Meio Bit » Fotografia » Hot Pixel - Você ainda vai ter um

Hot Pixel - Você ainda vai ter um

16 anos atrás

Você já ouviu falar sobre hot pixel? E sobre Dead Pixel?? Embora o assunto seja mencionado várias vezes na internet, poucos sabem realmente o significado dessas terminologias. Válido tanto para monitores de LCD quanto para sensores fotográficos, esses problemas não dependem de nosso uso do equipamento, embora uma carga alta de trabalho possa acelerar o seu aparecimento, pois invariavelmente acabam acontecendo com todas as câmeras fotográficas. O Dead Pixel, como o nome já diz, é um pixel morto. Ele para de funcionar e em seu lugar aparece uma pequena mancha preta. O Hot Pixel (pixel quente) é um pixel que está permanentemente ligado, mostrando a cor branca. Outra variedade que pode acontecer, mais comum em monitores de LCD, é o Stuck pixel, que é um pixel preso em uma cor fixa como, por exemplo, o vermelho, o verde ou o azul.

Existem maneiras caseiras de se identificar o Dead e o Hot pixel. No caso do pixel morto é só fazer uma foto de um fundo branco, como uma parede, depois levar ao Photoshop e fazer a equalização automática dos níveis. Se aparecer algum ponto preto você identificou os seu Dead Pixel. O Hot Pixel e o Stuck Pixel utilizam a mesma metodologia, mas como o pixel é branco ou colorido deve-se usar uma superfície escura ou simplesmente fazer uma foto no escuro sem flash. O Hot Pixel é mais difícil de identificar, pois os programas de filtragem de ruído das câmeras tendem a eliminar a maioria deles. Outra coisa é que eles só ficam bem evidentes quanto utilizamos ISOs altos e longas exposições. Os Hot Pixels acontecem normalmente com o uso. Geralmente câmeras que acabaram de sair da loja já possuem esse problema, porém em quantidade muito baixa. No caso das DSLR é possível fazer o remapeamento do sensor na assistência técnica autorizada.

Veja abaixo um exemplo de Stuck Pixel que o Keaton enviou no fórum de fotografia digital. A câmera utilizada para fazer a foto foi a General Eletric A730.

 

stuck pixel

Porém, existe uma forma mais fácil de identificar esses pequenos erros. A Star Zen Technologies criou um pequeno programa gratuito que tem por objetivo mapear os Dead e os Hot pixels. É só fazer o download e descompactar o programa. Junto ao pequeno aplicativo também está um manual de como utilizar o software. No geral é só fazer uma foto no escuro e sem flash, utilizando o maior tempo de exposição possível em sua câmera. Depois é só carregar a foto no programa e esperar pelo mapeamento dos problemas.

Utilizei como exemplo uma foto da Fuji Finepix S6500fd, que tem aproximadamente um ano de uso, e obtive o seguinte resultado:

hotpixel test

Nenhum Dead Pixel e apenas 4 hot pixels, que acabam não fazendo muito estrago por conta de sua pequena quantidade. Infelizmente, existem câmeras que já vem com muitos problemas assim que saem da loja. Como o consumidor não conhece essas características do equipamento acaba não exigindo a troca do produto. Por isso que sempre aconselho a consultar alguém que tem conhecimento do assunto para ter orientações sobre a melhor compra e posterior avaliação das condições do produto.

 

relacionados


Comentários