O Z5 lembra muito os também chineses Vivo Apex Fullview e Doogee Mix 3, conceitos que apelaram para a curiosa solução de uma câmera retrátil e pode ser o mesmo caso caso aqui.

Cheng não deu maiores informações sobre as características técnicas do Z%, se limitando a dizer que o smartphone será o topo de linha da companhia (hoje a Lenovo prefere manter os modelos da matriz na China, enquanto posiciona a Motorola como uma marca de alcance global) e isso posto, só podemos especular sobre suas capacidades. É possível que ele utilize um sistema de som similar ao do Xiaomi Mi Mix, com um alto-falante sob a tela para esta converter os sinais elétricos em energia mecânica, fazendo o aparelho vibrar ou outra solução, com saídas em outros lugares.

Da mesma forma, não dá para dizer se a Lenovo pretende fazer como as outras empresas chinesas e implementar o sensor biométrico na tela, o que viria a ser uma solução mais barata do que copiar o Face ID da Apple; a Samsung já pretende implementar tal solução no Galaxy S10 (ele pode ser antecipado com o Galaxy Note9, mas as chances são bem menores) e outras fabricantes estariam fazendo o mesmo, logo é possível.

A Lenovo sequer definiu se o Z5 será um produto final ou apenas um conceito, com tecnologias que deverão ser implementadas em outros produtos da companhia (incluindo os da Motorola); no entanto, nota-se a preocupação da empresa de não ficar para trás em relação a avanços de outras fabricantes chinesas e concorrentes globais.

Fonte: CNET.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples