Home » Mobile » SECRET – Speak Freely — uma bomba-relógio para seu celular

SECRET – Speak Freely — uma bomba-relógio para seu celular

Em que lugar do UNIVERSO alguém achou que seria uma boa idéia um app anônimo com o objetivo de postar “segredos”? Qual a lógica de virar Snowden de si mesmo? E quais as chances de dar caca e a autoria das mensagens vazar? Acha pouco? Clique e veja. É pior.

6 anos atrás

secret

Não é todo dia que posso fazer uma previsão com tanta certeza, mas falo com razoável certeza que, se virar moda, esse app chamado Secret irá desencadear a 3ª Guerra Mundial.

O conceito é simples: um aplicativo onde você adiciona seus contatos, em grupo, mas não sabe quem é quem. Todos postam segredos, você vê os dos seus amigos e dos amigos deles, pode comentar, likar, o de sempre.

O diferencial é que, teoricamente, tudo é sigiloso, você não sabe quem mandou as mensagens. Sim, uma ferramenta de internet onde você pode emitir opiniões anônimas SABENDO que seus amigos vão ler. O que poderia dar errado?

Alguns anos atrás inventaram um tal de Ask.fm, uma ferramenta que em teoria gerencia FAQs, permite que as pessoas que te seguem em 87.238 redes sociais te façam perguntas. Na prática o pessoal habilitava o acesso anônimo e ia pro Twitter reclamar de perguntas ofensivas. O Ask.fm era uma ferramenta de auto-abuso só superada pelo conceito do que seria uma relação polígama entre a Sandy, o Chris Brown e o Ike Turner. Até a chegada do Secret.

secret1

O CONCEITO, fruto de uma ingenuidade tocante é que você com o Secret tem uma aplicação onde pode se abrir, expor seus segredos, angústias, desabafar. É lindo, mas na prática além de se tornar uma ferramenta de oversharing, coloca em prática o Esporte Nacional, lindamente exemplificado no seriado Os Aspones, de Alexandre Machado:

FMDO — Falar Mal Dos Outros.

Eu entendo que em alguns casos seja útil.

secret2

Não faço idéia de quem seja esse.

Só que na prática vira muro de lamentações de blogueiros preguiçosos…

secrets3

Foco de preconceito…

secret5

Declarações verdadeiras mas desnecessárias…

secret4

Ataques pessoais gratuitos…

secret6

Os comentários neste são piores ainda

E lembrança de que há coisas que você DEFINITIVAMENTE ABSOLUTAMENTE POSITIVAMENTE não deve botar no Google, MUITO MENOS no Google Images.

secret8

O Secret está virando modinha, mas como ainda tem uma base pequena, fica simples, com um pouco de bom-senso deduzir quem são os amigos autores da mensagem. Menos no caso acima, onde faço questão de não saber.

Pior ainda: dado o histórico capenga de segurança da maioria das startups, todo o anonimato do Secret depende essencialmente de fé. Ele pede seu e-mail e até seu TELEFONE, associando-o a um dispositivo. Em teoria tudo é anônimo. Na prática milhares de hackers só de zuera tentarão invadir esse negócio e mostrar quem postou cada um dos “segredos”.

Mesmo que isso não aconteça, é uma App que só prega a discórdia. Se UM amigo posta que quer conhecer biblicamente sua namorada, você passa a desconfiar de todos.

No Brasil o uso está basicamente restrito a sacanagem, mas isso tende a mudar. Logo veremos gente falando mal dos patrões, insatisfeitos entregando campanhas políticas, gente fazendo afirmações caluniosas sobre ex-namoradas, marcas queimando outras marcas…

Há duas possibilidades para a implosão que transformará essa app em um buraco negro de mediocridade: na primeira hipótese a quantidade de lixo, calúnias e mentiras se torna tão grande que todo mundo sai às ruas quebrando tudo, assustando até os black blocs. Na segunda e mais provável, A segurança do app é quebrada, mensagens são publicadas com os nomes dos autores originais e a Era de Aquário é interrompida, dando lugar à Era do Climão.

Claro, posso estar errado, talvez minha visão esteja deturpada, o Secret pode ser sim uma excelente ferramenta para conhecer pessoas, compartilhar segredos e conhecer melhor o ser humano e—

secret7

ops

Ok, desinstalando.

O Secret – Speak Freely tem seu site oficial aqui, é gratuito para iOS e para Android, e graças ao Doce Lorde Satã, não tem versão para Windows Phone. Eu amo meu Lumia.

relacionados


Comentários