Meliante rouba MacBook e passa a ser monitorado pela vítima

Módulos GPS em notebooks não são exatamente comuns (existe isso, aliás?), logo, soluções como a Find My iDevice (da Apple), que ajudam na recuperação de equipamentos roubados, não estão disponíveis. Uma pena, pois sobram casos onde esse tipo de mecanismo encaminhou as coisas para um final feliz.

Por outro lado, há ferramentas próprias para notebooks que tornam a vida de ladrões safados mais complicada. É o caso do Hidden, exclusivo para Mac OS X. Por US$ 15, o utilitário pode ser ativado remotamente e, a partir disso, passa a coletar e transmitir imagens pela webcam, screenshots e informações diversas de conexões de rede, as quais ajudam na localização do equipamento subtraído.

O meliante que levou o MacBook de Kaufman.

O meliante que levou o MacBook de Kaufman.

O Hidden é como seguro: a gente paga para jamais precisar usar. Joshua Kaufman, infelizmente, teve que pôr o sistema à prova desde que o seu MacBook foi roubado de seu apartamento em Oakland, California. Com a ajuda do utilitário de segurança, Kaufman foi à polícia, passou fotos do larápio e até a localização. Só que… os policiais não foram atrás, alegando “falta de recursos”. E você achando que esse tipo de absurdo era exclusivo do Brasil.

Kaufman já avisou que vai entrar em contato com o escritório do prefeito. Nesse meio tempo, ele criou um blog e colocou algumas imagens do seu amigo mão leve. O título do blog? “Esse cara está com meu MacBook”. Esperamos que a história tenha um final feliz, com o computador recuperado e o ladrão, julgado e condenado.

***

Aos que procuram uma solução do tipo mais abrangente, o Prey Project é a resposta. Open source e gratuito (com opção de plano Pro), faz até mais do que o Hidden e é multiplataforma — roda em Windows, Linux, Mac OS X e até Android.

Relacionados: , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Alguma chance da história não ser verdade? O pessoal desse aplicativo, Hidden, deve estar bem feliz com a repercussão toda…

  • Darkus

    OPA! muito obrigado por esta dica do Prey!

  • arnoanderson

    Vou testar o Prey.

    Obs: Bacana saber que se o MB sair do ar posso acompanhar por aqui.
    http://www.guls.com.br/planeta/category/meio-bit/

    • Ei, Arnaldo, tá certo isso???

      • Torque

        A regra é clara.

        12 – Tiro livre direto
        Será concedido um tiro livre direto, na cabeça, por dar ou tentar dar uma rasteira em um adversário!

    • Hawk

      @arnoanderson, E algumas imagens estão linkadas do próprio 1/2bit. Sinistro…

  • Update: O cara já foi preso, a polícia “chamou” o táxi dele e prendeu no ato. Pontos pro Hidden!

  • Se a polícia não colaborar, sacaneie com o ladrão. Vasculhe o email dele, baixe o Tor, passeie pelos cantos mais sombrios dos chans nas internets e depois chame o 4chan party van. O cara vai ser levado para algum subterrâneo bem escondido pelo FBI e o crime mais leve pelo qual vai responder vai ser pedofilia. Melhor do que ver o cara só sendo preso por alguns meses por roubo.

    • @Renan the Geek, um erro não justifica outro…

      []’s!

  • Já estava com os dedos quentes pra sugerir o Prey enquanto lia o post. Instalei em 3 notebooks e nas simulações ele não teve nenhum problema.

    Teve outro caso similar rodando no twitter estes dias. O cara estava twittando tudo que o ladrão estava fazendo, divulgando fotos via twitpic, localização e afins. O notebook dele já estava em outro estado (USA) mas ele tinha milhares e por acaso um deles morava bem perto do bar onde o notebook estava sendo usado. Era uma mulher, foi lá na cara e coragem, jogou charme pro usuário, conseguiu o cartão de visita, passou disfarçadamente para o dono do notebook, que ligou pra ele e descobriu que tudo não foi um “mal entendido” devolveu tudo numa boa.

    Obs: ele também acionou a policia, que não pode fazer nada. Ele não preencheu a fica necessária para que eles pudessem agir. Ou seja, se estiver lutando com um assaltante, peça pra ele esperar um minuto porque tem que preencher a papelada ali com os policiais pra poderem agir.

    (ficou mal explicado, mas quem animar coloca o link ai que vale a pena ler)

  • alpscheidt

    O final feliz aconteceu. O cara foi preso e o dono já está com o note em mãos.

  • skuldbr

    Algum programa que faça o notebook explodir como uma bomba caseira remotamente?? Seria mais útil, chegar para a polícia e dizer: “Ta aqui o safado. Vão la buscar ele vivo ou preferem que o resgate vá buscar os restos do corpo?”

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia