Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Cientistas Chineses medem velocidade do Fantasma de Einstein

Por em 23 de abril de 2014
santanaquantum

Se há uma imagem mais adequada para um artigo sobre mecânica quântica, eu gostaria de saber.

A Mecânica Quântica é uma coisa que nunca desceu pela garganta de Albert Einstein. Toda sua incerteza não ressoava na mente ordenada que sonhava com um Universo sistêmico e ordenado. Só que Einstein era mais inteligente do que o pessoal que utiliza a sério o termo “heresia”, e Mesmo vendo seus dogmas ameaçados, percebeu elegância no modelo quântico.

Einstein terminou sendo um dos maiores críticos E um dos maiores colaboradores da teoria quântica. Um dos pontos de crítica é algo chamado pelo próprio Einstein de spukhafte Fernwirkung, ou “Efeito fantasmagórico à distância”. Descrito em um trabalho de 1935, o chamado Entrelaçamento Quântico é algo que Einstein considerava impossível.

Aí vieram os físicos experimentalistas, testaram em laboratório e descobriram que o efeito existe. Einstein estava errado. Não que muita gente tenha comemorado, o spukhafte Fernwirkung é uma enorme fonte de dor de cabeça.

O conceito é enganosamente simples. Funciona com partículas, e até objetos microscópicos, que são “entrelaçados” em suas características atômicas. Vejamos uma analogia, que lembra um pouco o Gato de Schrödinger, o que é justo, visto que ele foi um dos pioneiros (e autor do) conceito de Entrelaçamento Quântico.

Imagine que eu tenha uma máquina que produza moedas. Sem que ninguém veja, dentro da máquina ela cunha uma moeda. Um laser a divide ao meio. Metade cara, metade coroa. Cada metade é embalada e enviada para um laboratório do outro lado do país.

Nenhum dos dois cientistas sabe se a moeda é cara ou coroa. Quando um abre a caixa esses estados superpostos deixam de existir, a função de onda que define a moeda deixa de variar aleatoriamente e a probabilidade de ser cara ou coroa chega a 100%. Da mesma forma o cientista SABE qual o estado da moeda do outro lado.
continue lendo

emEnergia Hardware Produtividade

Dentista meio torto das idéias quer clonar John Lennon

Por em 21 de abril de 2014

stooges-dentist-2

Clones são um conceito antigo na ficção, e bastante usados na agricultura, mas a dificuldade em sua produção é diretamente proporcional à complexidade do organismo. Clonamos batráquios, peixes, organismos unicelulares e comentaristas de YouTube desde os anos 50, mas mamíferos são bem mais problemáticos.

O primeiro clone de mamífero utilizando células somáticas — ou seja, uma célula do corpo, não um embrião induzido a se dividir — veio só em 1996, com a ovelha Dolly. De lá pra cá um monte de espécies foram clonadas, inclusive raças de vacas ameaçadas de extinção, clonadas pela primeira vez no mundo no Brasil, 2005 pela Embrapa, mostrando que dá pra fazer ciência de ponta aqui, se você demitir o datilógrafo e investir em pesquisa.
continue lendo

emBiologia Destaques Entretenimento Medicina Miscelâneas

Bitconha — Agora vai!

Por em 20 de abril de 2014

weedvendingmachine

Uma das maiores hipocrisias da história da civilização ocidental foi a liberação nos EUA da chamada “maconha para fins terapêuticos”. Não me entenda mal, meu lado libertário é a favor da legalização de tudo, desde que seja cobrada responsabilidade pessoal. Em verdade já tive que brigar com bêbado inconveniente mais de uma vez, maconheiros nunca me encheram o saco. É uma gente que não acorda pela manhã pensando “vou conquistar a Europa hoje”. Esses sim são perigosos.

