Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Nikon P900 — dando uma olhadinha na Lua

Por em 1 de julho de 2015 - 7 Comentários

nikon_P900_ultrazoom

Todo mundo que me conhece sabe que eu sou absolutamente contra as câmeras ultrazoom. Principalmente as que apareceram nos últimos anos. Os fabricantes entraram em uma disputa maluca sobre quem fazia a câmera com mais distância focal e acabamos esquecendo que a quantidade exagerada de elementos óticos acabam afetando consideravelmente a qualidade da imagem, ainda mais quando sabemos que essas câmeras se utilizam dos menores sensores fabricados. Para quem está chegando agora fica o alerta, quanto menor o sensor, pior a qualidade de imagem.

A brincadeira chegou a um nível absurdo agora que a Nikon lançou a Coolpix P900. A câmera é equipada com um sensor CMOS de 16 megapixels e uma lente com distância focal equivalente a uma 24-2000mm com abertura máxima de diafragma em f/2,8-6,5. Fora a parte da qualidade da imagem, também temos a questão da estabilização. Mesmo com a tecnologia VR da Nikon que garante (segundo a empresa) um ganho de 5 f/stops, é quase impossível um ser humano segurar uma câmera dessas em zoom máximo sem a necessidade de um tripé ou monopé. Mas, existe público para esse tipo de equipamento, pois todos os fabricantes possuem uma câmera desta categoria.

Para termos ideia da potência da coisa temos um exemplo do uso da P900 em vídeo que correu a internet nesta semana. O usuário do YouTube Naturbeobachtungen von Lothar Lenz publicou um vídeo feito com a Nikon P900 onde é mostrado um pouco do alcance da câmera ao filmar a Lua. O vídeo já teve mais de 2 milhões de visualizações e mostra bem o movimento da Lua no céu. Em algumas partes tenho quase certeza que o vídeo foi cropado, pois a câmera também possuí um zoom digital bem forçado, mas mesmo assim é interessante. Notem que a câmera deve estar em um tripé, e mesmo assim ela não está totalmente estabilizada. Em certo momento temos uma rajada de vento e a imagem treme toda. Ou seja, qualquer coisa em 2.000 mm, mesmo a respiração do fotógrafo, pode tremer a foto.

Vejam abaixo e tirem suas conclusões.
continue lendo

emAstronomia Equipamentos Fotografia

Leap Second — hoje você ganhou um segundo a mais de vida, então aproveite enquanto pode!

Por em 30 de junho de 2015 - 17 Comentários
Laguna_Doctor_Who_Leap_Second

Aproveite seu segundo extra de vida (crédito: Doctor Who Official)

Hoje, dia de 30 de junho, um segundo intercalar será adicionado ao fim do dia. Por causa da rotação mais lenta do planeta em relação ao tempo atômico internacional, segundos adicionais têm sido introduzidos com o passar dos anos ao fuso horário de referência, também chamado de tempo civil, o Coordinated Universal Time (UTC).

Isso quer dizer que o último minuto de hoje terá 61 segundos, ou seja: em vez de o relógio atômico do UTC passar do último segundo do dia 30 de junho (23:59:59) para o primeiro segundo (00:00:00) do dia 1º de julho, haverá entre eles o segundo 23:59:60. Ele é também chamado de Leap Second.
continue lendo

emAstronomia Indústria

Robô-pedreiro constrói uma casa em 2 dias. Péssima idéia.

Por em 30 de junho de 2015 - 146 Comentários

robopeao.00

Longe de mim pagar de Ludita. Não tenho a ilusão de que tecnologia por si só vai salvar o mundo, mas nem por isso deixo de amar máquinas, e esse robô Hadrian 105, da Fast Brick Robotics é uma delas. A proposta, que está no estágio de demonstração tecnológica é construir casas em tempo recorde. Uma Unidade Hadrian é capaz de erguer as paredes de uma casa de tamanho razoável em dois dias.

O vídeo por enquanto é CGI, até apararem todas as arestas da complicadíssima tarefa de interagir com o mundo real.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Hardware Robótica

“Robôs vão nos dominar e usar como pets” — Woz

Por em 29 de junho de 2015 - 64 Comentários

vlcsnap-00001

Nos primórdios da Ficção Científica robôs malvados eram apenas ferramentas, programadas e comandadas por homens malvados. Não tinham vontade própria. Com o tempo foram ganhando mais autonomia, e inteligência artificial vilã se tornou padrão. Filmes como Colossus, séries como Dr Who mostravam máquinas malvadas e implacáveis.

Do outro lado autores como Clarke e Asimov trabalhavam a idéia de robôs neutros, ou malvados com motivo. HAL 9000 estava apenas cumprindo ordens contraditórias. Joshua só queria rodar jogos de guerra, como foi programado pra fazer. 
continue lendo

emDestaque Destaques Miscelâneas Robótica

BREAKING NEWS: Falcon 9 levando uma Dragon explode após lançamento

Por em 28 de junho de 2015 - 71 Comentários

spacex

É, não foi dessa vez. Ou melhor, foi. Em algum momento algo iria dar errado, acontece com todo mundo que é pioneiro e inovador, e dessa vez foi com a SpaceX.

Aos 139 segundos de vôo, o Falcon 9 levando uma cápsula Dragon com 2 toneladas de suprimentos para a ISS sofreu uma falha catastrófica, ou na terminologia da NASA, vôo não-nominal. Dados preliminares, vindos da boca do Homem revelam que um dos tanques de oxigênio líquido do segundo estágio sofreu pressão excessiva.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Espaço Hardware

Microsoft agora abusou: HoloLens vai ser testada no espaço

Por em 25 de junho de 2015 - 51 Comentários

chupasilmar

A gente sempre acha que tudo que a NASA faz é futurista, mas até por colocar o fiofó dos astronautas na reta, são extremamente conservadores, se algo funciona, não mudam. Os russos idem. Muito a contra-gosto atualizaram a Soyuz uma ou duas vezes.

Por causa disso a tecnologia usada em órbita é, para quem está em terra, jurássica. A ISS não tem nada de Enterprise do JJ, parece mais o Departamento de TI de uma empresa, cheia de Thinkpads IBM pé-de-boi.
continue lendo

emDestaques Espaço Hardware Microsoft

SpaceX: onde até o fracasso é fantástico

Por em 25 de junho de 2015 - 53 Comentários

falconarrrrrghh

O pessoal do marketing não gosta muito, mas Elon Musk não tem muito problema em falar quando seus experimentos não são exatamente bem-sucedidos, até por ser algo bem raro. O que a SpaceX faz é estudar o material, com paciência e só então liberar, afinal se é pra fracassar, que seja em estilo, Full HD.

Eles divulgam esse material desde o tempo do primeiro foguete da SpaceX, o Falcon 1, tão antigo que dá pra ver a tenda do datilógrafo sendo soprada longe.
continue lendo

emEngenharia Vídeo