Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Google Cloud Connect: Microsoft Office vai para a nuvem de carona com o Google Docs

Google Cloud Connect: Microsoft Office vai para a nuvem de carona com o Google Docs

13 anos atrás

Foi lançada ontem a versão final do Google Cloud Connect, um plugin que permite que seus documentos do Word, PowerPoint e Excel sejam compartilhados e editados com outras pessoas através do Google Docs e Microsoft Office, ou seja, na nuvem.

O Google Docs é utilizado para o download e/ou visualização do arquivo. Cada documento que for sincronizado com o Google Cloud Connect obtém uma URL única  que poderá ser compartilhada através de mensagens instantâneas ou e-mail. Dependendo da configuração de privacidade selecionadas para o documento, outras pessoas poderão clicar neste link para visualizar o documento no navegador, fazer o download, editar através do Office e devolver o arquivo.

No caso do Microsoft Office para Mac, a gigante de Mountain View informa que o Cloud Connect ainda  não está disponível, mas Shan Sinha, gerente de produto do Google Apps, explicou através do blog que infelizmente, devido à falta de suporte para APIs abertas no Microsoft Office para Mac, não seria possível  tornar o plugin disponível na plataforma da Maçã nesse momento.

Para utilizar o aplicativo é simples, basta baixar o plugin e instalá-lo. Ele aparecerá nos aplicativos do Office acima citados e pedirá suas credenciais da Google Account para fazer login.

Depois basta configurar o tipo de sincronização, quem pode ver, editar o documento, essas coisas todas. Eu testei aqui e funcionou muito bem, foi rápido até, testei no Word e no PowerPoint. É certo que há algum tempo o Windows Live possui um serviço bem parecido, porém para quem testou pode observar o quão lento é, trava demais, principalmente no carregamento e salvamento de arquivos. Particularmente, desisti da solução da Microsoft nos testes.

Requisitos do Google Cloud Connect:

  • Windows XP com .NET Framework 2.0 , Windows Vista ou Windows 7;
  • Microsoft Office 2003, Office 2007 ou Office 2010;
  • Ter uma conta Google.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários