Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Criando um álbum físico utilizando suas fotos digitais

Criando um álbum físico utilizando suas fotos digitais

Dicas de como criar álbuns físicos a partir de fotografias digitais, utilizando gerenciadores de imagens para facilitar a organização e programas gratuitos de impressão.

13 anos atrás

Os serviços móveis de compartilhamento de fotos como Instagram e Picplz são uma tendência entre os usuários do iPhone e Android. Usuários tem verdadeira adoração em tirar fotos de seus momentos, às vezes até de momentos bem peculiares, aplicar efeitos e compartilhar suas criações digitais com amigos e familiares, seja no Twitter ou Flickr

Mas nem sempre a fotografia digital é suficiente. A fotografia impressa ainda não perdeu totalmente o seu encanto. E isso nos leva a criação de álbuns físicos a partir de fotos digitais. Datas como mudança de estação, dia das mães, pais, graduação são ótimos motivos para a criação dessas lembranças físicas.

O primeiro passo para criar um álbum de impressão ou um livro de fotos é escolher as fotografias que você vai usar.

Se você utiliza algum software de gerenciamento de fotos como o iPhoto ,  Lightroom, Picasa ou Windows Live Photo Gallery, ficará bem mais simples encontrar essas imagens.

Porém, se suas fotos estão todas no Facebook ou Flickr, por exemplo, pode utilizar ferramentas de download de fotos em massa. Para o Flickr, o aplicativo Flump é uma maneira fácil de transferir jogos e fotos em massa (necessário a instalação do Adobe Air). Depois baixar os arquivos originais, recomendo que crie uma pasta para as fotos que deseja usar.

Agora exporte as fotos que deseja usar utilizando o gerenciador de fotos de sua preferência. Fica mais fácil se criar um novo álbum e em seguida exportar todas as fotos da pasta que recomendei anteriormente que fosse criada.

Tenha em mente que ao imprimir fotos digitais, ter o arquivo na maior resolução possível ajudará na qualidade das mesmas. Isso significa que as fotos tiradas com uma câmera de smartphone, celular ou usar aplicativos como Instagram - que reduzem a fidelidade de uma imagem - podem deixar sua imagem pixelada quando for impresso.

Usuários Mac OS

Há muitos serviços que oferecem para criar álbuns de fotos digitais e livros impressos para os consumidores. Alguns dos serviços mais populares incluem MyPublisher e Apple serviço de livros de fotografia, no Brasil o Picnik é um dos mais famosos.

Para um usuário do Mac OS X, uma das maneiras mais fáceis de criar um livro de fotos é usar o aplicativo iPhoto. iPhoto dá suporte para álbuns de fotos impressas há um certo tempo e sua versão mais recente é o iPhoto '11.

Para começar a criar seu álbum no iPhoto, basta selecionar um álbum e clicar no botão "Create". Escolha "photo book" e então selecionar o modelo que deseja usar ou personalizar.

Por padrão, o iPhoto irá atribuir imagens a pontos diferentes da foto no livro. Você pode editar fotos que estão em que lugar e alternar entre as opções de layout à vontade. O software também permite aos usuários incluir legendas em determinados modelos ou você pode adicionar seus campos de texto.

Depois de ter terminado a criação de seu livro, você pode fazer seu pedido usando o "compra do livro" link de dentro do aplicativo.

Eu particularmente nunca utilizei, mas até onde sei o serviço de compra do álbum não está disponível para os usuários do Brasil. Para esses segue a dica: No menu Arquivo do iPhoto vá em Imprimir, difícil né? 😉 Dá também para exportar para PDF e imprimir por lá, desde que tenha uma boa impressora e papel adequado.

Usuários Windows

Para usuários do Windows, a Microsoft oferece o Windows Live Photo Gallery 2011 um ótimo programa gratuito. O gerenciador de fotografia e vídeos permite aos usuários criar edições menores, aplicar efeitos e publicar fotos diretamente a terceiros, redes como o Facebook ou o Flickr.

A Microsoft e a Inkubook lançaram um plugin gratuito para o Windows Live Photo Gallery para fazer a criação de álbuns de fotografia fácil e rápida.

Depois de baixar o plugin gratuito, os utilizadores podem iniciar o processo de criação do livro. O aplicativo permite aos usuários selecionar quais as fotos que deseja incluir e qual o modelo que o livro vai usar.

O aplicativo irá carregar as fotos na resolução máxima para servidores Inkubook, onde começa o processo de personalização. Os usuários podem personalizar da forma como quiserem o livro e adicionar legendas ao álbum.

Fora do Brasil a impressão também pode ser encomendada online, porém assim como iPhoto, também dá para imprimir.

Truques e Dicas

  • Como qualquer outra atividade criativa, a construção de um livro de fotografia pode ser um processo trabalhoso e muito pessoal. Para obter os melhores resultados, mantenha as fotografias em 200 pixels por polegada ou mais.
  • Não tenha medo de ser criativo com a forma como as fotos são alinhados e definidos.
  • Esteja ciente de quais fontes e cores que você usar para o texto.
  • Se o seu projeto possuir mais de 30 páginas, considere fazer um teste com apenas algumas páginas para ver como funciona o serviço primeiro.
  • Ter uma boa impressora é imprescindível, caso contrário leve seu material à uma gráfica.

Outro poderoso aplicativo para organizar e compartilhar suas fotos e criar álbuns é o Adobe® Photoshop® Elements 9 e ele possui versões para Mac e Windows.

Até a próxima.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários