Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

VLS em vias de cancelamento — Brasil só vai matar pinguins com foguetes dos outros

Por em 29 de maio de 2015
maxresdefault

Sim, um programa de TV cancelado tem um programa espacial melhor que o nosso.

Se há algo que podemos dizer do Programa Espacial Brasileiro é que ele é consistente, em termos de jogar dinheiro fora, começando projetos e não acabando. Tanto que em 2014 avisamos que o R$ 1 bilhão enterrados no foguete conjunto com a Ucrânia provavelmente iria pra vala, e efetivamente foi.

Correndo em paralelo havia a esperança (não minha) do projeto do VLS — Veículo Lançador de Satélite ir adiante. O VLS, você sabe, é aquele foguete que já nasceria obsoleto, com características modestas. 300 kg de carga útil para órbitas baixas é bonitinho mas um Falcon 9 tem carga útil de 13 toneladas.
continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Engenharia Espaço Hardware

Startup Holandesa ou dos Países Baixos anuncia projeto sustentável não-ecochato

Por em 27 de maio de 2015

Challenges-of-Cooling-a-Data-Center

Você sabia que a Holanda não é a Holanda, e também não são exatamente os Países Baixos, pois são províncias, e que há cidades no Caribe que são holandesas mas usam dólar como moeda e — é uma zona, assista esse vídeo e faça como eu, quase entenda isso.

O importante é que uma startup dos Países Baixos está de olho em um problema: nós consumos 1,5% da energia elétrica do mundo para alimentar datacentres, e ⅓ desses mesmos 1,5% para resfriar os mesmos datacentres.
continue lendo

emEnergia Hardware

O teste do sistema de escape da Dragon V2, agora em 1ª pessoa

Por em 27 de maio de 2015

vlcsnap-00085

Uma das partes essenciais de uma nave espacial é você ter como se mandar o mais rápido possível quando as coisas não vão exatamente bem. Por isso a importância de cápsulas de fuga, torres de escape e similares. A Estação Espacial por exemplo tem permanentemente duas Soyuz prontas pra tripulação se refugiar e abandonar a nave em caso de extrema caca.

Mais de uma vez, quando correram risco de colidir com lixo espacial, os astronautas ficaram nas cápsulas, prontos pra pular fora, se o pior acontecesse.
continue lendo

emEspaço Hardware

Nãotícia de Aviação do Dia: a Betty Aporrinhadora cumpre sua função

Por em 26 de maio de 2015

vlcsnap-00091

A mídia brasileira está se deliciando com o acidente de avião com a Angélica e o Luciano Huck. São bobagens das mais diversas, houve até jornalista perguntando ao piloto se na hora do pouso forçado ele se desviou de bois ou vacas.

O que vemos é uma aplicação da máxima do jornalismo If It Bleeds, It Leads, que em tradução (bem) livre significa “Sangue vende”. As pessoas adoram ler sobre tragédias, o sentimento de elação é imenso, o sujeito se delicia internamente, embora jamais admita para o mundo que o que pensa é “que bom, não foi comigo, dessa eu escapei”.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Hardware

Volvo esquece de remover a linha #include “skynet.h” de seu carro autônomo

Por em 26 de maio de 2015

Christine-by-bay

Arthur Clarke chamava de Crueldade Natural do Universo. Outros chamam de Lei de Murphy. Eu chamo de Síndrome de Demonstração, mas em todos os casos o significado é o mesmo: sempre que você for demonstrar algo, por mais testado e ensaiado que esteja, vai dar errado.

Mais ainda: quanto mais tecnologicamente complicada a demonstração, mais chances de o erro ser humilhante e hilário.
continue lendo

emDestaque Destaques Hardware Robótica

Segundo historiador, humanos (ricos) serão ciborgues daqui a 200 anos

Por em 26 de maio de 2015

locutus

Hoje em dia já vemos inúmeras pesquisas sérias de próteses que interagem diretamente com o cérebro humano, devolvendo controle fino e sensação de tato, entre outras coisas. Claro, estamos correndo para devolver a pessoas que perderam seus membros uma vida absolutamente normal, mas conforme progredimos é evidente que as vantagens contra os seres humanos comuns ficariam evidentes.

Um implante coclear que permita superaudição, técnicas que entregam visão super-humana, atletas paralímipicos mais rápidos, mais fortes que qualquer um… aí vem a pergunta: por que alguém com dinheiro suficiente não gostaria de ter isso também?

continue lendo

emDestaque Destaques Hardware Medicina Robótica

OMFG UMA HOVERBOARD DE VERDADE! NÃO! É O PLANADOR DO DUENDE VERDE!

Por em 26 de maio de 2015

Eu sei que esse é o Duende Macabro mas você não pensou duas vezes antes de corrigir lá nos comentários né?

O prazo final está chegando, e a nerdalhada está toda ouriçada atrás de uma hoverboard. Vou contar um segredo: não vai acontecer. A menos que alguém reescreva as Leis da Física, não há nada que faça um objeto flutuar sem esforço em várias superfícies, inclusive água, pois a hoverboard não funcionava na água mas nem por isso o Marty afundou com ela.
continue lendo

emEngenharia Hardware