DG Foto Art – prático e rápido

Desde a semana passada estou brincando com um programinha chamado DG Foto Art. Qual a grande sacada dessa pequena peça da manipulação? Montar, automaticamente, páginas para álbuns (casamento, debutantes, aniversários) ou convites e calendários. Aqui, tudo que você levaria horas para montar no Photoshop, é feito de maneira automatizada em templates pré-prontos. Embora existam outros programas com essa finalidade, esse que tenho em mãos é o mais famoso membro dessa família. Veja abaixo um pouco do que aprendi.

A instalação do programa é rápida e sem problemas. A versão que está comigo (e que me foi dada por um amigo que já não usa mais o software) é a 5.2. Depois que o software estiver instalado, chega a vez dos templates serem colocados para rodar. Junto com essa versão, veio um DVD com mais de 20 temas diferentes. Existe a possibilidade de adquirir outros DVDs com outros temas. Ao iniciar o software nos deparamos com a seguinte interface gráfica.

album_04

Na parte superior encontramos um menu de ferramentas de edição, como o zoom, recortar, copiar e colar. Na coluna da esquerda temos os templates que estão instalados no computador e disponíveis para serem utilizados. Na barra inferior temos as fotos que iremos usar em nosso projeto e algumas ferramentas de edição de imagens, como brilho, saturação e contraste. Para iniciar o trabalho é só clicar em Arquivo e selecionar Novo Álbum/Projeto. Aqui devemos escolher o tamanho do álbum (isso deve ser visto com a empresa que vai imprimir o seu produto) e detalhes como o local onde ele vai ser salvo. Existem algumas proporções pré-programadas nessa caixa, mas você pode inserir a sua própria. Em nosso caso, vamos produzir uma foto de tamanho 20x30cm.

O programa cria uma folha em branco com divisões em quatro quadrantes e uma margem que representa aquela zona que pode ser perdida na hora da revelação. É possível editar esse arquivo em branco utilizando as ferramentas do programa e criar algo exclusivo, mas esse não é o principal objetivo do software. Vamos escolher um dos templates disponíveis na barra de ferramentas da esquerda.

album_03

O template, ao ser inserido, mostra os espaços disponíveis para inserir as imagens. Para que elas sejam colocadas nos seus devidos espaços, é só se dirigir até a barra inferior, escolher a imagem e arrastar ela com o mouse até o local definido. O encaixe da foto é automático no local, porém o enquadramento pode ficar defeituoso. Nesse caso, é necessário clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Cortar. É aberto uma opção onde você pode escolher o tamanho da foto e o local que vai se encaixar no local do template. Depois que o corte estiver perfeito, você ainda pode clicar em todas as imagens do template e editar os efeitos que cada uma pode ter. As características editáveis são Opacidade, Bordas, Suavização e Efeito de Embaçamento (é esse o nome mesmo).

album_02

Depois de terminado o serviço de edição é só salvar o projeto e entrar na janela de exportação. Aqui, vamos transformar o arquivo que editamos em uma figura que vai ser mandada para a impressão. É só clicar em Arquivo e em Exportar. Nessa janela, escolhemos onde as figuras vão ser exportadas, sua definição em DPI e o formato do arquivo. Podemos escolher entre JPEG, PNG, TIFF, GIF, entre outros. Pronto, a primeira página de seu álbum de casamentos está pronta.

album_01

O programa é muito fácil de gerenciar e o fato de estar em português ajuda muito. Alguns dos templates possuem algumas frases clichês espalhadas pela imagem, mas algumas estão em inglês, então é necessário lembrar de apagá-las antes de exportar o arquivo. Como ponto positivo do software, é bom apontar que ele é rápido e pode ser uma mão na roda para quem não entende nada de design no Photoshop. É possível montar um álbum completo em uma tarde de trabalho. Porém, o lado negativo é forte também. Alguns templates são muito bregas (opinião de fotógrafo), sem falar que seus clientes não estão levando um produto exclusivo. Cabe a você pesar os prós e contras do uso.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • CiA

    Meu Leitor RSS acusa essa notícia como “DG Foto Art – prático e brega”.

    • @CiA, pequeno erro de minha parte. seria o primeiro titulo que escolhi, mas depois vi que estava sendo muito radical. infelizmente publiquei e não corrigi. 🙂

  • hideki

    Pela sua análise, achei o programa muito interessante, mas esbarrei no preço, salgado para quem pretende utilizar o programa para “brincar”.
    Não rola uma parceria com as produtoras/fabricantes dos produtos analisados nessa coluna e o Meio Bit para conseguir um desconto para os leitores?

    • @hideki, não custa procurar os contatos, mas esse tipo de programa é caro mesmo. existe um genérico feito por uma empresa nacional que custa R$800,00. Nunca consegui desconto com eles, mas parcelam a perder de vista. Quando comecei na fotografia digital, todo minilab que conheci usava o DG Foto Art para fazer seus álbuns, convites e calendários. Tem uma coleção infantil de templates da Disney que é show. Por isso que custa caro, o licencimento desses personagens é muito caro.

  • O programa até parece interessante, mas, nuss… 150 obamas pelo Essentia e 650 obamas pelo Gold? 😐
    Hello, mais 50 obamas no Gold e eu fico com o Photoshop CS5. 😛 (Tudo bem que o Photoshop não é bem para isso, mas certamente dá para fazer a mesma coisa [com um esforço extra, haha], e muito mais no CS5. =P)

    Eles bem que podiam ter uma versão mais barata para fotografos iniciantes. :\

  • Rvp497

    montei um album inteiro hoje e nao consigon exportar ele exporta mas os arquivos ficam com 0kb sem nada so o nome do arquivo

  • Rvp497

    montei um album inteiro hoje e nao consigon exportar ele exporta mas os arquivos ficam com 0kb sem nada so o nome do arquivo

  • Como eu coloco direto em português se todos os sites jogam para algo pago ?

  • tem como me passar pelo meu email esse programa ?

  • eu quero eesse programa nao consegui baixar tem como me passar por email

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja