Os 15 mais influentes da década

Por: em 11/01/10 na(s) categoria(s): Miscelâneas


Se listas sobre qualquer coisa já são polêmicas por si só, o que dizer de uma onde são apontados os 15 games mais influentes da década e entre eles estão aquele que deu origem a febre de joguinhos de fazenda do Facebook ou que o Half Life 2 e o seu revolucionário sistema de física segurou apenas a 12ª posição? Pois é o que encontramos na seleção feita pelo blog Game|Life.

Mesmo achando a elaboração de uma lista dessas muito complicada, também questiono o quanto o Silent Hill 2 influenciou os jogos de terror lançados depois dele, mesmo o considerando o ápice da série e acho que o segundo colocado mudou mais a indústria que o primeiro.

Acho também que alguns jogos ainda não tiveram tempo de mudar a forma como se produz outros jogos, como o Bioshock, o Modern Warfare ou o Ico e talvez uma seleção como essa só faça mais sentido lá pela metade da próxima década.

Abaixo você confere os 15 escolhidos e os comentários estão abertos para que você possa dar sua opinião, mas para mim, a lista criada pelo Gamasutra é melhor (valeu pela dica joaopaulo.goncalves).

dori_15_30.12.09

15. Portal (2007)
14. Happy Farm (2008)
13. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001)
12. Half-Life 2 (2004)
11. Silent Hill 2 (2001)
10. Metroid Prime (2002)
9. Geometry Wars: Retro Evolved (2005)
8. Wii Sports (2006)
7. Bejeweled (2001)
6. Halo (2001)
5. Brain Age (2005)
4. World of Warcraft (2004)
3. Guitar Hero (2005)
2. Grand Theft Auto III (2001)
1. The Sims (2000)

  • zedopovo

    Bom tudo depende do tipo de influência que os jogos conseguem causar seja tanto em jogadores quanto produtores de games. As duas listas pra mim são muito boas, pegando o jogo Portal por exemplo, é um excelente jogo, já se tornou um clássico, mas não acho que foi um jogo que mexeu com a cabeça de jogadores do mundo inteiro, para mim foi muito mais um exemplo para produtores de que puzzles hoje em dia devem ser mais bem elaborados. Por outro lado temos World of Warcraft, que pra mim é o jogo mais influente da década disparado, o mesmo não só reuniu uma legião de mihões de jogadores mas influenciou outros jogos do gênero. 

    Eu acho que alguns jogos não podiam ter ficado de fora como por exemplo o ICO de PS2, que mesmo sendo menos famoso que Shadow of The Colossus (que é do mesmo produtor) foi a verdadeira semente desses estilo de jogo emocionalmente envolvente e com gráficos belos e genuínos. Mass Effect também é um jogo de RPG que merece reconhecimento até do mais hardcore JRPG fã, porém, ele seguiu muitos traços do muito aclamado Star Wars knights of The Old Republic, que para mim deveria ter seu lugar na lista. 

    Agora sinceramente, onde está o RPG mais famoso(pelo menos aqui no Brasil) que passamos horas e mais horas de nossas vidas jogando em frente a telinha do pc? Onde está Diablo 2? Não é porque sou fã da sério que estou aqui reclamando, mas tenho certeza de que não teve RPG mais famoso que ele nessa década. Até hoje, depois de 10 anos de jogo, ainda vende igual água, é provavelmente o jogo que mais vendeu cópias originais no Brasil e a Battle Net ainda transborda de jogadores de todo o mundo. Acho que pecaram em não colocar esse nosso velho vício nas listas.

    Em todo caso, acho que prefiro a lista do Gamasutra.

    • Liquidus

      O primeiro Diablo é um dos mais influentes da história, o segundo só segue o primeiro

  • Heishiromitsurugi

    “The Sims (2000)” 

      Só o fato do primeiro da lista ser este, já não tenho consideração por ela.

    • elio_filho

      [quote=Heishiromitsurugi] “The Sims (2000)” 

        Só o fato do primeiro da lista ser este, já não tenho consideração por ela.[/quote]

      Eu voto com vc, também achei ruim. Cadê Mario (nas versões mais novas, como o Galaxy e o Smash), cadê Call of Duty e seus blockbusters “Modern Warfare”, entre outros top hits?

      Considero um game influente, em termos bem simples, aquele que vc precista ter, que a maioria dos seus amigos jogam e que muda algum conceito no que conhecemos sobre jogos, como é o caso do mundo aberto no GTA e no Burnout Paradise, ou no terror e na engine do Doom3, no visual revolucionário do Far Cry ou Crysis, etc…

      • http://desativadoporpoucouso.blogspot.com/ Agronopolos

        Quando eles falam de influenciar, eles falam sobre o legado que eles deixaram

        The Sims já faz sucesso a 10 anos sem sair da lista dos 10 mais vendidos, isso não é influencia? Sem ele naum teriamos GTA com sua politica de mundo aberto

        Sobre o Mario…

        Karas, ele é o MAIS INFLUENTE JOGO DO MUNDO!!!

        mas não começou a influenciar NESSA decada (isso faz diferença…)

        • Heishiromitsurugi

          [quote=Agronopolos]

          The Sims já faz sucesso a 10 anos sem sair da lista dos 10 mais vendidos, isso não é influencia?

          [/quote]

           Ele influência sobre ele mesmo ou o fiasco do Second Life, que a cada upgrade é apenas mais um caça níquel, que mesmo os mais ardosos fãs da franquia enjoam rapidamente.

          Simular o mundo real é chato, muito chato, a maioria das pessoas que jogam querem algo além do real, ser um super lutador, super soldado, herói, vilão etc…

          [quote=Agronopolos]

          Sem ele naum teriamos GTA com sua politica de mundo aberto

          [/quote]

          A política de mundo aberto veio muito mais influênciada pelos RPG’s que do pro próprio The Sims, e mesmo porque  o GTA original(1997) saiu antes do próprio The sims, e nele você já tinha um mundo aberto, 2D mas era.

          • Marcelo13

             Game aberto não tem nada ver com a influencia do The Sim.Se algo influencia neste sentino foi o proprio GTA 2D.

            Quem inventou o conceito de game aberto foi Ian Bell e David Braben com seu fabuloso Elite no longinquo ano de 1984.

    • http://twitter.com/max_laguna Max_Laguna

      [quote=Heishiromitsurugi]

      “The Sims (2000)” 

        Só o fato do primeiro da lista ser este, já não tenho consideração por ela.

      [/quote]

      [x3] Se Sim City estivesse na lista, mesmo sendo de outra década, eu ficaria calado. O pior é notar a ausência de algum dos dois ICO em tal lista.

      :(

  • Alexandre h

    E pensar que eu não conheço parte dessa lista…

    Silent Hill 2… Ótimo jogo!  :D

    GTA III… Perfeito, o inicio do estilo que me fez virar fã da série. Eu não curtia aqueles GTAs com visão aérea.

  • Frank Quick

    A lista do gamasutra é mais coerente na minha opnião.

  • Liquidus

    2. Grand Theft Auto III (2001)
    1. The Sims (2000)

    Esses são realmente os dois jogos mais influentes da década, e só porque Brain age é clonado não quer dizer que seja influente.

  • http://desativadoporpoucouso.blogspot.com/ Agronopolos

    Sou contra o numero 12 – Half-Life 2 como ser influente…

    O Counter-Strike (que usa a engine do Half-life) seria mais influente que o proprio jogo em si.

    Afinal foi ele e naum o HL2 que levava a gente a ir a uma lan-house para ficar madrugadas inteiras lutando um contra os outros

    Fora que ele tambem mostrou que jogos de 1ª pessoa atualmente TEM QUE TER multiplayers para ele durar mais tempo a venda…

    • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

      Mas aí você esquece que foi o HL que tornou comum o uso de enredos mais complexos nos FPSs e foi o HL2 que começou a onda de física realista nos jogos.

      • http://desativadoporpoucouso.blogspot.com/ Agronopolos

        Mas ter interface fisica mais realista é uma coisa que se tenta a decadas para jogos , filmes e videos digitais

        É a mesma coisa falar que se compra (saindo do contexto) quadrinhos pela imagem do que pelo roteiro.

        Sendo assim, temos que concordar que o HL original é mais influente que sua continuação (HL2)

        Pelo Enredo que ajudou a vender mais e influenciar outros a fazerem o mesmo e não por uma coisa que todas as empresas de jogos (normalmente) buscam: melhor qualidade na area fisica

        • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

          Tudo bem, todas tentavam, mas só depois que a Valve criou a Source e aperfeiçoou a Havok é que as outras empresas conseguiram fazer o mesmo, muito provavelmente investindo mais para não ficar para trás.

        • Zum

          HL1 influenciou pos mudou o paradigma dos jogos de tiro, onde antes o foco era apenas correr e atirar (Quake, Doom, Wolfstein 3d, etc…) sem nenhuma historia no meio dos jogos e mapas normalmente muito genericos. HL1 pos mapas detalhados, mais realistas, com uma historia que prosseguia mesmo sem o jogador se interessar digamos assim hehehe.

