O novo orkut

Acabou a expectativa! O Google Brasil anunciou, a pouco, o novo orkut, com visual completamente remodelado, e outras novidades que visam dar um up na rede social preferida dos brasileiros (e indianos).

O novo orkut é fruto de um trabalho de nove meses, feito no Brasil. Aliás, a partir de agora, toda a base de operações da rede social está diluída entre Brasil e Índia; Mountain View “livrou-se” da rede. Desenvolvido com o uso do Google Web Toolkit (GWT), o efeito colateral disso talvez seja a melhor notícia para aqueles que torcem o nariz para o orkut: a nova versão provavelmente não funcionará no Internet Explorer 6. Na realidade, até pode vir a funcionar, mas mediante o uso do Chrome Frame, que é mais ou menos como o IE Tab, só que traz o engine do Chrome para o IE.

Essa mudança dramática na estrutura do site não é mera implicância com o IE6. Na realidade, o uso do GWT acelera várias atividades corriqueiras dos usuários da rede, como acesso a perfis e comunidades, e envio de fotos – esse, o recurso mais popular do orkut. Na nova versão, enviar fotos é três vezes mais rápido que na antiga.

Mas nada disso causará mais impacto do que o novo layout. Aquele, vazado intencionalmente (é, foi sacanagem do Google Brasil, hehe), é mesmo o novo layout. Confira imagens (clique nelas para ampliá-las):

novo-orkut-1-20091029 novo-orkut-2-20091029 novo-orkut-3-20091029

Com cinco opções de cores, mais enxuto e com forte enfoque nas atualizações dos contatos, de fato, ele aproxima-se mais do Facebook, porém sem tanta complicação, afinal, o orkut abrange um sem número de perfis de pessoas, e é preciso mantê-lo simples o bastante para atender aos menos íntimos da informática.

A parte de fotos foi totalmente refeita, e além de mais rápida, está mais intuitiva:

upload-fotos-novo-orkut-20091029

Vídeos também ganharam atenção especial. É possível gravar e mandar recados e depoimentos em vídeo de dentro do orkut a partir de agora – e já estou imaginando a quantidade de tosqueiras que sairá disso. O bate-papo nativo, que usa a mesma tecnologia do Google Talk e Gmail, a exemplo desse último, agora aceita vídeoconferência.

Outras novidades podem ser vistas neste FAQ. De modo geral, o novo orkut é mais rápido, enxuto, permite fazer muito a partir da home, e mesmo assim agrega mais conteúdo e melhora muito em diversos pontos, a maioria os mais usados pelos seus membros.

A má notícia? Convite. Isso é tão… 2004. Mas enfim, para usar o novo orkut, será preciso convite. O pior é que os “escolhidos”, aqueles que usam o novo orkut, serão identificados por um anel do orkut ao lado do nome. Imagine a confusão que rolará na página de recados desses coitados agora, no começo? Um saco isso.

Aparentemente, os primeiros premiados terão 50 convites para distribuir aos amigos, e a partir deles a “pirâmide” será formada. A expectativa é que todos os 80 milhões de usuários já estejam de orkut novo até a metade de 2010. Até lá, as duas versões coexistirão pacificamente, sem perdas para quem está na velha.

Alguém tem um convite aí para me enviar? 😀 .

Fontes: iG Tecnologia, Blog oficial do orkut, @GoogleDiscovery e #novoorkut.

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples