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Starfield: quanto vale uma missão?

Bethesda lança loja de mods para o Starfield e causa ira nos jogadores ao cobrar R$ 30 por uma simples missão adicional

14/06/2024 às 9:27

Se há uma empresa que tem plena noção da importância dos mods para o sucesso dos seus jogos, é a Bethesda. Porém, ao mesmo tempo em que a editora aproveita as criações dos jogadores para atrair mais compradores, ela está sempre buscando maneiras de monetizar esses conteúdos e com a chegada do Creation Kit ao Starfield, a subsidiária da ZeniMax Media voltou a ser alvo de críticas.

Starfield

Crédito: Divulgação/Bethesda

Tudo começou em 9 de junho, quando o jogo recebeu uma atualização que adicionou o editor gratuito. Com ele a criação e compartilhamento de conteúdo se tornou muito mais simples, e para demonstrar isso, a Bethesda disponibilizou duas novas missões. Na página dedicada à novidade, os desenvolvedores escreveram:

“Novas missões foram adicionadas a Starfield como parte dessa atualização. Trackers Alliance traz a primeira de várias missões que permitirão que vocês curtam ao máximo a vida de caçadores de recompensas. Essa primeira missão, ‘Meliante das Estrelas’, colocará você em contato com uma Rastreadora misteriosa em colônias por todos os Sistemas Colonizados. Então, que comece a caçada!

A segunda missão de Trackers Alliance, ‘O Abutre’, está disponível pelo menu de Criações. E o que é um caça-recompensas sem métodos confiáveis para executar seu trabalho?”

Pois tem sido essa segunda missão o que tem levado muitas pessoas a atacarem a Bethesda, a ponto de as avaliações do jogo no Steam terem despencado nos últimos 30 dias. Se antes 60% das pessoas haviam o classificado positivamente, agora são apenas 38%.

O motivo para tanta insatisfação está na necessidade de pagarmos (e caro!) para termos acesso à O Abutre. O preço estabelecido pela Bethesda para essa missão foi de 700 créditos, mas há um detalhe importante aí. Como o mínimo de créditos que podemos comprar são 500, mil deles nos custarão R$ 42,99, fazendo com que o conteúdo adicional saia por R$ 30!

Você pagaria para ser um caçador de recompensas? (Crédito: Divulgação/Bethesda)

O que torna o preço ainda mais salgado é constatarmos que o upgrade para a versão premium do Starfield está sendo vendido por R$ 149. Com ele, além do acesso a alguns itens especiais para serem usados no jogo, ainda levaremos um livro com artes conceituais, a trilha sonora e mil desses créditos. Os compradores também terão direito à expansão Espaço Estilhaçado, quando ela for lançada.

Logo, quem possui a versão mais cara do jogo já tem créditos suficientes para comprar O Abutre, mas é justo termos que pagar tão caro por apenas uma missão? Pois algumas pessoas estão usando como argumento o histórico da própria Bethesda, citando como exemplo o caso do The Elder Scrolls IV: Oblivion, que contava com uma expansão que nos permitia comprar casas e realizar algumas missões, cobrando apenas US$ 2 por isso.

Para piorar, relatos dão conta que O Abutre pode ser concluída em algo entre 10 e 20 minutos, o que tornaria o valor pedido pela Bethesda ainda pior. No vídeo abaixo podemos ver que as pessoas não estão exagerando, a missão é realmente bem simples e com pouquíssimo conteúdo.

Estamos falando de um jogo unicamente single-player, onde a adição de novas missões seria uma maneira de manter os jogadores entretidos e se isso fosse feito de forma gratuita, melhor ainda. Contudo, não acho errado a empresa querer nos cobrar por conteúdos adicionais, mas pagar 10% do valor do título para ter acesso a no máximo 20 minutos de diversão, não consigo aceitar.

Mesmo com os créditos necessários no meu Starfield, não existe a menor possibilidade de gastá-lo com essa missão, simplesmente porque não concordo com o valor estipulado pela desenvolvedora. Prefiro deixar a quantia lá, para talvez um dia a gastar com algo criado pela comunidade e que realmente traga algo mais interessante ao jogo.

Há de se ressaltar que a ideia dessa loja oficial de modificações é justamente trazer mais conteúdo ao Starfield, com alguns deles sendo distribuídos gratuitamente, mas boa parte não. E não vejo problema em modders lucrarem com suas criações ou até mesmo a Bethesda faturar com isso. O que me incomoda é essa total falta de noção ao estabelecer os preços.

A própria existência dessa loja se torna questionável quando sabemos que uma infinidade de criações pode ser obtida gratuitamente em sites como o Nexus Mods. A impressão é que com a Criações, a Bethesda busca colocar as mãos nos bolsos dos desavisados, com o serviço oferecido pela editora fazendo muito mais sentido nos consoles, onde não há a facilidade de obtermos esses mods.

Mas independentemente da intenção, essa não é a primeira vez que a empresa se vê no meio de uma situação controversa envolvendo conteúdos adicionais. Algumas pessoas lembrarão da famigerada armadura para o cavalo no Oblivion e que nos custava US$ 2,50, sendo algo puramente cosmético.

Starfield

Bonequinhos de pelúcia, por “apenas” R$ 12,90! (Crédito: Reprodução/Dori Prata/Bethesda)

Alguns anos depois, em 2015, a Bethesda teve a ideia de cobrar pelos itens disponibilizados para o The Elder Scrolls V: Skyrim no Steam Workshop, algo que caiu muito mal entre os jogadores. A repercussão foi tão ruim que bastou uma semana para a Valve remover o recurso, mas em 2017 a editora tentaria novamente, lançando o Creation Club.

Aquele programa se manteria na ativa até dezembro de 2023, quando a Bethesda anunciou seu substituto, o Bethesda Game Studios Verified Creator Program. Na prática, pouco mudou e quando a novidade chegou ao Skyrim, a repercussão novamente foi negativa. Mesmo assim, a empresa que pertence à Microsoft não pareceu incomodada com as críticas e a prova está na chegada do Criações ao Starfield.

Portanto, temos que reconhecer que a eles não desistem facilmente, com essa tentativa de faturar com modificações aparentemente estando longe de acabar. Do lado do jogador, é fácil entender a revolta, afinal aqui temos um jogo vendido por US$ 70 e que desde 9 de junho tenta tirar ainda mais dos consumidores vendendo conteúdo adicional, sendo que alguns nem foram/serão criados pela própria Bethesda.

Fonte: Eurogamer

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