Meio Bit » Arquivo » Internet » Blogger estreia novo sistema de templates

Blogger estreia novo sistema de templates

14 anos atrás

O Blogger, dos mesmos criadores do Twitter, foi um dos grandes responsáveis por democratizar o blog. Lançado em agosto de 1999, e posteriormente comprado pelo Google (2003), o reinado da ferramenta não durou muito, dada a forte presença, à época, do Movable Type, e posteriormente a dominação do WordPress, tanto a versão standalone/instalável, quanto o serviço gratuito.

Há muito tempo o Blogger ficou para trás de seus concorrentes, porém vez ou outra o Google libera alguma atualização para ele. São bem esporádicas e, geralmente, apenas cópias de recursos já vistos em outros lugares, mas que dão fôlego à plataforma, e a mantém atualizada, apesar de tudo.

Uma das adições mais legais e recentes ao Blogger é o In Draft. Fazendo uma analogia com o próprio Google, o Blogger In Draft é como se fosse o “Blogger Labs”, ou seja, uma versão que antecipa novidades que, apenas bem mais tarde, são implementadas na versão tradicional do serviço.

Ontem, um novo recurso foi adicionado ao Blogger In Draft: sistema de templates reformulado. E, devo dizer, dessa vez eles acertaram em cheio!

Blogger em rascunhoProject N64 - Designer do modelo - Google Chrome (3)

O novo sistema de templates remete imediatamente ao também competente utilizado pelo posterous. Existem alguns temas-base, todos novos e muito bem construídos, a partir dos quais o usuário pode, através das opções do menu à esquerda, editar livremente, sem mexer numa linha de código sequer.

A nova área de templates permite mudar o esquema de cores, acrescentar uma imagem de fundo (de uma galeria padrão), e, herdando uma função bacana do antigo sistema, reorganizar o blog segundo esqueletos pré-definidos, ou montados, através de widgets, pelo próprio usuário.

Blogger em rascunhoProject N64 - Designer do modelo - Google Chrome (2)

É pouco provável que apenas isso consiga recuperar o prestígio de outrora do Blogger, mas dá fôlego à ferramenta, e cria expectativas sobre mais novidades.

Abaixo, um vídeo oficial que mostra as possibilidades do sistema de templates:

relacionados


Comentários