Software premiado, download 5 estrelas e credibilidade zero

meiobit-premiosweb.gif

Bela coleção de prêmios, não? Foi conquistada por um programa chamado “awardmestars”, que consistia de um texto com a frase “este programa não faz nada” repetida diversas vezes, e renomeado de .txt para .exe

O autor resolveu fazer esse experimento depois que viu que vários softwares concorrentes de um programa feito por ele recebiam notas máximas em sites de download. Ele começou a desconfiar que esses sites distribuiam selinhos, prêmios e banners indiscriminadamente, para ganhar de volta os links, dos autores dos programas.

Com essa suspeita, ele preparou o arquivo awardnestars.exe, um arquivo .pad com a descrição do programa, mais uma vez o “este programa não faz nada” e o próprio screenshot enviado, bem, era este aqui:

meiobit-screenshotshareware.gif

Usando um site de envio automático de programas para sites de shareware/freeware, ele contactou 1033 sites. Depois de duas semanas o “programa” está listado em 218 sites, pendente em 394 e foi rejeitado por 421. Dos que aceitaram, aproximadamente 7% ainda deram um prêmio ao “programa”.

Assim fica realmente difícil confiar nesse tipo de prêmio. Aliás, em qualquer um. Uma tática muito comum na Internet é você colocar no ar primeiro a página do prêmio, depois pensar em correr atrás de patrocinadores para pagar o mesmo. Também está na moda o prêmio meme, onde você recebe um “prêmio” e indica mais x blogs para receber o mesmo prêmio. Daqui a pouco prêmio na Internet se torna mais sem-graça e comum que um Emmy.

Autor: Redação

Compartilhar