Meio Bit » Cultura » James Horner: um compositor que vai fazer (muita) falta

James Horner: um compositor que vai fazer (muita) falta

O compositor James Horner morreu ontem pilotando seu próprio avião, perto de Santa Barbara, Califórnia, e o MB Pop lamenta a partida deste grande artista, responsável por trilhas memoráveis como as de Star Trek II: A Ira de Khan, Coração Valente, Lendas da Paixão, Apollo 13, Titanic, Aliens, Uma Mente Brilhante e muitas outras.

9 anos atrás

james_horner

O compositor James Horner morreu ontem pilotando seu próprio avião monomotor perto de Santa Barbara, Califórnia, e todos que gostam de cinema e de trilhas sonoras vão sentir a falta deste grande artista, incluindo nós aqui do MB Pop. Horner foi o autor das trilhas de Star Trek II: A Ira de Khan, Coração Valente, além é claro, de Titanic, incluindo uma certa música que ganhou o Oscar (e o mundo). Ele também compôs as trilhas de Star Trek III, 48 Horas, Uma Mente Brilhante, Comando para Matar, O Campo dos Sonhos e tantos outros filmes memoráveis.

Em 1986, ele escreveu a trilha sonora de Aliens, O Resgate, que funciona como se fosse um personagem, e é parte essencial da trama. No mesmo ano em que escreveu esta trilha assustadora, ele também compôs a poética trilha de Fievel, Um Conto Americano, marcando a vida de duas gerações. Seu auge foram os anos 90, onde foi o responsável por grandes trilhas como Apollo 13, Lendas da Paixão, O Homem Bicentenário, Impacto Profundo e muitos outros.

O cara era tão bom que inspirou o primeiro Nerdologia de todos (eles começam a falar do Horner aos 7 minutos), no qual meus amigos Alottoni e Azaghal mostram que usava como ninguém a arte do plágio, no caso, roubando de si mesmo, já que as trilhas sempre se pareciam com as suas próprias composições. Concordo e gosto muito do vídeo, mas defendo Horner, pois ele sempre tinha um tema central original, só que para determinadas sequências dos filmes ele já sabia o que ia funcionar ali, então só adaptava seu próprio trabalho.

Seus últimos grandes trabalhos foram o remake chinês de Karatê Kid e o Espetacular Homem Aranha, mas aos 61 anos, Horner ainda estava na ativa compondo outras trilhas de filmes que ainda serão lançados, como as duas sequências do monumental sucesso Avatar para o seu velho parceiro James Cameron. Descanse em paz, James Horner, sua música vai fazer falta por aqui.

Clique abaixo para ouvir algumas de suas trilhas.

Uma Mente Brilhante

http://www.youtube.com/watch?v=J6C09BgTmyEThe Spirit of Classical Music — James Horner - A Kaleidoscope of Mathematics (A Beautiful Mind Soundtrack) [HD]

Coração Valente

Adam Klingstedt — James Horner - Braveheart Theme Song

Star Trek II, A Ira de Khan

Konha — Star Trek 2 - The Wrath Of Khan

Aliens, O Resgate

James Horner Community — 01 - Main Title - James Horner - Aliens

Avatar

AvatarJamesHornerHD — 7. Jake's First Flight - James Horner HD

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários