Re-review HTC Magic

Há um ano atrás, eu escrevia um review do HTC Magic. Era um aparelho bastante recente, um dos primeiros Androids a chegar ao país e tinha acabado de perder seu posto de “Android top de linha” para o Motorola Milestone.

Desde então, muito aconteceu. Uma semana depois de publicar a análise, a Google anunciou o Nexus One, que definiu o padrão para os smartphones high-end: Processador de 1 GHz, 512 MB de RAM, tela de alta resolução. Será que depois de toda essa revolução, o Magic ainda vale a pena?

HTC Magic com FroYo.

HTC Magic com FroYo. (Clique para ampliar)

Nesse ano, o que mais fez diferença foi o software. O Android 1.5 + HTC Sense que vem por padrão no Magic eram bons um ano atrás, mas hoje não. Quer instalar o Kindle? O cliente oficial do Twitter? As atualizações do Gmail e Maps, do próprio Google? No 1.5, não pode nada usar nada disso. Mas felizmente há como atualizar o Magic.

Uma das formas é o CyanogenMod, uma das ROMs alternativas (*cof* distros *cof*) mais usadas pelo pessoal do robô verde. A versão mais atual dela é baseada no Android 2.2.1 – usa até mesmo os drivers oficiais da HTC.

E ele me trouxe muitas surpresas, A primeira foi assim que liguei o aparelho, ver que ele já trazia a tradução para português brasileiro — algo que eu não esperava de um update não oficial. A segunda foi o desempenho do aparelho, que melhorou bastante. E segundo o Quadrant Benchmark, o Magic com Android 2.2.1 tem a mesma performance do Motorola Droid (Milestone, por aqui) com o 2.0. Nada mal.

Ele vem com o Android “puro”, sem muitas modificações, o que pra mim é um ponto positivo. Se ano passado o Sense era um grande diferencial e melhorava bastante a experiência de uso do Android, hoje ele chega quase ao status de bloatware. O Android evoluiu muito e as interfaces das fabricantes não fazem mais a diferença.

O grande problema do Cyanogen é que ele não é pra leigos. É necessário trocar o bootloader e o baseband (software responsável por controlar o “modem” do celular) para poder instalá-lo. Para quem já é familiarizado com a linha de comando, é mais fácil do que parece. Mas certamente esse não é o caso da maioria das pessoas…

Para quem não quer se arriscar, há o update oficial da HTC, recém saído do forno, que traz o Android 2.1 e o HTC Sense 1.5. Nele, a instalação é mais fácil: basta baixar o arquivo da atualização, copiar para o cartão SD e ligar o aparelho em um modo de atualização. Ok, é mais difícil que no iPhone, mas não é nada que não dê para fazer lendo as instruções da HTC.

Minha intenção era instalar o update oficial no meu Magic para poder comparar com o Cyanogem, mas o update oficial não gosta de quem é apressado — no meu aparelho, as tentativas de instalá-lo resultaram em uma tela preta no meio do processo e o backlight ligado no máximo. Com sorte, consegui fazer meu aparelho voltar à vida, mas teve gente que ficou com um tijolo na mão. Fica o alerta.

De qualquer forma, rodando uma versão menos arcaica do Android, o Magic é um ótimo smartphone. Apesar de ter sumido, especialmente depois de ser queimado por R$ 299, ainda dá para encontrá-lo em algumas lojas físicas perdidas por aí.

E mesmo custando cerca de R$ 599 nessas, não é um mal negócio — é a mesma faixa dos Androids low-end, como o Samsung Galaxy 5, que possuem hardware similar mas geralmente tem tela com menor resolução, 240×320 contra 320×480.

Por enquanto, minha única queixa do Magic é que ele não pode usar os mapas vetoriais do novo Google Maps pelo seu hardware mais antigo. De resto, atende bem.

Relacionados: , , , ,
  • http://c2games.wordpress.com marcoc2

    E a Tim não entregou o meu até hoje, alguém acredita? Só tem 75 dias.
    Pelo que eu já vi ele é melhor que os low-end da Motorola.
    Pena não conseguir rodar Angry Birds.

    • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

      @marcoc2, não roda Angry Birds por causa do Android 1.5, não?

      []’s!

      • http://c2games.wordpress.com marcoc2

        @Rodrigo Ghedin, testei no HTC Magic de um colega que tinha acabo de fazer a atualização oficial pro 2.1. O Hardware não aguenta. Fica extremamente lento.

        • leonidasdahas

          @marcoc2, tem uma versão mais leve do angry birds para dispositivos menos potentes.
          Acho q é Angry Birds lite.

    • carituS

      @marcoc2,

      Boa sorte. Como estamos falando da TIM, você vai precisar de muita.

      Já reclamou na Anatel? É o único jeito de fazer a TIM resolver qualquer pendenga.

      • http://c2games.wordpress.com marcoc2

        @carituS, a Anatel não faz nada. Já liguei 500 vezes e eles só ficam reiterando o chamado.

        • carituS

          @marcoc2,

          Cara, eu já teria cancelado a compra, não tenho essa paciência toda não. 75 dias é muita coisa. Com toda a certeza a dona TIM não tinha aparelhos para suprir a demanda e nem vai ter, pelo visto.

          • http://c2games.wordpress.com marcoc2

            @carituS, foi só eu falar que chegou hoje. Antes eles chegaram a ligar dizendo que foi extraviado e mandaram outro. Mas só pode ser lorota mesmo.

          • carituS

            @marcoc2,

            Antes tarde do que mais tarde. :)

  • adrianostoledo

    Meu, que legal da parte de vocês fazerem esse re-review. Comprei meu Magic na loka Tim por 699 antes deles fazerem a queima, portanto recebi o meu no prazo. No começo já fiquei impressionado mesmo com o 1.5, mas depois de meses tentando consegui “rootear” ele e instalar a ROM do Cyanogem, e ai minha vida mudou com certeza. A experiência com o Magic+Cyanogen 6 é muito boa, e aliado a alguns apps como o Swiftkey de teclado e o Launcherpro, fica melhor ainda. Quanto ao melhor jogo já feito para plataformas portáteis, Angry Birds, realmente só é compatível com as versões mais recentes do Android, o que quer dizer que você precisará do cyanogem para instalá-lo, e ainda assim, pelo hardware antigo ele roda com um pouco de lag, mas você não vai se arrepender, o jogo é ótimo.
    Mas já vou avisando o processo de root para esse smartphone é meio complicado mesmo, dá trabalho e exige um pouco de estudo, e um micro com Windows XP de preferência.

  • eduardomaekawa

    Graças as tuitadas do Felipe, consegui comprar o Magic pelo preço campeão. Mas não foi fácil, depois de centenas de refreshs na loja virtual da tim, e mais uma espera de quase 2 semanas na entrega, chegou o brinquedinho.

    Estou com a atualização oficial 2.1 e me agradou muito, o Android realmente está me conquistando, já tenho um Archos 5 IT em casa (esse ficou paralizado no 1.6), e penso em comprar em Janeiro, um Nexus S ou o Archos 101 com specs parecido com o Galaxy Tab, por um preço bem camarada (299 dólares).

    Ah, e Angry Birds nem aparece no firmware antigo. No 2.1 já rola.

  • The Pretender

    Alguém sabe se é possível instalar Android em celular com Windows Mobile 6.1 Pro?

    Tenho um Smartphone com WinMob, mas oficialmente não existe Android para ele. É possível isso?

  • Marcelo13

    Só estou a procura de um pgm para organizar os trocentos apps que baixei. Queria algo como o do iOS que voce clicava em 2 aplicativos e juntava e ele criava uma pasta.

    Outra coisa que não estou conseguindo é colocar no horário de verão.