O que o iOS 4.3 tem de novo?

Passado o alvoroço que o anúncio do iPhone 4 CDMA da Verizon, nos EUA, causou, a Apple disponibilizou o primeiro beta do iOS 4.3 para desenvolvedores. Desde então, vários indícios de novidades foram descobertos, os quais tomamos a liberdade de compilar num único texto.

Hotspot para todos

A exclusividade do iPhone 4 CDMA durará pouco. O modelo da Verizon veio com a capacidade de servir como “personal hotspot”, compartilhando a conexão 3G com até outros cinco dispositivos. Com o lançamento do iOS 4.3, o modelo GSM também ganhará tal recurso.

Find My Friends


Foi encontrada uma string, nas configurações do MobileMe, chamada FIND_MY_FRIENDS. A Apple não se pronunciou sobre isso (e provavelmente nem irá), mas pela lógica da coisa, espera-se que seja algo parecido com o Google Latitude, para usuários do iPhone+MobileMe.

FIND_MY_FRIENDS

FIND_MY_FRIENDS

Essa é, provavelmente, uma das mudanças/novidades que o rol de serviços Web da Apple terá em 2011. Jobs prometeu, em outra oportunidade, que o MobileMe melhoraria bastante nesse ano. Começou bem.

Trava da orientação de tela do iPad

Com o iOS 4.2, a trava física do iPad que, antes, servia para travar a orientação da tela, passou a comportar-se de modo diferente, servindo para deixar o gadget no mudo. A mudança, aparentemente, não agradou muito, já que o comportamento antigo voltará. Ele se tornará alternativo, ou seja, caberá aos usuários escolherem a função da trava: mudo ou travamento da orientação da tela.

Configuração da trava do iPad.

Configuração da trava do iPad.

Navegação por gestos multitouch no iPad

Era um pecado o telão do iPad não ser usado para navegar dentro do próprio sistema. Era, porque no iOS 4.3, um intuitivo sistema de navegação por gestos multitouch será implementado. Será possível alternar programas, abrir o “task manager” e voltar à tela principal usando os dedos, diretamente na tela. Confira o vídeo:

Rumores indicam que, com isso, o botão “Home”, único físico na parte frontal do iPad, deve sumir na próxima geração do tablet.

Novos modelos a caminho

Novos iPhone e iPad a caminho.

Novos iPhone e iPad a caminho.

Alguém “escavou” código no iOS 4.3, e se deparou com várias referências a novos modelos de iPhone e iPad. Além dos atuais iPhone 4, identificados na imagem como “3,1” e “3,2”, existe um novo modelo da geração atual, “3,3”, e dois da proxima, identificados por “4,1” e “4,2”. Já a nova leva de iPad vem em três sabores: “2,1”, “2,2” e “2,3”.

Fontes: MacRumors, Engadget e GigaOM.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • alexey08

    Muito legal a idéia dos gestos na tela! Essa é uma das coisas mais bacanas de um Mac e deixa o iPad com mais cara de Apple ainda!

    As outras duas funções parecem ser pra bater de frente com a concorrência (bons frutos de se ter um concorrente).

    • http://www.viniciussantoro.com.br Vinicius Santoro

      @alexey08, uma das coisas que mais me surpreendeu no Mac (comprei a 1 semana) foi o trackpad ser multi-touch. Gestos naturais na usabilidade dos computadores é uma evolução que deve ser mais explorada!

      • alexey08

        @Vinicius Santoro, concordo!

        Não sou Mac user e tenho um Notebook HP. Não sei se sempre foi assim ou se só descobri agora, mas é possível utilizar dois dedos no trackpad para rolagem (tanto vertical quanto horizontal) e a navegação vira outra coisa. Muito mais prática

        Difícil é mostrar isso ao usuário.

        Bom, acredito que se essa feature for um dos truques na manga do Steve Jobs para o novo iPad ela será muito bem divulgada.

  • PabloTorrens

    Cutri a navegação por gentos multitouch no iPad!
    Quero só ver como as empresas de telefonia vão cobrar pelo compartilhando a conexão 3G com outros dispositivos.

    Lá vem a facada no plano.

  • cintiacosta

    Rodrigo, fiquei aliviada de ver que a mudança do lock rotation pra mute não foi só comigo (eu ganhei o iPad faz pouco tempo e não sabia o que tinha acontecido…). Você sabe se nesta versão atual dá pra mudar isso? Fucei o settings inteiro e não consegui…

    Thanks!

  • sboorbou

    gentos é gestos???

    tipo não só no testo mas no comentário tabém usam a mesma palavra…

    • rodmaialago

      @sboorbou, Acho que sim, assim como, no seu caso, testo deve ser texto, não?

    • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

      @sboorbou, falha nossa, typo corrigido.

      []’s!

  • Edu Lacerda

    A Apple não vai tirar o botão Home (pode trocar de lugar e só), já que se tirassem o botão home iria ter que modificar a ativação do controle de voz, do jeito de tirar screenshoot, reboot, entrar em modo DFU para recuperação, etc…

    No mais, as novidades até aqui são bacanas, mas faltou um gesto para ativar algo parecido com o Exposé.

  • http://www.facebook.com/andre.baptista André Wilver Monteiro Baptista

    Esses gestos são para minimizar o jeitão estático do iOS em comparação com os tablets que estão entrando no mercado. Comentei em um outro tópico aqui mesmo que isso iria acontecer e foi bem rápido..ahahhaa