Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Panda pode ter fingido gravidez para receber tratamento diferenciado na China

Por em 28 de agosto de 2014

potd-panda_2911972b

Um centro especializado em reprodução de pandas, na China, estava se preparando para exibir um parto por streaming e para uma TV local. Mas o show precisou ser cancelado.

Ai Hin, a linda panda da foto acima, tem 6 anos de idade e, por causa de todos os sintomas apresentados, já estava recebendo cuidados especiais para pandas grávidas no centro da província de Sichuan, quando os tratadores perceberam que ela não estava grávida.

Seus cuidadores estão tentando entender a razão por trás da gravidez falsa. Um motivo plausível pode ser ela querer continuar recebendo comida melhor e em maiores porções, dormindo no ar condicionado e recebendo mimos em tempo integral.

continue lendo

emBiologia Miscelâneas

Garoto com câncer tem vértebra substituída por uma impressa em 3D

Por em 27 de agosto de 2014

Vértebra 3D

A impressão em 3D parece ter aberto infinitas possibilidades na área da medicina. Os médicos do Terceiro Hospital da Universidade de Pequim produziram um implante personalizado para substituir uma vértebra com câncer no pescoço de um garoto de doze anos.
continue lendo

emDestaques Hardware Medicina

Cientistas desenvolvem primeiro órgão funcional com células-tronco

Por em 27 de agosto de 2014

Células Tronco

Pesquisadores escoceses conseguiram criar um órgão humano no interior de um animal pela primeira vez. Um grupo de células implantadas em ratos se desenvolveu formando um timo, parte importante do sistema imunológico. continue lendo

emDestaques Hardware Medicina Miscelâneas

Foguete da SpaceX tem um problema perto de Houston

Por em 26 de agosto de 2014

ops

Longe de mim defender Adolf Hitler, mas ele foi completamente enganado por um tal de Werner Von Braun. Depois de convencer o Führer a investir milhões de marcos em seu projeto de foguetes, ficou evidente que o lema Ad Aspera Per Aspera, “Para as estrelas apesar dos percalços” era por demais otimista. Ir aonde nenhum homem jamais esteve não era fácil nem para o Übermensch.

Para não ter o projeto cancelado e sua equipe transferida pra Frente Russa, Von Braun editou filmes dos raros lançamentos bem-sucedidos (houve uma fase em que de 26 lançamentos só quatro deram certo) e mostrou a um Führer satisfeito como os porcos ingleses seriam dizimados pelas implacáveis Vergeltungswaffe.

Com o tempo e dinheiro extras Von Braun conseguiu resolver os problemas, e no final realizou seu sonho, seu foguete gigante gerou inveja e admiração em todas as nações e ele colocou um Super-Homem acima de todos os outros. O nome dele? Neil Armstrong.
continue lendo

emEnergia Espaço Hardware

Robô imprime quadro usando o sangue de seu próprio criador

Por em 22 de agosto de 2014


Ghost In The Machine (blood robot selfie)

Calma, eu não estou falando aqui, nem sugerindo, que um robô resolveu se vingar dos humanos e, num rompante sádico e macabro, matou seu criador e fez um quadro dele com o próprio sangue da vítima, apesar de isso ser um bom começo de enredo de filme B.

Fica a dica para o Cardoso passar para seus amigos escritores do Facebook.

Trata-se de uma obra do artista Ted Lawson, na qual ele usa um robô com complexo de impressora para pintar um quadro de si mesmo, usando seu sangue como tinta.

continue lendo

emDestaques Hardware Manipulação digital Miscelâneas Robótica

Califórnia não quer carrinho sem volante do Google nas ruas

Por em 22 de agosto de 2014

google-car

Eu consigo entender a proposta do carro autônomo do Google com uma solução muito específica para casos isolados, e não como a alternativa futura de nosso trânsito. A ideia de um veículo sem volante e pedais soa assustadora para muita gente (e é), pois imagine uma situação de acidente em que o algoritmo de Mountain View não possa responder a tempo. Ele sequer tem autonomia para isso, por ser muito lerdo.

continue lendo

emDestaques Google Hardware Robótica

SciCast #43 — As Poderosas Forças da Física

Por em 22 de agosto de 2014

SciCast_MP3Cover

No início era a Singularidade. Nada do que conhecemos existia. Nem mesmo o nada existia. Ninguém sabe o que existia. O que os cientistas sabem remonta há 14 bilhões de anos, mais ou menos. Mas o momento zero (t = 0) é um mistério. Sabe-se o que existiu depois de alguns nanossegundos a partir do inicio (t + alguns nanossegundos), mas não exatamente no momento inicial (t = 0). Aí aconteceu. BIG BANG!

O que virá depois? Não sabemos, só fazemos uma leve ideia. Medimos. Especulamos. Temos certeza é do que faz o mundo, do que são feitas as estrelas. O que mantém os planetas, as galáxias, e todo o resto juntos. O tecido principal que move o Universo é baseado em forças. As Poderosas Forças da Física.

O SciCast de hoje traz os físicos Caio Gomes e Roberto Pena para uma aula extravagante sobre as poderosas Forças da Física. Os alunos fanfarrões JorgeAndré e Silmar tentam de todas as maneiras acompanhar, mas conseguirão eles manter o foco ou serão eternamente encaminhados para a detenção?

Foto da Arte: Pablo RigamontiAssine o SciCast e visite o hotsite para mais informações e links relacionados.

continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Podcast SciCast