Mass Effect 3 com multiplayer? Não, obrigado!

dori_mass_31.05.10

Ainda não tive a oportunidade de jogar o Mass Effect 2, mas como dizem que ele melhorou todos os aspectos do primeiro, é muito provável que eu o adore. Mas mesmo tendo um bom desempenho perante a crítica e bons números nas vendas, a produtora parece estar querendo mudar um pouco de sua estrutura.

De acordo com uma vaga de emprego publicada em um site americano, a EA estaria procurando um programador para trabalhar na parte multiplayer de um projeto que tenha a ver com o Mass Effect. Isso confirma um comentário feito pelo chefão da BioWare de que eles estavam estudando a possibilidade de inserir um modo assim na aventura espacial e algum tipo de modo cooperativo no Dragon Age. No caso do Mass Effect, acho que o maior problema seria aproximar o terceiro jogo ainda mais de um game de ação, deixando as características de RPG de lado para propiciar um mata-mata melhor, desde que não seja muito bem elaborado, claro.

As produtoras de jogos são empresas e por isso visam o lucro? Sim! Se um ótimo jogo não vende bem, uma sequência pode deixar de existir, deixando os fãs na mão? Certamente! Ter modo multiplayer é uma maneira de aumentar essas vendas? Provavelmente, mas é a melhor? Tenho dúvida sobre isso. Me incomoda essa ideia de que hoje em dia todos os jogos devam ter um modo online e por mais que um co-op caísse bem nos jogos da BioWare, não consigo me adaptar ao fato de que meus horários tenham que bater com os dos meus amigos para mantermos nossos personagens em um nível próximo. Uma bela maneira de integrar o online e o offline pode ser vista no Demon’s Souls, mas quando um jogo é praticamente refém do co-op, como um Army of Two ou um Borderlands, aí já não acho muito legal.

[via VG247]

Relacionados:

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Eles já haviam dito que Mass Effect vai além das aventuras do Comandante Shepard, então é possível que eles já estejam visando uma expansão da franquia (quem sabe um MMO baseado no universo do jogo?)

    Mass Effect 3 tem que finalizar a história do Shepard de maneira épica, e para isso tem que ser single player. Espero que não estraguem um excelente jogo por causa de dinheiro.

  • Eles poderiam desenvolver uma história multiplayer e outra single. Ou permitir que cada missão fosse jogado em co-op, APÓS o jogador ter terminado o jogo.

    Só não concordo com a sua afirmação de que o 2 é melhor “em todos os aspectos”. Eu gostava do MAKO e preferia a variedade de armas e armaduras do 1.

    • @Flavio Freitas, pode não ser em todos os aspectos, mas o ME2 é bem melhor que o primeiro em muitos. A variedade, nem tanto das armas, mas principalmente de armaduras, realmente ficou um pouco a desejar no ME2. Quanto ao Mako, bom, na terceira vez jogando fica bem chato andar pra lá e pra cá naquilo.

    • Bellthasar

      @Flavio Freitas, ME1 realmente se parece mais com um RPG devido a tela atributos com mais items para distribuir a cada level-up e a variedade de armas e armaduras, só que em contra-partida os preços são intergaláticos!!! Talvez para compensar a diminuição destas características eles colocaram junto ao sistema de “karma” as cicatrizes no rosto do Shepard, que ficam maiores conforme você ganha pontos como Renegade.

      Com relação ao multiplayer, acho que seria legal combater outros jogadores na superficie de algum planeta, mas já para ter uma experiência parecida no jogo “Shattered Horizon”. Já o co-op, só se eles desativarem aquela pausa que há quando você abre a tela de comandos, onde você seleciona os ataques especiais.

  • Hawk

    VGChartz não possui dados sobre as vendas do ME2 no PC?

    • @Hawk, Dificilmente são mostrados os dados de PC por lá, parece que mensurar a quantidade de vendas na plataforma não é muito fácil, até por causa da venda digital.

  • Eu nãu gostava do MAKO. Se ele se foi no ME2 não deixará saudades.
    Mas um jogo Story driven como esse não requer multiplayer.
    Quem quiser jogar multiplayer existem várias opções no mercado, que escolham outra, bolas.

    • Bellthasar

      @AlbertoMyra, ME2 não tem o MAKO, mas agora tem o Hammerhead, mas que aparentemente só pode ser usado em um planeta.

      • @Bellthasar, são umas cinco missões com o HammerHead, e totalmente opcionais.

  • delta2kbr

    Dori, pense no multiplayer como um addon. Veja o MGS4: tem o modo Metal Gear Online, completamente separado do jogo principal, e nem por isso deixa de ser uma obra-prima.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia