Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Spielberg não quer seus filmes em iPods

Spielberg não quer seus filmes em iPods

17 anos atrás

lotr2.jpg

Em entrevista para a Reuters Steven Spielberg detonou os iPods e outros players de vídeo de telas minúsculas. Do ponto de vista de um cinéfilo, a reclamação dele faz sentido. Telas pequenas são práticas, vejo muitas séries, no meu PDA Dell X51V, já viajei vendo desenhos animados no Symbian, Nokia 6600, mas qualquer coisa que venha de cinema perde, e muito.

Conheci um sujeito que viu Star Wars, não achou anda demais. Depois soube os detalhes: Viu em uma TV de 14 polegadas, preto-e-branco, na cozinha enquanto a mãe fazia o almoço.

Cinema é muito mais que assistir um filme, cinema envolve toda uma experiência sensorial, do cheiro de pipoca ao couro da cadeira, a sala escura e o telão, quanto maior melhor. Os filmes são pensados assim, com imagens grandiosas. Senhor dos Anéis em uma TV normal, ainda mais sem ser em formato Widescreen é completamente brochante.

Em uma tela de um iPod Video (ou de um Zune, para falarmos mal da MS um pouco) você terá uma resolução de 320x240. Isso é ridículo, se você considerar a quantidade de informação apresentada em uma imagem de cinema, ou mesmo em uma imagem de TV de alta definição. Estamos falando de 1920x1080, o equivalente a uma foto de 2 Megapixels a cada 1/60 de segundo. (para mais detalhes sobre HDTV, veja este artigo).

De que adianta você gastar milhões em efeitos especiais e locações, se o seus Orcs serão representados por dois pixels pretos, Gandalf por um pixel branco e o Frodo por um abend error divide by zero? O espectador vai ter uma experiência ruim, mas a culpa será do iPod? Será dele, por forçar um filme projetado para ser visto em uma tela de 15 metros em uma telinha de 6cm? Não, a culpa será do filme.

Spielberg está certo. Eu diria que filmes de cinema deveriam vir com um aviso: "Este filme não foi projetado para ser visto em caixas de fósforos. Ficará uma bosta. Assista por sua conta e risco".

Há uma enorme quantidade de conteúdo formatado para TV, que funciona bem em iPods e similares. Que tal deixar os filmes para sua TV de Alta Definição Sony Widescreen novinha em folha, ao invés de atuchá-los em uma telinha? Assim dá até para ver com os amigos, aproveitando o fator socialização, outro excelente motivo para se ir ao cinema.

relacionados


Comentários