Quo vadis, Pentium?

Ao contrário do que se imaginava, o nome “Pentium” vai durar mais algum tempo. O histórico chip, que a Intel diz ter revolucionado a computação e permitido que sistemas operacionais poderosos e amigáveis chegassem ao consumidor “caseiro”, vai trocar de núcleo.

Segundo o Register, em janeiro deve chegar ao mercado a nova leva de Pentiums E, com um núcleo Conroe, 1MB de cache L2 e 800MHz de FSB.

Parece que a idéia é direcionar esse chip para o mercado de equipamentos ‘embarcados’, como CLPs, centrais telefônicas etc…

Desde que vendeu a divisão XScale, produtora de chips para dispositivos portáteis e embarcados, a Intel ficou fora de um mercado multi-milionário. Resta saber se há uma forma de diminuir ainda mais o consumo de energia ( o Pentium E deve consumir 65W ) para que seja possível usar o mesmo núcleo em celulares e afins, onde a duração da bateria é crítica.

Autor: Marcellus Pereira

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples