Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft prestes a anunciar parceria com Novell para promover o SUSE Linux

Microsoft prestes a anunciar parceria com Novell para promover o SUSE Linux

17 anos atrás

O Wall Street Journal reporta que Steve Balmer está em São Francisco para anunciar uma parceria com a Novell, onde a Microsoft irá oferecer suporte de vendas ao SUSE Linux, além de se comprometer a desenvolver, junto com a Novell, tecnologias que facilitem a execução de ambos os sistemas operacionais, SUSE e Windows, nas máquinas dos usuários.

Mais ainda: Nos termos do acordo, a Microsoft se compromete a não exercer os direitos sobre suas patentes que venham a ser incorporadas no SUSE Linux, um dos medos de grande parte do Mercado, e uma das dificuldades apontadas para a adoção de sistemas Linux.

Quem perde com isso é a Red Hat e a Oracle, pois com o apoio da Microsoft, a integração entre sistemas diversos no ambiente corporativo ficará bem mais tranquila, um nome respeitado passa a "validar" o Linux para os CIOs que não confiam muito "nessa coisa de OpenSource" e SUSE deixa de ser mais uma distro, e se tornar o "Linux Oficial" de Redmond.

Para a Microsoft, tudo continua como antes, pois não importa se o dinheiro vem de licenças do Windows ou de contratos de suporte do SUSE. Ideologia é bom mas não enche barriga.

Para os usuários fora do mercado corporativo, duas opções: Aceitam que sua distro favorita se uniu ao Lado Negro, e a acompanham em sua Jornada, ou puxam o carro, abandonando o SUSE.

Para o mercado corporativo, ambas as atitudes são irrelevantes.

atualização

Aqui está o press-release da Microsoft confirmando a parceria. Amanhã acompanharemos a queda das ações da Red Hat.

atualização da atualização
Conforme esperado o mercado de ações está animado. Segundo o NASDAQ a Red Hat está com uma queda de 2,01% no valor de suas ações, enquanto a Novell apresenta uma valorização de 15,67%. Queria ter investido na Novell, ao invés de comprar ações daquela tal de Dharma...

Fonte: Slashdot

relacionados


Comentários