TechEd 2006 – Dia 29/11/2006

As palestras estão concluídas para o dia de hoje. É muita, mas muita informação. Ainda vou precisar de algum tempo para organizar as anotações, fotos e opiniões coletadas.

Houve alguns problemas com o condicionador de ar de praticamente todas as salas onde eu assisti as palestras. Algumas, ao meu ver, foram pequenas demais para a demanda, principalmente as que falam sobre performance em sistemas ou novidades da arquitetura do Windows Vista.

O evento está sendo muito bom. O nível técnico das palestras está alto e algumas das soluções de arquitetura, independente de plataforma, são espetaculares. Mas é preciso tempo para preparar esse material e fotos, muitas fotos.

Após o término da TechEd, vários profissionais serão convidados para fazer um post-mortem do evento, deixando suas impressões e sobre como o que foi visto aqui poderá ser adaptado para sua realidade. São pessoas de todos os cantos do país, desenvolvendo soluções e enfrentando desafios, como qualquer outro.

Só mais uma coisa. Estou usando o Vista e o sistema é muito fácil de aprender. Mas isso é assunto para outro post.

Um website citado várias vezes ao longo desses dois dias tem sido o www.netfx3.com. Ele é o portal freqüentado pelos engenheiros da Microsoft responsáveis pelas novidades da .Net Framework 3.0.

  • putzgrila

    Houveram?
    Como é mesmo o nome do professor aquele da tv?
    Pasquale Cipro Neto, né?

    • http://pietra@hotmail.com Anônimo

      Do evento, do fato do MeioBit estar no local cobrindo a Technet, do Moarbid estar ralando para trazer informação exclusiva, você tem alguma coisa a dizer, ou só vai abrir a boca para apontar um erro de português?

    • Ricardo Bicalho

      Obrigado por apontar o erro. A grande vantagem da mídia digital é poder corrigir e melhorar o texto mesmo após a publicação.

      Tenho peregrinado pelas palestras, algumas do meu interesse pessoal, como analista de sistemas e outras eu vou assistir porque é interessante postar aqui.

      O mais incrível é constatar que único comentário espontâneo é sobre um erro de português. Ninguém tem curiosidade? Estive frente a frente com o presidente da Microsoft do Brasil, engenheiros da Microsoft, MVPs, arquitetos de sistemas e soluções e uma elite de desenvolvedores e profissionais de TI.
      Ninguém quer saber nada?

  • http://www.meiobit.com Leonardo Faoro

    Moardib, obrigado por trazer estas informações ao nosso site.

    A estrela da festa é sem duvida o Vista, né ?

    [] Leo

  • Fabio Luiz

    Moardib. Seria interessante para todos nós saber mais sobre a nova arquitetura de device drivers do Vista. Tem muita documentação on-line da MS sobre o assunto, mas são montanhas de papers. Se você puder coletar algumas informações sobre isso e trazer pra nós seria fantástico.

    Sei que houve uma mudança muito grande nessa parte do sistema, o Cardoso comentou esses dias que agora o Vista pode reiniciar, por exemplo, a parte gráfica on-the-fly, fruto da nova estrutura de comunicação com os drivers. É um ponto sobre o qual eu gostaria de ter mais informações.

    Você poderia perguntar também, se encontrar algum dos engenheiros de GUI da MS, como andam os trabalhos deles em torno de uma interface gráfica vetorial, algo sobre o qual se comenta há muito tempo.

    • Ricardo Bicalho

      Estou indo para a palestra sobre Communication Foundation. Assim que eu achar um engenheiro do Vista, eu pergunto.

  • http://alsoknownas.110mb.com crisl

    Uma pergunta leiga, mas entenda, eu não liguei muito pro Vista nos meses do buzz dele (eu MIGREI pro lado negro da maçã de Cupertino).

    O Vista teve muitas mudanças radicais no código? Seria um um Windows “repensado” ou apenas uma nova versão melhorando algumas coisas?

    • Ricardo Bicalho

      Foi uma das perguntas feitas várias vezes. O Vista foi arquiteturalmente alterado. O kernel dele foi modularizado. Vou postar algumas imagens dessa nova arquitetura, mas ele foi repensado.

      Na verdade, o Vista é o primeiro de uma nova geração. É o primeiro SO da Microsoft nascido com segurança em mente, modularização, interoperabilidade e comunicação.

      Eles cortaram muitos recursos, mas o layout original, novo para a Microsot, está lá. E já foram feitos pedidos para melhorias no WorkFlow Foundation. O pessoal não dá trégua.

  • Ricardo Bicalho

    Leo, sem dúvida alguma, as palestras do Vista estão lotadas. Mas há um enorme interesse em Exchange Server 2007 e Sharepoint 2007 integrado com o Office System 2007.

    A Microsoft está lançando tanta coisa que o mercado provavelmente vai passar boa parte de 2007 e 2008 absorvendo as novidades.

    Junto com o Vista, outra estrela é o .Net Framework 3.0, que, para desenvolvedores, é o verdadeiro filet mignon dessa TechEd.