Meio Bit » Arquivo » Hardware » É DO BRASIL! É DO BRASIL!!!!!!

É DO BRASIL! É DO BRASIL!!!!!!

12 anos atrás

supertucano

Desde 2009 temos acompanhado aqui no MeioBit a saga das forças armadas dos EUA para encontrar um avião de ataque voltado para o cenário atual, onde tropas inimigas interagem muito próximas das forças aliadas, há pouca ou nenhuma atividade antiaérea e os combates podem ser prolongados.

Jatos são excelentes, mas o A-10 foi projetado para um cenário bem diferente, enfrentando tanques russos. Há poucas alternativas no mercado e menos ainda testadas com sucesso em combate.

Uma delas é o SuperTucano da Embraer, que competia com vários outros aviões, inclusive o AT-6 Texan 2 da Haeker Beechcracft venerável descendente do T-6, usado na 2a Guerra Mundial e no qual eu tive a honra de voar.

Apesar de toda a politicagem, subornos, brigas e safardanagens que envolvem essas licitações, saiu o resultado final da concorrência para fornecer caças de treinamento, reconhecimento e ataque a solo, que serão comprados e repassados para países aliados dos EUA. E o vencedor é o A26 SuperTucano da Embraer!

Usado em 6 forças-aéreas o SuperTucano acumula 130 mil horas de vôo e 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.

O programa envolve a compra de um número indeterminado de aeronaves em um prazo indeterminado que serão disponibilizadas para o Afeganistão e outros países. O lote inicial são de 20 aviões, a um custo de US$355 milhões.

Serão montados nos EUA, em Jacksonville, na Flórida, com supervisão da Embraer. Bem longe da Bombardier e da Hawker Beechcraft, pra fugir do olho gordo.

E com essa Feliz 2012 para todo mundo, exceto se você for um terrorista ou traficante na alça de mira das duas .50 padrão de um SupeTucano. Aí não dá pra garantir nada.

Fonte: DT

relacionados


Comentários