Meio Bit » Arquivo » Software » Alta Ansiedade

Alta Ansiedade

17 anos atrás

No ciclo natural de um produto o público é sempre a última parte. Você só libera algo para consumo quando está maduro, testado e principalmente quando a demanda justifica o gesto. Se carros fossem lançados de seis em seis meses, não haveria tempo hábil para o consumidor se adequar, e mesmo quem troca de carro todo ano pensaria duas vezes.

Antigamente os softwares só chegavam ao mercado depois de muita maturação. Algumas empresas trabalham assim, vejam o lento, confiável e eficiente ciclo de desenvolvimento do Photoshop, Autocad e Apache.

Só que os tempos são outros, o fogo por novidade faz com que o processo seja abortado, o conceito de Beta foi corrompido. Uma versão beta era distribuída para clientes selecionados, que fariam um trabalho de testes, com feedback, sugestões de otimização, relatórios padronizados de desempenho, etc.

Hoje "Beta" é só uma versão "vai que cola". Se não der muito erro, vira "release candidate" e se ninguém chiar, "versão final".

Agora a moda da Internet é testar o ALFA do Firefox 3.0. Tem gente usando em produção, sem pensar no que pode dar errado. Se algum bug horroroso devorar seu HD, a culpa é do pessoal da Mozilla ou de quem instalou um programa ALFA em um ambiente de trabalho?

O mais prejudicado nisso tudo é o próprio desenvolvedor. Os sites simplesmente pararam de falar no Firefox 2.0 e estão tecendo odes ao 3.0. Que tem seu lançamento estimado para Novembro. de 2007. É isso? Vamos abrir mão de um ano de desenvolvimento do 2.0 para pular direto para o 3.0? Vamos olhar o 2.0 com a má-vontade que está surgindo entre os fãs da futura versão?

Eu tenho um segredo: O Firefox 4.0 será bem melhor que o 3.0. Que tal sair da multidão e partir logo para a ansiedade do 4?

Ou então deixemos os Alfas para os desenvolvedores, exploremos e usemos os recursos das versões disponíveis (e estáveis) garantindo assim um mercado maior para o software, mais dinheiro para a Mozilla e tempo hábil para desenvolverem (direito) as novas versões?

relacionados


Comentários