Home » Mercado » iPhone 6S — no benchmark surra até o Galaxy S6 Edge+ (em single-core)

iPhone 6S — no benchmark surra até o Galaxy S6 Edge+ (em single-core)

Primeiro benchmark do Apple A9 surge no Twitter e confirma que o novo iPhone 6S (e 6S Plus) tem desempenho single-core semelhante ao MacBook de 12 polegadas, ultrapassando concorrentes como Galaxy S6 Edge+.

4 anos atrás

Laguna_iPhone_6S_Unboxing_Brown

Unboxing dos novos smartphones da Apple (crédito: Marques Brownlee)

Mais uma vez a Apple surpreende apenas fazendo mais do mesmo, de forma “mágica”: aparentemente o novo SoC Apple A9, que equipa os novos iPhones 6S e 6S Plus, recebeu várias pequenas melhorias que acabaram fazendo com que o desempenho dele seja melhor que a grande maioria dos concorrentes.

Isso mesmo: enquanto a Qualcomm e a MediaTek exibem cada vez mais núcleos de processamento central e gráfico, a Apple pode se dar ao luxo de apenas melhorar sutilmente o SoC proprietário dual-core e este ainda ser um monstro. Pelo menos foi o que revelou o primeiro benchmark.

O lançamento oficial do iPhone 6S e 6S Plus na civilização será nesta sexta-feira (25/09), mas isso não impediu que alguns serviços de entregas mundo afora fizessem o contrário dos Correios ao adiantar tal encomenda para alguns sortudos. Países com moeda forte são outro mundo mesmo.

Uma das sortudas foi a designer Adrienne Alpern, que encomendou à Apple um iPhone 6S ouro rosa e o recebeu em casa hoje (22/09). Geek como é, foi logo fazendo unboxing e o aguardado benchmark no Geekbench 3. Não deu outra:

Quase 4.300 pontos no multi-core e quase 2.300 pontos no single-core, fora que ela confirmou os 2 GB de RAM e o clock do SoC a 1,8 GHz (o agora “antigo” Apple A8 rodava a 1,4 GHz e tinha apenas 1 GB de RAM). Sabe o que aqueles números do Geekbench 3 querem dizer?

Que os novos iGadgets com o novo processador Apple A9 têm desempenho semelhante ao MacBook de 12 polegadas em operações single-core. E isso supera até mesmo concorrentes como o recente Galaxy S6 Edge+.

Lembrando que a maioria das operações e aplicativos em smartphones fazem melhor uso de apenas um núcleo de CPU por vez, ou seja: são poucos os apps que exploram múltiplos núcleos simultaneamente. Em sua maioria, jogos. Quando comparamos o desempenho do iPhone 6S (e Plus) no quesito multi-core, aí sim o Exynos 7420 da Samsung supera o Apple A9. Por pouco.

Enquanto isso, o tio Laguna vai sobrevivendo com o iPhone 4S e iPad mini 3.

Laguna_iPad_mini_3_and_iPhone_4S_benchmark

Fontes: 9 to 5 Mac, GSM Arena e IBTimes.

relacionados


Comentários