Light Painting com iPad – eu gostei

Nunca diga que já inventaram quase tudo dentro da fotografia. Você pode queimar a língua com essa afirmação. A prova disso é um bando de malucos que resolveu fazer um vídeo em stop motion usando o iPad para criar efeitos de Light Painting em 3D. Pode parecer esquisito, mas ficou muito legal, pois não se trata apenas de uma brincadeira e sim de todo um processo criativo onde todas as ações foram planejadas milimetricamente.

O grupo que resolveu fazer a brincadeira foi o pessoal responsável pelo projeto Making Future Magic, que nada mais é do que um movimento coletivo criativo. “É uma nova filosofia para um novo grupo de pessoas que querem encontrar um caminho diferente na comunicação criativa:. Aquele que reconhece as mudanças drásticas na paisagem mediática dos últimos anos, porém mais crucialmente (para nós) vê essas alterações como significantes de um momento no tempo que é precioso para a sua incerteza” afirma o manifesto do grupo. A câmera utilizada no projeto, embora não seja citada no texto, foi uma Canon 1D Mark.

Independente do posicionamento artístico político dos envolvidos, temos que dar o braço a torcer que a produção ficou muito legal e pode abrir caminho para outros projetos utilizando tecnologias tão diferentes para gerar um produto único. Light Painting, para quem não conhece, é a técnica de desenhar com fontes de luz em nossas fotografias. Geralmente são feitas com tripé e longas velocidades de obturador. O resultado, dependendo do grau de conhecimento do autor e da técnica envolvida, quase sempre é impressionante.

Vejam o vídeo produzido com os iPads.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • criscmaia

    Uow! Mandaram muito bem!

  • xtreme

    achei bem incipiente ainda….

    gostei de sua potencialidade 😉

  • mas o ipad não serve pra nada…

  • Nidrean

    A tecnologia está nos trazendo coisas cada vez mais incríveis !!!