A hipocrisia foi fingirem que estavam vendendo remédio, quando qualquer “médico” de estacionamento de WalMart arrumava uma receita. Agora Colorado e Washington legalizaram maconha pra uso recreativo e — pasmem — o mundo não acabou. Até se aprimorou. Para agilizar o atendimento nos dispensários (boca de fumo é tão demodê) começaram a instalar máquinas de venda. Há vários fabricantes no mercado. O maior já instalou 160 máquinas, mas a grande novidade são as ZaZZZ.
continue lendo

emDestaques Internet Medicina Mundo Estranho Web 2.0

NASA prepara uma estação espacial com lasers. George Lucas prepara advogados

Por em 19 de abril de 2014
alderaan

Calma, é só Alderaan. Dessa vez…

A princípio a impressão é que Obama voltou atrás na decisão de não construir uma Estrela da Morte. A notícia de que lasers apontados para a Terra pegou todo mundo de surpresa. Dá até pra imaginar a imprensa sendo convocada e ele anunciando “Testemunhem agora o poder de fogo desta estação espacial completamente armada e operacional!”.

Infelizmente o orçamento da NASA está curto, então o protótipo que subiu ontem em uma cápsula Dragon da SpaceX é um tiquinho menos poderoso, e só será usado em comunicações. A idéia é continuar os experimentos da sonda LADEE, que conseguiu um link laser com a Terra de 622 Mb/s.
continue lendo

emDestaques Espaço Hardware Planeta Sem Fio Wireless e Redes

MIT + Kinect = UAU

Por em 19 de abril de 2014
vlcsnap-00007

Sim, é o World Trade Center. O filme é velho.

Durante a preparação para a batalha final no primeiro filme dos X-Men uma estranha mesa metálica é usada para visualização dos planos dos Mutantes do Bem. O negócio é bem legal, lembra aqueles brinquedos de escritórios sem imaginação que toda papelaria de shopping vende. E nada me tira da cabeça que a tal mesa foi criada para o Magneto, não conseguiram encaixar e reaproveitaram pros X-Men.

A idéia de varetas-pixel representando uma superfície tridimensional é interessante, mas nunca tinha sido automatizada. Quer dizer, até agora.
continue lendo

emAcessórios Destaque Destaques Hardware Robótica

NASA descobre planeta Kepler-186f — não faça as malas ainda

Por em 19 de abril de 2014
novoplanetadanasaserio_small

Tudo nesta imagem é ficcional. TUDO.

Um dos segredos mais bem-guardados da ciência é que na maior parte do tempo ela é chata. Indiana Jones já dizia que a maior parte do trabalho do arqueólogo é em bibliotecas. Astrônomos hoje usam telescópios do outro lado do mundo, onde muitas vezes nunca colocaram os pés. Desde que a fotografia foi inventada ninguém mais fica horas olhando pelo telescópio. Deixamos, sim, placas de material fotográfico expostas por horas.

Mesmo coisas muito legais como os anéis descobertos em torno do asteroide  10199 Chariklo são pouco mais que números em uma tabela. A NASA tenta compensar essa falta de apelo visual com excelentes representações artísticas, como o planeta acima, distribuído em toda soa glória com o Press Kit sobre a descoberta de Kepler 186f na Zona dos Cachinhos Dourados da estrela KIC 8120608. Muita, muita gente mesmo acha que a imagem é real. 
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Espaço Miscelâneas

Nova superbactéria é identificada no Brasil

Por em 18 de abril de 2014

staphylococcus-aureus

Se você ouviu o #SciCast sobre Superbactérias (Parte 1, Parte 2) e ficou com a pulga atrás da orelha com a possibilidade de sermos exterminados por micro-organismos que o que têm de pequenos têm de resistentes e mortais, você não vai gostar dessa novidade: um time de pesquisadores da Universidade do Texas identificou uma nova cepa da Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, ou SARM por aqui) que desenvolveu resistência à vancomicina em um paciente fatal no Brasil. E pior, essa cepa não é restrita à hospitais.

continue lendo

emBiologia Destaque Destaques Medicina Segurança