Foto com 1400 megapixels

obama

 

O fotografo David Bergman achou que a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, era um acontecimento muito simbólico para ser capturado com apenas uma simples foto. Pensando dessa maneira ele decidiu imortalizar o momento em uma gigafoto. A imagem panorâmica é formada por 220 fotos feitas com uma câmera Canon G10 (compacta amadora avançada) e ao serem juntadas formaram uma imagem de 59.783×24.658 pixels, totalizando 1.474 megapixels ou, se quiserem também, 1,4 gigapixels.

A façanha foi possível utilizando um simpático robô chamado Gigapan. A pequena máquina faz o que nós simples mortais tentamos fazer com nossos tripés. Uma série de fotos na horizontal e depois outra série nas partes de cima e abaixo do primeiro plano fotografado. O legal, é que a pequena máquina realiza essas imagens com a sobreposição e precisão necessárias para se compor uma boa panorâmica. Segundo David Bergman, o software do equipamento levou mais de seis horas e meia no MacBook Pro para juntar todas as imagens. O arquivo TIFF ficou com o impressionante tamanho de 2 gigabytes.

Olhando o resultado final, que já virou fenômeno na internet, é impressionante notar a qualidade da imagem. É possível aplicar zoom na foto e ver a expressão facial das pessoas que estão assistindo a cerimônia. Destaque para a cara impagável do ex-presidente Bush. Mas, nem tudo é perfeito. Fazer foto panorâmica de pessoas se movendo nunca vai apresentar um resultado 100% perfeito. Em vários pontos é possível ver imperfeições nas junções das imagens. Outro fator é que a imagem em sua ampliação máxima perde muitos detalhes e mostra um forte ruído pixalizado. Mas nada que tire o grande barato de ficar explorando todos os detalhes dessa gigafoto.

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples