PureNight — filtro para fotografia noturna

purenight_01

Eu gosto muito de fotografar as estrelas. E boa parte dos fotógrafos que conheço (amadores e profissionais) também admira muito esse tipo de fotografia. As paisagens noturnas mostrando estrelas e a Via Láctea se tornaram muito famosas nos últimos anos. E não tem segredo do ponto de vista do equipamento. Você precisa de um tripé e uma câmera com controle manual total (de preferência uma reflex ou mirrorless). Coloque a câmera no tripé, use uma lente grande angular (dá até para brincar com a lente do kit), coloque ISO 1600 (comece com ele e vai aumentando conforme os resultados), diafragma aberto no máximo e 30 segundos de obturador. Pronto, é só sentar o dedo.

Porém, existe outro fator que complica muito esse tipo de foto. A iluminação proveniente dos grandes centros urbanos causa uma poluição luminosa que acaba com a beleza destas imagens. Ou seja, as melhores imagens são captadas longe dos centros urbanos, de preferência em desertos ou zonas quase desabitadas. Sabemos que nem todo mundo tem a possibilidade de se dirigir até um local destes, o que torna esse tipo de fotografia uma atividade para poucas pessoas. Mas, isso pode estar mudando.

purenight_04

Foi pensando nessas limitações da fotografia noturna que o fotógrafo Ian Norman do site Lonely Speck, especialista em fotografia de paisagens noturnas, colocou a mão na massa e criou um filtro fotográfico chamado de PureNight. O filtro é construído com um vidro especial que reduz a transmissão de luz de lâmpadas de vapor de sódio, principal causa da poluição visual. Ele vai ser fabricado em tamanho de 85 mm e 100 mm e encaixa em suportes de filtros quadrados. Isso faz com que o equipamento seja compatível com quase todas as lentes existentes.

purenight_02

purenight_03

O resultado é bem interessante. A maior parte da poluição é filtrada, mas ainda fica um pouco. Nada que uma boa edição de imagem não resolva. O problema é o preço da brincadeira. O PureNight de 85 mm está chegando ao mercado com o preço de US$ 219,00 enquanto o de 100 mm sai por US$ 239,00. Meio salgado se você está planejando apenas brincar com esse tipo de fotografia.

Você pode encontrar o produto a venda no site do fotógrafo, além de mais fotos demonstrativas e especificações detalhadas.

Fonte: Petapixel.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples