Meio Bit » Arquivo » Hardware » Não falta mais nada: Japão apresenta a idol-robô

Não falta mais nada: Japão apresenta a idol-robô

Esta é a Premaid AI, a idol-robô para os fãs de japinhas solitários do Japão; brinquedo é programável e customizável, mas custará os olhos da cara

8 anos atrás

idol-robot

O Japão pode muito bem ser o país com os robôs mais avançados do mundo, desde industriais que desafiam samurais a comerciais vendidos ao público consumidor, como aqueles que a empresa prefere que se mantenham castos e puros.

Além de robôs, animês, videogames, comida boa, tentáculos e monstros gigantes o Japão produz idols aos borbotões. Você sabe, aquele tipo de celebridade feminina que não pode ter namorado para não magoar os fãs doentes — e diminuir as vendas de CDs e outros produtos relacionados.

Existem idols de todo tipo, as que a maioria conhece por aqui são as de grupos pop como o AKB48 (NSFW, cuidado) ou a maluquice Babymetal, que mistura pop chiclete com Heavy Metal. E acredite, faz tanto sucesso por lá que já abriram um show do Metallica:

BABYMETAL - ギミチョコ!!- Gimme chocolate!! - Live Music Video

A Hatsune Miku é uma inovação nesse setor; a “idol virtual” criada para um software da Yamaha se tornou tão popular que virou game e ganhou até concertos no mundo real, onde ela é projetada. Não é muito diferente do que o Gorillaz fez anos antes.

Público existe, não duvide de um japonês maluco. Pensando neles que a DMM está lançando a Premaid AI, a idol-robô em miniatura do vídeo abaixo cujas partes serão produzidas graças à impressão 3D. A ideia é vender uma “idol exclusiva” para o otaku solitário, que pode ser completamente personalizada. Ok…

http://www.youtube.com/watch?v=avwJElBz4Cg【DMM.make ROBOTS】プリメイドAI -「THE☆有頂天サマー!!(LongVersion)

Não, ela não canta. Calma. Por outro lado ela é programável, o dono pode criar sua própria coreografia para ela.

O projeto em si não é novo, a tal boneca apareceu pela primeira vez em 2013 mas agora a DMM irá comercializar o brinquedo. O modelo básico vai custar 138 mil ienes (módicos R$ 4.522,89 em valores de hoje) e as duas versões com designs criados por ilustradores sairão por 145 mil ienes. E vai vender, ainda mais com os planos da empresa em fazer parcerias com grupos de idols e estúdios de animação, porque os fãs das japinhas gastam grana a rodo sem pensar.

Fonte: IT Media Lab (em japonês).

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários