Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Este novo polímero da NASA se regenera em menos de 1 segundo!

Por em 30 de agosto de 2015 - 1 Comentário

Laguna_T-1000_eye_peq

Um dos maiores perigos no espaço é ser atingido por micro-meteoritos e tantos outros pequenos fragmentos indetectáveis de lixo espacial em alta velocidade. A Estação Espacial Internacional, por exemplo, conta com belos escudos que vaporizam tais pequenos projéteis mas o que fazer quando aqueles falham?

O ideal seria contar com uma linha de defesa adicional, de preferência uma que cure a si mesma. Ou ao menos uma que evite que a única atmosfera da espaçonave escape rapidamente.

Uma proposta bastante interessante foi publicada pelo periódico ACS Macro Letters da Sociedade Norte-Americana de Química: um novo polímero que consegue se regenerar de forma bem rápida após ser perfurado.
continue lendo

emEspaço Indústria Novos Materiais

Ops… motor de foguete chinês atinge uma casa

Por em 30 de agosto de 2015 - 1 Comentário

20150105lm3a_03

Não é de hoje que que o aviso foi dado, cientistas de foguetes jogam com uma roleta russa faz tempo, tudo por causa da Lei Natural de que tudo que sobe tem que descer, ou mais precisamente, cair.

Chegar no espaço é fácil, qualquer grupo de estudantes com foguetes amadores consegue, difícil é ficar por lá. Pra isso você precisa de muita velocidade, por isso foguetes são lançados em direção oposta ao sentido de rotação da Terra, aproveitando assim a velocidade inicial. É, neste momento você está se movendo a 1.600 km/h, mas como tudo colado no chão (e a atmosfera também) está, não percebe. 
continue lendo

emEngenharia Espaço Hardware

Brasil que Dá Certo: avião da UFMG bate recordes de velocidade

Por em 29 de agosto de 2015 - 2 Comentários

11390112_898310713564185_6536661807590960976_n

O Anequim pesa menos que a maioria dos blogueiros. Seu nome vem do tubarão, mas suas linhas são muito mais aerodinâmicas. Suas asas de fibra de carbono são construídas com precisão de 0,002 polegadas. Geram 1/3 do arrasto de um Cessna.

Ao contrário da maioria dos aviões experimentais essa beleza que deixaria Howard Hughes sexualmente excitado foi toda projetada em computador, os moldes dos painéis e as peças feitas em máquinas CNC. O motor, um Lycoming IO-360 é um dos mais comuns na aviação de pequeno porte. Lançado em 1955, é do tempo dos carburadores e magnetos, produzindo modestos 180 hp. 
continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Engenharia Hardware

EmTech — ciclo de palestras do MIT chega ao Brasil

Por em 28 de agosto de 2015 - 1 Comentário

MIT-Cheetah-05

O MIT — Instituto de Tecnologia de Massachusetts é um centro de excelência entre os centros de excelência, de lá surgiram tecnologias fundamentais nos dias de hoje, como o Software Livre, radar, sistemas de navegação inercial, sistemas digitais baseados em lógica booleana, a lista é imensa. O Media Lab, fundado por Nicholas Negroponte é uma referência em termos de tecnologia de comunicação e internet. 
continue lendo

emBrasil Destaque Dicas

Neil DeGrasse Tyson direto do futuro

Por em 28 de agosto de 2015 - 1 Comentário

tumblr_n44wy3BHtx1qbh26io1_500

Quando Stanley Kubrick se encontrou com Arthur Clarke para fazer 2001 — Uma Odisséia no Espaço, disse que queria dirigir o proverbial “bom filme de ficção científica”, deixando claro que considerava todos até então, ruins.

Mesmo hoje Kubrick não está de todo errado. Existem poucos filmes de FC realmente bons. Star Wars não é FC, é space opera, Contato é uma das raras exceções, Prometheus só o Silmar gosta e Interestelar é uma bosta sentimentalóide onde colocaram a tripulação de Armageddon no lugar de astronautas e criaram um robô de Lego pra fazer merchã disfarçado. 
continue lendo

emAstronomia Cinema Destaque Destaques Espaço Vídeo

Mulheres Amazonas (russas) na Lua!

Por em 27 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário

amazon

Antes de mandar gente pro espaço em longas missões, é essencial descobrir se isso é simplesmente viável, ou se depois de algumas semanas todo mundo vai querer matar uns aos outros. Submarinos são usados como base mas a dinãmica do dia-a-dia é completamente diferente, por isso experimentos como o Marte 500, do Instituto de problemas Biofísicos da Rússia.

Entre outros experimentos uma tripulação de 6 voluntários simulou uma missão de 520 dias até Marte confinados no ambiente não exatamente luxuoso da “espaçonave”:
continue lendo

emEspaço Indústria

Facebook M — nova assistente virtual pretende concorrer contra Cortana e Siri

Por em 26 de agosto de 2015 - Nenhum Comentário
Laguna_Facebook_M_logo

Possível logo da Facebook M (crédito: 9 to 5 Google)

Depois de começar a entrar no mundo das transações financeiras com seu próprio sistema de pagamentos, o Facebook aparentemente vai entrar no concorrido ramo das assistentes virtuais. Ao menos foi o que David Marcus, vice-presidente de aplicativos de mensagens instantâneas do Facebook, confirmou hoje (26/08) em seu perfil público na rede social.
continue lendo

emRobótica Software Web 2.0