Indústria de telefonia móvel registra alta de 11,3%

Nokia_N97_mini_Garnet_open_lowres

Por Mari-Jô Zilveti

E la nave va. Depois de amargar cinco trimestres consecutivos de retração, as vendas de outubro a dezembro de 2009 aliviaram os fabricantes de celulares. Em todo o mundo, registrou-se uma alta de 11,3% em vendas, segundo o Worldwide Mobile Phone Tracker do instituto IDC. Em  unidades que chegaram às mãos do consumidor, essa cifra equivale a 325,3 milhões. No último trimestre de 2008, as vendas chegaram a 292,4 milhões de telefones.

Em 2009, foram comercializados 1,13 bilhão de aparelhos. No ano anterior, o mercado despejou 1,19 bilhão de celulares, ou seja, em relação a 2008, houve um decréscimo de 5,2%.

Os mercados responsáveis por esse crescimento foram os Estados Unidos e o sudeste asiático. Na opinião dos analistas de mercado do IDC, a grande oferta de modelos com acesso à internet, os smartphones, incrementou a demanda. Isso significa que aparelhos com mais recursos levaram as operadoras a apostar em novas estratégias de marketing para atrair uma clientela que não quer apenas falar ao telefone. Para o IDC, esse mercado de telefones com acesso à internet, ampliando o uso de redes sociais, cresceu 30%. A expectativa é que esse segmento de dispositivos crescerá ainda mais, e os preços devem cair em 2010 e nos próximos anos.

Vale lembrar que 2009 foi um período de retração devido à crise econômica, e o segmento de telefonia móvel sentiu na pele com sensíveis quedas nas vendas. Os analistas do IDC acreditam que a mescla de recuperação da economia e de maior demanda por novos aparelho criará boas condições para aumentar as vendas em mercados consolidados e emergentes ao longo de 2010. Os fabricantes devem contribuir com a ampliação de portfólios, elevando o interesse em modelos com telas sensíveis ao toque, mensagens e recursos para a internet.

Fonte: Worldwide Mobile Phone Tracker IDC

Autor: zilveti

Compartilhar
  • Saint-Clair Stockler

    Só espero que as teles (não só no Brasil, embora, por motivos óbvios, especialmente aqui) façam maciços investimentos na melhoria e ampliação de suas redes: afinal, de que adianta possuir um smartphone que só falta ter ligação direta com Jeová (também conhecido como “Steve Jobs”) se você não conseguir navegar direito nele por deficiências no 3G, etc., ou se os serviços forem uma bosta e você só consiga, mal e porcamente, ligar?  😕

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia