Diretor diz que outro erro como o FFXIV destruiria a Square

dori_ff14_28.11.12

Apesar do forte nome por trás e do grande sucesso alcançado na primeira tentativa da Square em criar um MMO, o Final Fantasy XIV foi um vergonhoso fracasso. Logo após seu lançamento o jogo foi alvo de duras críticas, irritou muitos fãs e a Square Enix viu-se quase na obrigação de praticamente refazer todo o jogo, com a nova versão que deverá ser lançada no início do ano que vem ganhando o sugestivo subtítulo A Realm Reborn.

Como várias pessoas ainda estão receosas de que as mudanças não serão tão grandes a ponto de corrigir tamanha decepção, o diretor Naoki Yoshida foi bastante duro ao descrever a necessidade de acertarem.

Não cometeremos novamente o mesmo erro do FFXIV, isso teria o potencial para destruir a companhia.

Quando ouvi que o jogo seria vendido da maneira como havia sido planejado, pensei que aquilo seria um grande erro. Penso que seria bom se eles tivessem tentado ver o que aconteceria se transformassem o World of Warcraft em um Final Fantasy. Porém, como tentaram apenas criar algo que fosse ‘diferente do FFXI,’ eles acabaram não conseguindo fazer nada.

Yoshida assumiu o cargo de diretor antes ocupado por Nobuaki Komoto, por isso suas críticas a maneira como a versão anterior do jogo foi desenvolvida e acredito que ele tenha exagerado um pouco ao prever um estrago tão grande caso o relançamento não se saia bem.

O curioso é que embora ele tenha dito que a empresa deveria ter prestado atenção no que tem feito com que outros MMOs obtivessem sucesso, o Final Fantasy XIV: A Realm Reborn só poderá ser jogado mediante pagamento de mensalidade, o que prontamente nos faz imaginar quanto tempo demorará até ele adotar o modelo Free-to-Play, mas como até hoje o FFXI não precisou valer-se de tal estratégia, acredito que a editora saiba o que está fazendo.

[via CVG]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples