Mais Uma Vez Júlio Verne Ri Por Último

Jules VerneHá duas diferenças entre Júlio Verne e todos os videntes, ciganas, adivinhos e cartomantes no mundo: Primeiro ele nunca disse que conseguia prever o futuro. Segundo, ele conseguia prever o futuro.

Fora alguns que sugerem que ele tenha sido um viajante do tempo, quase ninguém alega que Júlio Verne tenha possuído poderes paranormais. Ele sequer era um futurista profissional. Um do Pais da Ficção Científica, escrevia livros de entretenimento, usando como cenário a explosão tecnológica que foi o final do Século XIX.

Ao contrário do mito, ele não previu a Energia Nuclear, o Nautilus do Capitão Nemo era elétrico, o segredo era que usava uma forma de geração de energia mais eficiente, eu diria que Verne previu a Célula de Combustível, isso sim.

 

vernegun

Um de seus livros mais populares, Da Terra à Lua narra uma viagem espacial com detalhes que para leigos beiram a premonição: (wikipedia kibe mode: acionar!)

  • O canhão usado para lançar a cápsula de Verne se chamava Columbiad. O módulo de comando da Apollo XI se chamava Columbia
  • Ambas as naves tinham tripulação de 3 astronautas
  • As dimensões das naves são bem semelhantes
  • Ambas foram lançadas da Flórida
  • Alumínio, que não era tão comum na época foi usado por Verne. A Apollo é boa parte feita de alumínio
  • Ambas as viagens levaram 3 dias
  • Ambos os projetos foram americanos
  • Os astronautas enfrentaram os efeitos da falta de gravidade

Quase tudo é explicado não por magia (sorry Feiticeira) mas por tecnologia. Verne era versado em ciência, sempre que possível ele fazia cálculos para validar suas idéias, mantendo-as no campo da ficção mas não da fantasia pura. A grande licença poética do livro é que um canhão foi utilizado para lançar a cápsula.

Seria impossível resistir à aceleração, mas o conceito em si é perfeitamente viável. Um canhão pode ser usado para colocar carga em órbita. O Gizmodo até fez um post sobre isso, “Júlio Verne estava quase certo”.

Peço desculpas ao nosso site co-irmão mas QUASE o escambau. Júlio Verne ESTAVA certo. É viável usar um canhão para colocar humanos no espaço, só é preciso um canhão diferente, um canhão especial, ou sendo politicamente incorreto, mais lento que os canhões normais, mas muito amado.

No caso um canhão que normalmente é MAIS rápido que os normais, uma railgun.

railgunship

A proposta apresentada pela NASA em Setembro de 2010 envolve 3 componentes: Uma nave espacial, um avião auxiliar e uma railgun gigante. A Railgun de 4 Km de extensão aceleraria o avião auxiliar com a nave nas costas até Mach 1.5. Motores a jato seriam acionados até que o conjunto atingisse pelo menos Mach 4.

Nessa velocidade a compressão aerodinâmica é suficiente para acionar um scramjet, um tipo de motor de alta velocidade que utiliza o próprio fluxo de ar para comprimir a mistura ar-combustível. Um scramjet em teoria atinge Mach 24. O protótipo da NASA rubinhou a meros Mach 9.8, por volta de 12 mil Km/h. Tudo bem, era protótipo.

Por volta de 60Km de altitude as naves se separam, os foguetes da nave principal são acionados para o restante da viagem, até atingirem órbita.

É a mesma metodologia da nave de Burt Rutan, a Spaceship One. A diferença é que todo o combustível dela é usado para acelerar até o limite do espaço, enquanto no modelo da NASA os foguetes só seriam acionados no final, graças ao impulso da railgun. Menos poluição, mais eficiência.

Utilizando naves menores e trilhos mais compridos talvez seja possível até eliminar o avião auxiliar, isso baixaria mais ainda o custo de enviar carga para a Estação Espacial e futuramente material de construção para o projeto que tornará o espaço tão acessível quanto Niterói: O Elevador Espacial. Mas isso é assunto para outro artigo.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • @cardoso você nunca pensou em escrever um conto de ficção?

    • @Joel Nascimento Jr., tenho vários na gaveta, mas não dá $$.

      • SandroCeara

        @Carlos Cardoso, Publica um!
        Cria uma área experimental aqui no Meio Bit e manda ver!
        Serviria até para outros autores de FC exporem seu talento.

        • Rhob

          @SandroCeara, …ou expor material fresquinho e nunca-antes-publicado para kibadores com cara de pau maior que a internets. =(

        • arnoanderson

          @SandroCeara, Gostaria muito dessa iniciativa do Cardoso, mas com o nível de trolagem que vejo às vezes por aqui isso só desanimaria o autor de postar um segundo texto, por exemplo.

  • vittogs

    Carlos, “rubinhou” foi FANTÁSTICO!

    Ótimo texto, como sempre!

  • ICEFUSION

    Júlio Verne foi um brilhante escritor francês.
    Autor de extrema capacidade de previsão, muitas das suas obras chegaram a ser consideradas proféticas. Foi muito influenciado por outros escritores, principalmente os franceses Victor Hugo e Alexandre Dumas.
    Era uma mente aberta a todas as ciências e às aventuras. Freqüentava as bibliotecas, onde estudou geologia, engenharia e astronomia, para logo em seguida publicar livros geniais, como :
    1863 – “Cinco Semanas num Balão”
    1864 – “Viagem ao Centro da Terra”
    1866 – “Da Terra à Lua”
    1870 – “20.000 Léguas Submarinas”
    1873 – “A Volta ao Mundo em 80 Dias”
    1874 – “A Ilha Misteriosa”
    1904 – “O Mestre do Mundo”

    • arnoanderson

      @ICEFUSION, já que você esqueceu, dei-me a liberdade de postar o link de um dos sites de onde foi quibado seu texto:

      http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/julio-verne/julio-verne-3.php

      • @arnoanderson, pensei que o tal indivíduo “criacionista” tivesse plagiado outro lugar.
        http://www.karl.benz.nom.br/hce/person/verne.asp
        Irônico, não? 😕

        • ICEFUSION

          @Emanuel Laguna, você sempre tá no meu pé , a hora que eu pegar no seu não vai reclamar , já que você gosta de brincar,o meu tipo de brincadeira e mais séria.
          A net e uma grande copia e cola, recebo nos meus feeds algumas notícias que vejo aqui, mas não e por isso que vou sair dando uma de você por ai né.
          Ou você e igual seu amigo de cima, copia e fala de um monte de coisa que já ta na net faz tempo, e depois vem aqui exigir “originalidade” de todo mundo que comenta aqui.Se meu comentário e uma copia , não deixa de ser a minha opnião , e apenas comentário, não uma obra literária, não me venha com esse bla bla bla de fontes.

        • ICEFUSION

          @Emanuel Laguna, hehehe achei um monte de artigo teu laguna, que eu recebi nos meus feeds faz anos, kibado e alterado dos sites gringos, sem moral nehuma pra nem tocar no assunto.Quem tem que se preocupar com cópia e fontes é quem tá na linha de frente dos posts, eu sou um mero comentarista , pequeno nem apareço.

        • m4rcos

          Cara, eu adoro esses dois.

          • ICEFUSION

            @m4rcos, pois é acho que vou chamar o laguna e o arnoanderson pra nós montar uma novelinha na net pra dar mais audiência

      • The Pretender

        @arnoanderson, estranho, sempre achei que “kibar” seria copiar um texto literalmente de algum lugar.

        Copiando frases do texto acima e comparando la, não achou nada.

        Agora se expor fatos sobre a vida de alguém (que obviamente são fatos e não podem ser modificados) é kibar, então sei la…

        Afinal, no site diz a mesma coisa que diz ali, de forma diferente, assim como vai dizer na Wikipedia, num livro sobre a vida de Verne e por ai vai…. rsrsrsrs

        • GatoDescabelado

          @The Pretender, se você realmente tivesse se dado ao trabalho de copiar as frases pra comparar, como você mesmo disse, teria visto que todas as frases foram copiadas. Na próxima vez olhe melhor pra não passar vergonha.

          • ICEFUSION

            @GatoDescabelado, o que você lê na wikipedia ou outro site que tem alguma coisa de novo falando de quem já morreu? hehehe os outros podem porque são importantes , eu que sou so pozinho que sobra não posso. 🙂

          • GatoDescabelado

            @ICEFUSION, você é um fanfarrão né?
            Não vou dizer que o que você fez é passivel de pena de morte, mas foi errado!

            Pelamordedeuz pare de tentar justificar o injustificável, você errou, admita isso. Se você acha que não errou, você tem sérios problemas comportamentais.

            E não, não, NÃO! Eu nunca fiz isso, e ninguém pode, independente da importância que este tenha.

          • ICEFUSION

            @GatoDescabelado, você é o Juiz – Judge Dredd , inculpável , perfeito que tem a máxima lei sobre todos os outros mortais.
            A internet vai mudar mesmo, só pelo que você pensa , pode deixar vamos avisar pra todos os chupins de texto da internet agora pararem , GatoDescabelado está na área!!!
            Só depois que você aprender a escrever “Deus” com s.

          • GatoDescabelado

            @ICEFUSION, ia escrever a resposta que você merecia, mas realizei que você seria incapaz de compreende-la. Depois do “você aprender a escrever “Deus” com s.” percebi que você é incapaz de perceber a mais simples das sutilezas.

          • ICEFUSION

            @GatoDescabelado, Gato você está completamente certo, eu pisei na bola feio e admito o meu erro.Prometo que não vou mais fazer sem citar as fontes.Olhe da onde eu copiei , eles também copiaram e citaram as fontes.Agora veja um detalhe , clique nas fontes que eles citaram , elas são páginas que não existem mais na internet.Não quis colocar links no comentário pra lugar nenhum.Mesmo assim estou errado desculpe.
            http://www.karl.benz.nom.br/hce/person/verne.asp
            Daqui algum tempo acho que nem esta página não vai existir mais,se você entrar na principal está dando Domain Default page , e eu não fiz distribuição, não tive lucro nenhum com isso.
            Eu entendo que resvalou o dedo na tecla , as duas ficam perto ,o tão esperado “edit” e um sonho possível e normal , pra você ver que o coração aqui de dentro e feito de carne. 🙂

          • GatoDescabelado

            @ICEFUSION, você promete mesmo que vai ser um bom garoto?

            Lembre-se que Papai Noel traz um pedaço de carvão pra quem se comportou mal durante o ano.

          • ICEFUSION

            @GatoDescabelado, minha casa está piscando mais que bacanal de vaga-lume , Papai Noel vai entrar aqui e pensar que está nos “Os Embalos de Sábado à Noite”,os duendes vão pensar que é Rave ,cogumelos,etc etc. 🙂

          • Alguém pode ativar o protocolo ZICA? Obrigado.

      • ICEFUSION

        @arnoanderson, só me responda uma coisa , você nunca fez isso? hehehe 🙂
        Então uma vez ou outra eu posso também, afinal aqui só e comentários , não preciso ser o catedrata da literatura brasielira pra comentar aqui. Se achei um texto que fala exatamente o que eu queria expressar porque eu vou ficar quebrando a cabeça.Afinal de contas de onde eu copiei também copiou . Nada se cria nada se perde, tudo se transforma.

        • arnoanderson

          @ICEFUSION, amigo, relaxe.
          Sim, são só comentários, mas imaginou a que nível chegaria uma discussão se ninguém se desse ao trabalho de expor as próprias idéias? Mas enfim, não vejo problema em citar outra fonte, mas coloque o autor, não custa. Respeito is serious business.

          • ICEFUSION

            @arnoanderson, ficaria muito monótono para você aqui sem mim 🙂 ,afinal desculpe pelo copia e cola , na hora tava com pressa e peguei um atalho,vou tomar mais cuidado com os comentários , valeu. 🙂

  • Niterói nao é acessível: os acessos (Ponte, Contorno, Cachoeira…) vivem engarrafados.

    • xikodocouto

      @Flavio Freitas, Só se tú for fodido e andar de ônibus( como eu T_T). Quem tem carro, inteligência ou os 2, não pega engarrafamento, seja indo, passando ou voltando de Nictheroy.

      • @xikodocouto, eu nasci em Niterói, onde vivi por 33 anos. Morei 30 anos em Icaraí e 3 no Vital Brazil. Minha família está quase toda em Niterói. Estudei e depois trabalhei na PUC, na Gávea, por 9 anos. Viajei muito de 996 e depois de carro.
        Sempre que podia, evitava os horários de pico, de ônibus ou carro. Mas, mesmo assim, era uma viagem. De carro, demorava uma hora no trajeto que, de madrugada, fazia em 30 minutos.
        Os acessos a Niterói estao há anos estrangulados e é pura falta de vontade regular a situação. Nenhum político quer investir milhoes em um projeto que ele mesmo nao vai inaugurar (um projeto de outra ponte ou de um túnel vai durar mais de 4 anos).

    • @Flavio Freitas, daqui a um tempo, a gente vai até Niteróia a pé, por cima da Baía da guanabara. Eles até podiam asfaltar, pois alicerce é o que não falta.

  • Não sei quantos livros dele eu li mas o Verne é meu grande heróis da literatura e definitivamente, o responsável pelo meu fascínio pela Ficção Científica e interesse pela física.

  • bilpereira

    Eu, uma vez, pensei em um canhão para lançamento espacial mas que dentro fosse vácuo (ou quase vácuo) pra facilitar a propulsão. Mas ai na hora que ele saísse do túnel (ou canhão) a nave desintegraria… Ai eu desisti da idéia.

  • 1berto

    A mente de Verne foi MUITO longe, além das coincidências apresentadas muitos conceitos foram sugeridos por ele, como o lançamento vertical dos foguetes…

  • vicght

    O Nerdice tem um post de meses atrás muito legal sobre esse tema.
    O post fala não só dessa história do Júlio Verne, como também de outros casos nos quais a ficção científica previu algo que usamos hoje.
    Vale conferir:
    http://nerdice.com/2010/06/5-invencoes-da-ficcao-cientifica/

  • No Venus Wars – desenho ruim pracacete – tinha um lançador desses. Achei muito bacana! Não sabia que o visionário era Julio Verne.

    O cara era gênio porque imaginava com os pés no chão. Imaginando o que poderia existir baseando-se em ciência.

    Um desenho que achei muito bom e que, na minha opinião, é a evolução do Cyberpunk, é o Ghost In The Shell Stand Alone Complex. O futuro é um lugar limpo e feliz, mas com muita tecnologia.

    Pena q ainda vai demorar um bocado para conseguirem aproveitar 100% tudo que é resíduo orgânico para produzir água e oxigênio. Só assim colonização espacial vai pra frente. Ou fazerem uma Biosfera 123 de verdade.

  • Em Final Fantasy VIII, os astronautas são atirados de canhões e capturados em redes especiais que rondam a estação espacial: o chato é que a licença poética do excelente jogo deixa a entender que os canhões da Terra possuem uma mira bem certeira. Ou que a estação espacial e suas respectivas redes amortecedoras são “estacionárias” .Enfim, tenho orgulho de poder ler um texto como este no Meio Bit. 😎

  • dalraf

    Se me lembro bem no final do livro 20.000 léguas submarinas a ilha do capitão Nemo explode com uma energia muito grande, e se me lembro bem há um comentário de que “é a mesma energia que alimentava o sol”.

    PS:
    O Delorean também é elétrico, mais precisa de plutônio para gera 1.21 GW 😉 .

    • arnoanderson

      @dalraf, Cazzo, eu não li esse livro ainda!

      • @arnoanderson, não sabe o que está perdendo. Ótimo livro!

    • Peixes

      @dalraf, Só complementando, o livro onde é citada a ilha sob a qual se encontravam presos o Nautilus e seu capitão (Nemo), se chama “A Ilha Misteriosa” !
      No final de “20.000 Léguas Submarinas”, o Nautilus desaparece num turbilhão no meio do oceano se não me falha a memória…

      @arnoanderson, Esses dois livros são realmente sensacionais !

  • anedox

    @ICEFUSION, não entendo porque te deram votos negativos. Julio era um frequentador constante das rodas técnicas. Embora não fosse exatamente o que chamamos de escritor de f.c. ,escrevia baseado nas descobertas e pesquisas do seu tempo. Não era, portanto, um profeta mas um escritor-estudioso.

    • @anedox, usa o botão responder. 🙂
      E o tanto de negativo foi para o plágio de comentário.

      • anedox

        @criscmaia, Eu cliquei na resposta e saiu assim. A velha história de poder editar. Grato pela explicação.

      • ICEFUSION

        @criscmaia, como se o negativo fosse mesmo uma expressão da realidade ,enquanto eu trocar o ip e voltar a votar , um só negativa todos os posts do meiobit inteiro em uma so noite,não vou dormir porque deram postdown pra mim aqui no meio bit 🙂

        • @ICEFUSION, normalmente são significativos e relevantes os dedinhos.. os trolls AINDA não chegaram a tanto, ficar mudando IP pra negativar alguém.. mas não duvido deles.

  • romuluspb

    Julio era um grade visionária e é interessante ver como ele imaginava o futuro e o quão próximo ele chegava em suas idéias, esse canhão magnético literalmente tornou real a idéia dele.

    Esse canhão só em si já é muito interessante e diria assustador. Não só a nave é repelida com muita força como essa mesma força ocorre entre os trilhos que se repelem pelo mesmo campo magnético que ele gera, o mais interessante é que é possível lançar projeteis bem menores a cima da velocidade do som ou mais(se os trilhos não se deteriorarem com o calor da corrente ou a força de repulsão)! 😮

    O que aconteceria com as coisas de metal perto dele? Isso em si até já torna a idéia questionável, como fazer com componentes metálicos na nave?

    Acho que todo mundo já teve seu momento de visão futurista, imaginar coisas como modens, telefones e eletrônicos se comunicando sem limite de distancia por meio de entrelaçamento de partículas ou coisa do gênero. rsrs

  • Jos-El

    Meio off-topic.

    E muito legal o capítulo de Planetary (obra que rende várias homenagens a livros de Verne) que narra o retorno da cápsula de Da Terra à Lua. Quem gosta de autores clássicos de ficção científica e fantasia (além de quadrinhos, ciência, cultura pop e etc) vai se deliciar com as milhares de referências que existem na história do Warren Ellis.

  • dalraf

    Para quem se interessar o elevador espacial é muito utilizado como meio de transporte no livro “3001 a odisséia final” de Arthur C. Clarke.

    • @dalraf, e é o foco do Fontes do Paraíso, altamente recomendado.

      • As Fontes do Paraíso é leitura obrigatória. Aliás, todos os livros do Clarke, Asimov e Verne o são, além de muitos outros (a bem dfa verdade, H.G. Wells escreveu muito pouco sobre ficção científica, mas o que escreveu já bastou). Mas o que eu queria é o Somnium, escrito por Johannes Kepler.

  • marcos.petropolis

    Ehehehe! Lendo o post percebi que havia um grande número de comentários e pensei: caraca , Júlio Verne suscita uma dicussão e tanto!Qual não foi meu espanto quando percebi que não era uma discussão acalorada sobre as idéias de Júlio Verne e sim uma “singela” troca de gentilezas entre frequentadores …Em “alto” nível, é claro.
    Não sou nenhum especialista em ciências, seja qual for a sua forma, e muito menos especialista literário.Já li algumas obras de Júlio Verne em minha infância/adolescência e gostei bastante da aventura dos personagens.Quanto á ele ser um visionário, acho que o seu gosto pela ciência lhe despertava a imaginação e algumas de suas ” previsões” eram algo que mais dia menos dia, iria se encaixar em algo feito no futuro, mesmo que ele não fosse um estudioso da ciência.Isso se chama evolução.Será que Hanna & Barbera ainda serão reconhecidos como ” visionários” por seus ” JETSONS”? Acho que não, pois seu veículo foi um desenho animado.Mas se tivesse vindo pelo meio literário teria grandes chances.É claro que não quero dizer que Júlio Verne era o “Tiririca” das ciências , era um cientista, mas acima de tudo era um escritor de imaginação muito fértil.Caso contrario teria colocado seu nome nos anais da ciência e não da literatura.Vamos nos deliciar com suas histórias e ponto final.

    • Net

      @marcos.petropolis, Cara, o meio ser um desenho animado não tem nada haver. Se vc previu o futuro, pode ser por qualquer meio que um dia alguém irá olhar para sua obra e falar “Viram só?”. Jetsons pode der um desenho “scifi”, mas é cartunizado e talz. Podemos dizer que eles inventaram a esteira para cachorro?

  • Nhack

    Em Gundam Seed (anime, o pior da serie gundam na minha opnião) usam desses para enviar os cargueiros (tripulados ou não ) para o espaço…
    Otimo post por sinal!

  • Spock_Bauru

    Railgun não é nome de uma personagem de anime?

  • Yue

    Muito bom o texto, Cardoso! =D
    Sempre tive vontade de ler uma obra do Verne, mas infelizmente faltava me tempo. Depois deste post despertou uma vontade insaciável de adquirir um livro dele. (:

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis