Fotografia – Planos de Tomada

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Juliane, também conhecida como Judy, sou estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Mais uma (nerd) apaixonada por tecnologia e também pela arte da fotografia. Esse é meu primeiro post no Meio Bit e escolhi falar sobre Planos de Tomada, espero que aprovem!

Bom, como alguns devem saber, o plano de tomada nada mais é do que a forma em que o assunto da foto estará posicionado e disposto na imagem. A disposição correta, faz toda a diferença, trazendo para a imagem a expressão das emoções, sentimentos ou sensações. Vou resumir com exemplos os principais planos possíveis na fotografia:

PLANO PANORÂMICO

Esse plano, muitas vezes criado com mais de uma fotografia, abrange as extremidades da imagem, mostrando uma vista inteira de uma área circunvizinha. É possível ser feito com qualquer camera digital, ou até mesmo com o uso de um scanner, no entanto existem softwares especiais para tal, capaz de combinar várias fotos em uma única imagem de até 360 graus.


GRANDE PLANO GERAL

Enquadra uma grande área de ação, normalmente é captado a longas distancias. Foca o ambiente do sujeito.

PLANO GERAL

Este plano possui um ângulo de visão menor que o Grande Plano Geral, apresenta mais precisamente, o local onde a ação ocorre e mostra a posição do sujeito na cena. O ambiente ocupa uma menor parte do quadro e divide espaço com o sujeito.

PLANO MÉDIO

É um plano muito utilizado no jornalismo televisivo. O sujeito aparece da cintura para cima, o ambiente não surge e caracteriza-se fundamentalmente pela ação da parte superior do corpo. É um intermédio entre a ação e a expressão.

PLANO AMERICANO

É muito utilizado no cinema e vídeo, pois enquadra o personagem dos joelhos para cima. Facilita a visualização da movimentação e reconhecimento dos personagens. É chamado de plano americano, porque  os norte-americanos fizeram muito uso do plano em seus filmes de faroeste, onde a camera deveria mostrar a expressão do ator e também a arma que carregava na cintura.

PRIMEIRO PLANO

Dá destaque ao semblante do sujeito, registra a emoção, a fisionomia. Isola o sujeito do ambiente, dirigindo a atenção do espectador.

PLANO DE DETALHE

É um plano de impacto por ampliar, com minucia, um pormenor. Focaliza apenas a parte do rosto ou corpo, referenciando ao ponto específico.

Apesar da importancia, os planos de tomada não são rigorosamente fixados por enquadres e medidas exatas. Permitem sim variações, sendo definidos pelo equilíbrio entre os elementos do quadro.
Vale lembrar que a utilização correta dos planos não depende de uma camera profissional, a não ser em casos da necessidade de um bom zoom por exemplo, depende muito mais do olhar do fotógrafo.
É isso pessoal, espero que aproveitem e gostem, sujestões e críticas são sempre bem vindas, até a próxima, onde detalharei os planos.
Abraços!

Relacionados: , ,

Autor: Judy

Sou a Judy, estudante de Comunicação, viciada em coca-cola 0, tecnologias e fotografia, é claro! Adoro o bom e velho rock and roll. ;)

Compartilhar
  • thE Masterkey Blaster

    Seja bem vinda. ^.^
    É um bom post, mas vou ficar aguardando o próximo mais detalhado. 🙂

  • Seja bem vinda Judy :).
    Parabéns pelo primeiro post, e estou esperando os próximos 😀

    Beijos.

  • O mouse na ultima imagem é (ou ao menos parece ser) um Microsoft Basic Optical Mouse original. :p

    E bem vinda. 🙂

  • Seja bem vinda,o post veio em um momento que senti a falta de mais conhecimento em fotografia,na Riocomicon pela primeira vez resolvi fazer uma cobertura com fotos,apesar de ser amador é bom saber essas dicas!

    • @r0t3ch, corrigindo…Eu ser amador.

  • kharstagir

    Seja bem vinda.
    Pode até ser que, para quem já conhece fotografia e/ou trabalha com isso, seu artigo seja lugar comum e, por isso mesmo, pouco interessante. Eu, pessoalmente, sinto muito a falta de artigos simples e didáticos como esse, dirigidos a iniciantes. Agradeço e espero que traga mais “aulas” como essas para nós (nesse caso “eu”) que estamos começando a descobrir a fotografia digital e precisamos de mais informações.

  • criscmaia

    Bem vinda Judy, bom post pra iniciar com o pe direito 🙂

  • Rodrigo8

    Achei q eram varias fotos de ângulos diferentes de uma tomada kkkk

    Boa matéria

  • ICEFUSION

    Seja bem vinda , Judy , muito obrigado pelo conteúdo , é um prazer aumentar o nosso conhecimento com você.

  • Mandou bem. Seja bem-vinda. É sempre bom ver mais alguém teclando sobre foto.
    E, claro, boas fotos!

  • lennoleal

    Post muito útil pra mim que gosto de fotografia e não possuo conhecimentos avançados!

    Valeu e seja bem-vinda.

    • lennoleal

      @lennoleal, ah… achei as fotos do Palno Médio e Primeiro Plano muito parecidas. Alguém pode indicar a diferença básica?

      • thE Masterkey Blaster

        @lennoleal,
        pelo que eu entendi, o primeiro plano destaca a face e a emoção passada pelo rosto. Seria algo como, “PÁRA TUDO! OLHA ESSE ROSTO!” (com acento pra não perder a idéia)
        Já o médio teria o objetivo de destacar o rosto, mas não tanto de modo que ele ofuscasse, em primeira instância, o resto…

        • thE Masterkey Blaster

          @thE Masterkey Blaster,
          afinal, digamos que a notícia é o mais importante… (foi mal aí, mas meu problema de teclado continua)

          • @thE Masterkey Blaster, É praticamente isso, consultei até minha professora de fotojornalismo hein hehe. O primeiro plano enquadra o personagem mesmo, dando destaque ao seu semblante. Sua função principal é registrar a emoção da fisionomia. Mostrar a emoção do momento digamos assim hehe. Já o Plano médio ele mostra a ação do sujeito da cintura para cima, como gesticula… espero ter ajudado 😉

          • thE Masterkey Blaster

            @Judy,
            a mim ajudou! thx! 🙂

  • Nidrean

    Seja bem vinda Judy. Além de ser bonita vc escreve bem, isso é importante !!!
    Long live Rock´n´Roll.

    • @Nidrean, Fico realmente muito feliz pela interação de todos, estou muito animada e já escrevendo o próximo!

  • wendley

    Ótima postagem, parabéns. Nunca tinha prestado atenção nessas pequenas diferenças.
    Obs.: “sugestões” ao invés de “sujestões” (penúltima linha) 😉 Acontece…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis