Meio Bit » Arquivo » Games » AION: Primeiras Impressões

AION: Primeiras Impressões

15 anos atrás

Eu jogo WoW a dois anos e gosto de experimentar jogos novos, especialmente MMORPGs. Este pequeno artigo serve apenas como uma visão geral de AION para jogadores que estão familiarizados com este estilo de jogo. AION é desenvolvido pela NCSoft que acumula experiência neste estilo com jogos como Lineage, Guild Wars e City of Heroes.

História

AION é o Deus criador de um mundo chamado Atreia e neste ele criou também a Torre da Eternidade que espalhava sua essência de vida conhecida como Aether. Com o aumento da força de uma raça chamada Balaur, liderada pelos Dragon Lords contra os humanos, Aion criou a partir de sua essência os Empyrean Lords para proteger os humanos. Após mil anos de guerras surgiu uma proposta de paz e esta reunião foi feita na Torre da Eternidade mas o encontro acabou em um confronto conhecido como Cataclisma que destruiu a Torre da Eternidade e dividiu o planeta em dois hemisférios. Ao sul surgiu os Elyos que acreditam ser a sua terra o paraíso e estes lutam contra os Asmodians que surgiram no hemisfério norte, adaptados a região com pouca luz e ambiente hostil. Os dois hemisférios são interligados pelo que se chama Abismo.

O Lore em detalhes está neste link.

Embora não haja uma referencia explicita a respeito disso mas os Elyos podem ser vistos, pelo menos visualmente, como Anjos e os Asmodians como demônios.

tuco_ai_21.07.09

Gráficos e Animações

AION usa a CryEngine para renderizar seus gráficos e estes são muitos bonitos! Os níveis de detalhamento do ambiente e do personagem são altos para um MMO. As animações também chamam muito a atenção! Na posição de descanso as animações variam conforme o ambiente. Se você estiver dentro de um rio, seu personagem caça peixes com as mãos. Se chover, ele se protege com uma folha.

dckbt776_67c22m9rg6_b

A criação do personagem permite a customização de muitas características e dificilmente encontraremos personagens iguais em Aion.

Interface

A interface é bastante limpa e segue um padrão comum em MMOs com janela de perfil, barra de ações, mini-mapa, chat e rastreador de quests. As ilustrações de habilidades são bem acabadas. Até o momento não é possível customizar a interface com Add-ons como ocorre com o WoW.

Classes

Existem quatro classes básicas: Warrior, Mage, Scout e Priest, e a partir do nível 9 é necessário escolher uma especialização a seguir:

- Warrior Gladiator: Dano corpo-a-corpo (melee).
- Warrior Templar: Tanker.
- Mage Sorcerer: Dano mágico a distância.
- Mage Spiritmaster: invoca pets para atacar.
- Scout Assassin: similar ao Rogue em outros jogos.
- Scout Ranger: Dano a distância e armadilhas.
- Priest Cleric: Healer.
- Priest Chanter: buffer/debuffer, off-tanking.

Cada classe tem habilidades exclusivas e por isso não existe árvores de talentos como no WoW. No entanto, existe a Stigma que permite que o seu personagem use habilidades de outras classes. Isso é interessante no PvP pois, mesmo conhecendo as habilidades de um warrior oponente, não saberemos as Stigmas dele. 

No nível 9 o personagem "ascende" e ganha asas, permitindo voar por um período de tempo.

Movimentação e Sistema de Combate

O movimento do personagem funciona da mesma forma que o WoW e outros MMOs usando as teclas WASDQE. No entando, em combate, a direção do movimento modifica os atributos do personagem. Se você estiver avançando [W] seu personagem gera +10% de ataque. Lateralmente [Q][E] aumenta a esquiva em 300% e recuando [S] aumenta o bloqueio com escudo e armas em 500%.

A mecânica de combates é muito parecida com WoW (pra não dizer igual). Desde que você não use uma habilidade que exija invocação (cast), você pode mover-se ao redor do alvo e atacá-lo ao mesmo tempo. Isso é uma boa prática já que o movimento lateral aumenta a esquiva. A grande diferença aqui é que o personagem também pode atacar enquanto voa.

Outra coisa bacana são os encadeamentos (chains) de habilidades. Certas habilidades só podem ser ativadas após o uso de uma habilidade específica.

dckbt776_68ftndx7fb_b

Quests

As quests são divididas em normais e campanhas. As quests normais são as quests tradicionais oferecidas por NPCs no mundo. As campanhas também são quests mas estas são encadeadas e oferecem recompensas melhores. As campanhas também tem um vídeo introdutório e pelo que percebi tem maior relação com o lore do jogo. Indiferente do tipo, elas são bem diversificadas em matar, coletar, entregar, conversar e etc...

Player Versus Player

Infelizmente meu personagem ainda está no nível 11 e não tive oportunidade de experimentar o PvP que, no Closed Beta, inicia a partir do nível 25. O Abismo, dividido em três camadas entre os hemisférios, será o local das grandes batalhas de PvP com conquistas de pontos estratégicos (fortalezas). O Abismo também é rico em recursos o que fará com que as facções estejam sempre em luta pelos territórios.

Conclusão

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site oficial e no wiki oficial. Não citei também as Dungeons e Raids que, até onde sei no momento, são para 6 até 24 jogadores.

AION está em Closed Beta para jogadores que comprarem via pre-purchase. No meu caso comprei pelo Steam. O Closed Beta funciona apenas em determinados períodos chamados de Eventos. Acredita-se que haverá um Open Beta antes do lançamento dia 22 de setembro!

Se você procura um jogo similar a WoW mas, em tese, com uma experiência de PvP mais intensa, de uma olhada em AION!

dckbt776_69g9qnx4pn_b

relacionados


Comentários