Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Chupa Formula E, Tesla P85D tem… MODO INSANO!

Por em 28 de janeiro de 2015
Tesla-S-P85D-Electric-Car-image-5

De onde você acha que a SpaceX tirou a idéia do painel de controle da Dragon V2?

A minha grande implicância com a Fórmula Enceradeira é que ela é irrelevante, tanto como esporte quanto como como “berço de pesquisas tecnológicas”. Os ecochatos defendem desesperadamente as corridas que não assistem, dizendo que a Fórmula E trará inovações, tecnologia, blá blá blá.

O problema é que isso não é verdade. A Formula 1 antigamente estava dez anos na frente dos carros de rua, 5 dos supercarros. Se seguirmos essa linha os carros elétricos de 2025 terão performance da Formula E de 2015. Legal, mas os Teslas já superam o Spark-Renault SRT 01E, o carro-padrão da Formula E.
continue lendo

emEngenharia Hardware

Fato: meninas aprendem mais e melhor que os meninos

Por em 28 de janeiro de 2015

girl-math

Vamos ser francos aqui: é fato que as pessoas costumam prestar muito mais atenção ao que meninos alcançam em matemática e ciências, educacionalmente falando do que as meninas, mas um estudo da Universidade do Missouri mostra justamente o contrário: garotas tem aptidão natural a se saírem melhor do que os garotos em boa parte do mundo, independente das condições impostas ou problemas sociais.

continue lendo

emBiologia Miscelâneas

E o Bill Nye também tem um programa espacial melhor do que o nosso

Por em 28 de janeiro de 2015

Brainstorm11

Se o Neil DeGrasse Tyson é o divulgador de ciência mais famoso da atualidade, Bill Nye é o mais querido, seu programa Bill Nye The Science Guy teve 100 episódios em 5 temporadas. Entre aparições em programas e debates onde esmigalha criacionistas, ele acumula currículo como projetar o relógio solar dos robôs da NASA em Marte, várias patentes e é Diretor da Planetary Society, uma organização fundada por Carl Sagan (que foi professor de Nye) para promover e divulgar Ciência.

Qualquer um pode ser membro, estudantes, donas de casa, até blogueiros. Só que a Planetary Society não se resume a divulgar ciência, eles fazem lobby junto a políticos por mais verbas, e promovem pesquisas como:
continue lendo

emEspaço Hardware

Putin propõe uma estação espacial só do BRICS, com blackjack e prostitutas

Por em 27 de janeiro de 2015

vlcsnap-00049

Vladmir Putin tem um problema. Ok, ele tem uns 99, mas o maior é fazer a Rússia permanecer relevante, num mundo em que seu país teve PIB em 2014 de 2,057 trilhões de dólares. Isso o coloca como o 9º PIB do mundo. Acha muito? A União Européia, em 1º, tem US$ 18,39 trilhões de PIB; os EUA sozinhos em segundo vem com 17,4 tri. O Brasil? Em sétimo, US$ 2,24 trilhões.

Isso mesmo, um país com PIB menor que o Brasil tem um programa espacial melhor do que o nosso. E quer ter mais.
continue lendo

emDestaque Destaques Espaço Hardware

Miguel Nicolelis, TED, Exoesqueletos e o Apocalipse Símio

Por em 27 de janeiro de 2015

rw_032_0200_v008.0040

Para muita gente a maior decepção da Copa foi o 7 × 1, mas para mim foi passar por todo aquele show brega da abertura, fruto da mente ensandecida de alguma professora de Estudos Sociais, somente para chegar no ponto alto (geek) da festa e ser tungado pela FIFA e pela Rede Globo.

Como o brasileiro por sua vez odeia ciência, a ponto de ter gente criticando o projeto do Romário de facilitar a importação de reagentes e material de pesquisa, dizendo que “deveriam investir em saúde e hospitais em vez de ciência”, é natural que a galera do Quanto Pior Melhor caia de pau.
continue lendo

emArtigo Brasil Destaque Destaques Indústria Medicina Robótica

Quem diria Leonardo da Vinci agora salva aviões

Por em 27 de janeiro de 2015

vlcsnap-00048

Leonardo da Vinci, além de pegador e aventureiro, conforme aprendi naquele documentário Da Vinci’s Demons, era um grande inventor, mas a realidade é que basicamente nada do que ele criou foi construído. Uma das teorias pop mais populares diz que ele era um viajante do tempo, o que justificaria seus projetos futuristas.

Entre todos os que ele criou um dos poucos que teria dado certo é o pára-quedas. Incontáveis vidas foram salvas por esse equipamento, novos esportes foram criados e a própria guerra mudou. Curiosamente sua invenção precede o avião em várias centenas de anos, mas mesmo assim a grande maioria dos pilotos não sabe saltar de pára-quedas.
continue lendo

emDestaque Engenharia Miscelâneas

O Twitter como ferramenta para prever problemas cardíacos

Por em 27 de janeiro de 2015

twitter

Quem diria, há outros usos para o Twitter além de comentar furiosamente sobre a polêmica nossa de todo dia: um estudo realizado por pesquisadores das Universidades da Pensilvânia, Northwestern e Melbourne conseguiram traçar perfis de usuários e determinar o risco de doenças cardíacas, baseados em que os mesmos postam.

continue lendo

emMedicina Software Web 2.0