Meio Bit » Arquivo » Internet » Paypal no Brasil? Ainda não

Paypal no Brasil? Ainda não

14 anos atrás

Há uma certa histeria entre os usuários e admiradores do PayPal em torno da atenção dada ao país nos últimos tempos. Existe até quem afirme que o site veio para o Brasil ou está vindo, o que é verdade apenas em parte.

Desde que eu comecei a entrar no mercado de comércio eletrônico (sou um desenvolvedor semi-aposentado, em um sabático indefinido), ouço a história dos esforços feitos pelo PayPal para entrar em nosso país. Uma das iniciativas todo mundo acompanhou, com a parceria do eBay (dona do PayPal) com o MercadoLivre e lançamento do serviço MercadoPago, restrito ao site. A parceria acabou em 2006 e o serviço de pagamentos não deslanchou.

Nesse meio tempo surgiram algumas iniciativas de gateway e de pagamento online, entre eles o BRPay que virou PagSeguro ao ser comprado pelo UOL e o MoIP, um projeto acadêmico que virou produto para o iG e IdeasNet, só para citar os mais conhecidos e atuantes. Esses produtos estão crescendo, englobando mais serviços e clientes, estão presentes cada vez mais no e-commerce tupiniquim. E o PayPal?

O PayPal está presente em quase todo país civilizado, integra diversas formas de pagamento em várias moedas diferentes, tem uma base de clientes invejável sem falar nas lojas que o aceitam. Já extrapolaram para o mundo físico, com cartões de débito e crédito, aceito normalmente em lojas físicas e interagindo diretamente com sua conta online. E no Brasil? Nada disso está disponível, infelizmente. Aqui só podemos sacar dinheiro para nossa conta bancária ou cartão de crédito internacional, fazer pagamentos e transferências entre contas PayPal, além de todo o resto que já estava disponível.

O fato de o PayPal estar com o site (quase) todo traduzido para o português, ter atendimento telefônico 0800 em português, trabalhar com a moeda brasileira (não como principal, que continua sendo o dólar) e poder fazer transferências (só saque por enquanto) para contas brasileiras, não significa que a empresa tenha entrado no país, sequer que irá entrar tão cedo.

Sobre o site .BR

O domínio PayPal.com.br está registrado em nome da empresa TRITUKA UNIPESSOAL LDA, que está registrada sob o CNPJ 08.720.991/0001-99, empresa criada em 2007, segundo a Receita Federal, que tem como natureza jurídica "empresa domiciliada no exterior" (endereço de Lisboa / Portugal), atividade principal "Agente de propriedade industrial" e secundária "Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica".

Resumindo, a PayPal contratou uma consultoria portuguesa com representação no Brasil para ajudá-los nos mecanismos legais ou simplesmente alugou o redirecionamento de domínio que a tal Trituka comprou primeiro? Procurando no Google, encontrei referências para a Trituka em moda (?), representando a marcar Lycra e uma referência sobre empresas virtuais (taí, pode ser essa a charada). Lembrando que o domínio foi registrado em 2004 e na época estava em modo "parking", além disso a tal empresa portuguesa possui diversos domínios .com.br de sites famosos, como LastFM e BestBuy.

Pessoalmente, acho ótimo que o PayPal esteja vendo o mercado brasileiro com bons olhos e fazendo esforços para atendê-lo, mas não tenho esperanças de que a presença real da empresa no Brasil, com opções competitivas, facilidades de recebimento e pagamento, além da extrapolação para o real com os cartões, se dê tão cedo. O mercado financeiro sistema bancário brasileiro é extremamente complexo e fechado, provavelmente o motivo pelo qual o PayPal ainda não tenha colocado os dois pés em solo brasileiro.

relacionados


Comentários