Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

DARPA faz campanha contra robofobia

Por em 30 de março de 2015

battlestar_galactica_cylon_3236

Em seu magnífico conto …That Thou Art Mindful of Him Isaac Asimov descreve como a Humanidade agia de forma preconceituosa e desconfiada em relação a robôs. As próprias 3 Leis da Robótica são questionadas, pois são falíveis diante de humanos mal-intencionados, e no final a conclusão é que não estamos prontos para conviver com máquinas altamente inteligentes.

A solução foi criar robôs simples, assemelhados a animais, como aves e insetos, que não seriam ameaçadores, cumpririam funções menores e nos acostumariam à idéia de inteligência artificial.
continue lendo

emHardware Robótica

Google e Johnson & Johnson vão desenvolver robôs cirurgiões

Por em 30 de março de 2015

futurama-robot-surgeon

Uma verdade que muita gente não percebe é que já automatizamos muito de nossas vidas. Algumas tarefas e procedimentos passam por mãos humanas apenas em casos muito específicos, como é o caso de toda a aviação comercial: o sapien só assume quanto o sistema dá pau.

No caso de plataformas médicas a incisão é mais embaixo. Muita gente ainda torce o nariz quando fica sabendo (depois, é claro) que foi operado à distância por um médico manuseando o Da Vinci, sistema utilizado em diversas partes do mundo. No Brasil ele está presente nos Hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

Mas é preciso mais. E para isso o Google fechou uma parceria com a Johnson & Johnson para desenvolver mais e melhores robôs.

continue lendo

emGoogle Hardware Medicina Robótica

SHIELDS!

Por em 30 de março de 2015

O bom senso diz que o maior perigo de uma explosão são os estilhaços ou o calor, mas na prática, como todo mundo que assiste Mythbusters sabe, o que mata é a onda de choque. Seu corpo é literalmente esmagado, quando a coluna de ar atinge o obstáculo e a inércia a faz querer continuar seu movimento.

Contra estilhaços é tranquilo, há vidro balístico, kevlar, cerâmicas e outras blindagens, mas a onda de choque continua mortal e responsável pela maior parte dos ferimentos experimentados por combatentes, e o pior, muitas vezes esses danos só são encontrados tempos depois, em geral no cérebro, que é bem protegido mas não foi projetado para aguentar explosões e ser sacudido a 100 G.
continue lendo

emDestaques Energia Engenharia Indústria

Inteligência Artificial poderia ter evitado o acidente da Germanwings?

Por em 29 de março de 2015

GW-20150327105412941

Não deu nem tempo da gente achar que a tendência havia acabado, outro alemão maluco mata um monte de gente. Dessa vez foi Andreas Lubitz, co-piloto do A320 no vôo 4U 9525, que decidindo se suicidar trancou o comandante do lado de fora do cockpit, programou o piloto automático para 30 m de altitude sobre os Alpes e foi prontamente pulverizado ao atingir as montanhas. Infelizmente 150 passageiros estavam no mesmo barco.
continue lendo

emDestaques Hardware Robótica

Drones salva-vidas ou Skynet fazendo RP?

Por em 27 de março de 2015

art729-drones-privacy-420x0

Segundo o jornalismo histérico ocidental drones só servem para jogar bombas em criancinhas acima de determinada concentração de melanina, a ponto de quando a Martha Stewart falou que adora drones, e que tem um Phantom com uma GoPro pra fotografar o sítio, um monte de gente a chamou de assassina, agente da CIA, William Waack, etc.

Na prática esses quadcópteros variam de brinquedos a ferramentas úteis, e agora estão se encaminhando para salvar futuros escravos para as minas de Silício vidas, mais precisamente no Chile.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Hardware Robótica

Ford prepara o maior tiro no pé da história automotiva

Por em 27 de março de 2015

Fiesta-655x371

A Ford tem um lugar incontestável na História do Automóvel, e mesmo seus carros mais baratos como o Fiesta são excelentes e versáteis. A empresa, como todas pesquisa continuamente para não ficar pra trás.

É uma briga feia, a quantidade de tecnologia embarcada hoje em dia é imensa, carros detectam ameaças, corrigem erros dos motoristas, estabilizam a direção mesmo em condições que carros antigos derrapariam pelo despenhadeiro, e há até carros traidores da causa que protegem ciclistas.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Hardware

As fotos do Telescópio Hubble são feitas em preto e branco. Você sabia?

Por em 25 de março de 2015

hubble_preto_e_branco

Pausa para um pequeno vídeo bacana e muito interessante. Isso se você gosta de astrofotografia, é claro. Como fã incondicional de ficção científica e cinema de aventura, imagens do universo sempre me fascinaram. Embora não seja um grande praticante de astrofotografia, já dei os meus pulos nessa arte e acompanho notícias e alguns fóruns sobre o tema. Já tinha ouvido de alguns fotógrafos mais entendidos sobre o assunto deste texto, mas nunca tinha visto nada oficial. A National Geographic publicou um vídeo em seu canal do Youtube mostrando alguns dos segredos do pós-processamento das imagens feitas pelo telescópio Hubble.

Na verdade, por uma questão técnica, todas as fotos feitas pelo grande telescópio são, na verdade, capturadas em preto e branco. Isso é feito para manter o máximo de informações em suas fotos. São feitas várias fotos em P&B e depois, no pós-processamento, são aplicados filtros coloridos. Um azul para evidenciar a luz do oxigênio, um verde para a luz do hidrogênio e um vermelho para a luz do enxofre. Depois, essas três imagens são mescladas no photoshop para gerar as fotos que são divulgadas pelo site da NASA.

Vejam abaixo em 3 minutos como a mágica acontece. A foto trabalhada é a “Pillars of Creation” que foi relançada pela NASA no ano passado para celebrar os 20 anos da captura original. Confira o vídeo abaixo:
continue lendo

emAstronomia Áudio Vídeo Fotografia Destaque Destaque Destaques Manipulação digital Notícias