Jolicloud vira Joli OS e ganha nova versão

A Google pode até alardear o Chrome OS como o grande sistema “da nuvem”, mas antes mesmo dos engenheiros da empresa começarem a pensar em como colocar um sistema inteiro dentro do navegador, outro, o Jolicloud, já fazia bonito com a dobradinha sistema operacional + nuvem.

No início da semana os desenvolvedores anunciaram uma mudança no nome do sistema, que agora passa a ser conhecido como Joli OS. O nome Jolicloud, porém, não foi totalmente abandonado; ele passa a designar a versão Web app, o “desktop online”, disponível em my.jolicloud.com. Já existe um Web app para Chrome, e estão nos planos versões para Firefox 4, Safari 5 e iPad, esse último um experimento usando HTML5. Para o futuro, Android!

Confusões terminológicas desfeitas, a grande novidade é, mesmo, a nova versão do Joli OS, a 1.2. As mudanças e melhorias são interessantes, começando por refinamentos na interface, que deixa mais à vista elementos antes meio escondidos e acrescenta papéis de parede ao acervo dos nativos.

Área de trabalho do Joli OS 1.2.

Área de trabalho do Joli OS 1.2. (Clique para ampliar)

No novo Joli OS 1.2, foi implementado suporte completo e bastante integrado ao Dropbox. Pelo sistema, usuários que linkarem as duas contas terão acesso aos arquivos hospedados no Dropbox de maneira tranquila, tal qual o que acontece com os Web apps, que se comportam de forma muito semelhante à dos aplicativos para Linux. Outros serviços do gênero devem ganhar suporte em breve, segundo os desenvolvedores.

Por fim, mais duas novidades. O Joli OS agora dá ao usuário o poder de criar seus próprios Web apps, mais ou menos como navegadores como Chrome, Internet Explorer 9 e Firefox (com o Prism) permitem. Basta informar um nome e o endereço, e o site aparece na área de trabalho junto aos demais aplicativos. A última melhoria destacada pelo blog oficial é a criação de perfis públicos dos usuários do sistema, para mostrar seus apps para amigos. Existem filtros de privacidade, logo, se não for do seu interesse esse tipo de exposição, basta desabilitá-la.

Exemplo de perfil público no Jolicloud.

Exemplo de perfil público no Jolicloud. (Clique para ampliar)

Uma ótima alternativa para netbooks e computadores relativamente antigos, o Joli OS une o melhor do Linux ao que a Web tem de bom a oferecer. É um sistema pra lá de simpático e que, pelo que se vê por aí, ganha cada vez mais usuários.

O download é gratuito, aqui, e dá para instalar o Joli OS em dual boot com um Windows pré-existente.

Via Liliputing.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Muito bom! Recomendo! Depois de testar vários foi o único que consegui fazer funcionar 100% no meu netbook e manter uma velocidade boa.

    A maioria dos apps nada mais são que paginas da web sem os cabeçalhos. Mas são ótimos como atalhos mesmo..

    • fail meu. Eles são chamados web apps justamente por isso né? favor relevar.

  • xtreme

    só falta a Angelina Jolie se tornar garota propaganda ….

    ps. i so sorry peoples…não resisti..

  • Estou gostondo muito do Jolicloud OS, muito facil de instalar e usar, há males que vem pra bem, eu estava tentando instalar no meu desktop o Chrome e não consegui de jeito nenhum, alem de que o Chrome para pc é modificado, o Jolicloud instalei de primeira, sem a menor dificuldade, instalei para conhecer como funciona um SO na nuvem, acho que é o futuro dos SOs, até a Microsoft está se rendendo as nuvens com o Windows 8 e seus apps