O dia em que o Burger King zuou com o Google Assistant

O Google teve de lidar com uma bela pegadinha aplicada pela rede de lanchonetes Burger King. Uma recente campanha veiculada no YouTube ativava o comando de busca por voz do Google Assistant — que já se faz presente em vários dispositivos Android nos Estados Unidos e também no Google Home — fazendo-o relacionar os ingredientes presentes no principal sanduíche da franquia, o Whopper.

Claro, Mountain View não gostou nem um pouco de fazer propaganda de graça e desligou a busca específica.

Não é de hoje que dispositivos e softwares que contam com comandos de voz apresentam problemas. Interpretar contexto é difícil, reconhecer a voz do dono mais ainda. Nessa muitos preferem jogar para soluções mais simples, como ativar o software através de uma sentença-chave. No caso o Google Assistant utiliza o óbvio “Ok Google”, já que os Androids e o Google Home estão ouvindo o ambiente o tempo todo. A Alexa, da Amazon funciona da mesma maneira.

Logo há uma série de vídeos engraçadinhos no YouTube que brincam com os assistentes virtuais, apresentadores já se valeram dessa brecha em transmissões ao vivo. A bola da vez foi o Burger King utilizar tal particularidade como uma peça publicitária, para promover seu famoso Whopper:


BURGER KING® | Connected Whopper®

Não é preciso muito: com essa simples frase qualquer dispositivo Android atual ou Google Home nas proximidades será ativado e fará o que o ator no vídeo pediu: explicar o que é o sanduíche e relacionar seus ingredientes. Obviamente deu certo, os sensores captaram o comando e foram direto na wiki do Whopper para coletar as informações pertinentes.

Aqui está a prova:


John Brown — Burger King Ad initiates Google Home Device

Desnecessário dizer que o Google não gostou nem um pouco da brincadeira. Primeiro, por se tratar de uma campanha publicitária em que a gigante das buscas não levou quase nada (digo, além das buscas realizadas e da exibição do vídeo no YouTube; não houve um contrato formal para a veiculação da peça como foi planejada pela franquia de lanchonetes), mas foi crucial para o caso se tornar viral. Sob o entendimento de Mountain View a Burger King “hackeou” o Assistant, fazendo-o realizar uma função não planejada ou acordada.

Segundo, e isso era previsível a internet não perdoou. Tão logo o vídeo se espalhou uma horda de espíritos de porco invadiu a wiki e alterou os ingredientes do sanduba, incluindo coisas como cianeto, ratos e unhas nos ingredientes e notas de que ele causa câncer, entre outras coisas. Segundo o The Verge, houve um breve período em que o Assistant de fato retornava as informações editavas maliciosamente.

Breve mesmo, porque a brincadeira do Burger King só durou três horas: o Google implementou rapidamente uma atualização em seus servidores que efetivamente desabilitou a pesquisa do Whopper quando realizada especificamente pelo comercial (uma consulta de uma pessoa real, no entanto segue normal). Se você rodar o vídeo perto do Home ele vai se ativar por causa do “Ok Google”, mas em seguida voltará a dormir. No caso do Android, apenas aparelhos que possuíam o recurso de ouvir o ambiente o tempo todo foram afetados. A ação mirava exclusivamente no Home, que é bem menos popular mas ainda assim não foi considerada jogo limpo pela companhia.

Ainda que tenha tido uma vida curta, a ação da Burger King pode ter rendido uma boa grana (até porque o vídeo permanecerá no ar) e mesmo não tendo gostado da brincadeira, o Google também vai embolsar um bom cascalho com todas as buscas efetuadas no período. Só que como é preciso manter as aparências…

Fonte: Ars Technica.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples