Meio Bit » Cultura » Start Me Up! Microsoft comemora os 20 anos do Windows 95 com música grátis*

Start Me Up! Microsoft comemora os 20 anos do Windows 95 com música grátis*

Comemorando os 20 anos de Windows 95 hoje, a Microsoft está dando gratuitamente a música “Start Me Up” dos Rolling Stones na loja norte-americana do Groove, antigo Xbox Music.

8 anos e meio atrás

Laguna_OS_Tan_Windows_95

OS Tan do Windows 95

Exatos 20 anos atrás era lançado o Windows 95. O sistema operacional da Microsoft representou um marco na interface visual: em vez da óbvia inspiração no concorrente Mac OS, deixada de lado no Windows 3.11, o Windows 95 foi o primeiro com o velho e bom botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela.

Além da transição de 16 para 32 bits, o Windows 95 também representou uma das maiores campanhas de marketing para um sistema operacional junto ao usuário doméstico: estima-se que a Microsoft tenha gasto 300 milhões de dólares à época. Inclusive contratando atores do seriado Friends para estrelarem um vídeo tutorial do sistema.

Laguna_Windows_95_desktop

Bons tempos aqueles…

E o marketing não envolveu apenas a contratação de Jennifer Aniston e Matthew Perry não: dos US$ 300 milhões, 20 milhões de dólares foram direto para a conta da gravadora dos Rolling Stones à época, para licenciar o uso da música “Start Me Up”.

Isso mesmo, o botão Iniciar tinha uma trilha sonora oficial. E coreografia marota do Steve Ballmer e Bill Gates, provavelmente no ritmo do Windows 93!

TheHirnheiner — Windows 95 Launch

E é comemorando os 20 anos de Windows 95 que o Xbox Music Groove dará de presente gratuito a música Start Me Up. Isso se você tiver uma conta Microsoft lá na civilização, claro. Brasil sempre de fora.

Ao menos aqui no país o Windows 95 foi a principal estrela da FENASOFT e tema de uma bizarra matéria do telejornal líder de audiência, que não cita nem a feira e nem a empresa de Redmond. Coisas da deplorável televisão aberta brasileira que ainda persistem até hoje. Depois reclamam da audiência cada vez menor.

Lançamento do Windows 95 - (Jornal Nacional - 1995) por rodrigokleinmc

Enfim, segue aqui o link para download da música gratuita na loja norte-americana da MSFT. Se virem com VPN e endereço válido para fazer conta por lá.

Fontes: Microsoft News e The Next Web.

relacionados


Comentários