           

          Agora o HL2 não foi influente por ter fisica realistica, como o Dori falou, e sim por que a fisica FAZ diferença. Quem jogou Doom 3 e Max Payne 2 e notou, TODOS eles usavam Havok, e tinham fisica realistica.

          Porém no Doom 3 a fisica era usada apenas para animação de luzes balançando no teto depois de uma explosão por exemplo, de objetos voando com explosões e coisas do tipo, sem nada que influencia-se no gameplay. Max Payne 2 também, inclusive eu me lembro de uma parte do jogo que tem uma sala lotada de cadeiras que se tu tocar uma granada ou 2 dentro delas elas explodem e voam para todos os lados mais nao ti tira dano e é meio bugado para ti andar em cima dessa pilha hehehe.

          Agora HL2 fez a fisica fazer a diferença, de forma que mesmo sem a arma de gravidade já seria influente, pois ao inves de ser apenas um enfeite igual nos jogos citados no paragrafo anterior, tu devia usar-se dela de forma realistica, usando da propriedade de fricção dos materiais, de peso, flutuabilidade, de propriedade de quebra deles, para resolver enigmas ou no proprio combate, tanto que após ele por exemplo na expansão do Doom 3 botaram uma arma de gravidade e botaram os objetos fisicos tirando dano dos personagens, quando no Doom 3 normal não tinha isso!! E assim por diante nos outros jogos.

           

          Sobre o CS, realmente foi um fenomeno, porém não vejo como algo que influenciou tanto. Sim, ele fez muitas pessoas irem jogar, porém não teve jogos que futuramente foram muito influenciados por ele na minha opinião :) .

  • hEaD_cRaB

    Meo deuz ,tem gente falando em vendas e citando jogos que não são dessa década mas vamos lá .

    Como “influencia” eu entendo jogos que deram uma direção a outras produções e não “milhões de jogadores fanáticos que foram influenciados”

    GTA III foi influencia em múltiplos estilos ,Third Person shooter e conceito de SandBox .Talvez até jogos de corrida tenham se influenciado. Prá mim é o mais influente da década(o que não é necessariamente uma coisa boa)

    Não vou nem comentar as coisas bizarras da lista,tipo hl2 lá no final e Wii Sports?. Portal influenciou um porrada de jogos indies ,vc pode considerar isso ou não , mas é fato.

    Mas e jogos como ICO? , um dos primeiros a usar Bloom (aquele efeito de clarão em ambientes abertos ,ah vcs sabem) acho que 100% dos AAAs lançados hoje usam esse efeito em ambientes abertos.Fora outros pontos em jogabilidade, uma câmera mais livre que não ficava nas costas do jogador o tempo todo e não deixa de ter elementos de co-op.

  • Sebastiao coelho

    essas listas estão me cheirando a falta de pauta dos sites especializados. Acho que já é bem a quarta ou quinta que vejo no ultimo ano.

  • ovtbqr

    Discordo da lista inteira. A única coisa que presta em The Sims foi a homenagem a Dani Bunten.

    lista de jogos influentes da década

    Devil May Cry
    Biohazard 4
    Duke Nukem Forever
    Super Street Fighter IV

    • http://twitter.com/max_laguna Max_Laguna

      Concordo com os dois primeiros de sua lista, Bigode. Cool

      Até porque os Devil May Cry foram ‘cruelmente’ “kibados” pelas franquias Ninja Gaiden e God of War. Quanto ao Biohazard 4, nem preciso falar muita coisa…

      }:)

    • thE Masterkey Blaster

      esqueceu do PUYO PUYO! :D

      _________________ <- Ixtuu eh umaaa LiNhAA!!! =]

  • http://keaton.wordpress.com/ Keaton

    Essa lista não está de ponta cabeça, não? Digo, o numero 1 é o 15 e o 15 é o 1 e assim por diante. :P

  • thE Masterkey Blaster

    A minha lista seria uma mistura das duas. Mas o The Sims entraria (embora em último lugar). Ele com certeza influenciou muito os jogos. Inclusive qualquer jogo multiplayer que você precisa comprar itens acessórios e etc…

    É claro que os esquemas de comprar coisas pra montar sua casinha, personagem e por aí vai, já existiam. Mas o uso andava mesmo esquecido pelas bandas dos games não RPG.

    E é muita ingenuidade achar que as produtoras e desenvolvedoras de games não tenham ao menos sequer analisado os motivos dele ter se tornado um sucesso de vendas.

    Ou seja, pra mim é um péssimo jogo. Mas não posso negar que ele influenciou outros games… (talves o próprio GTA? ou será que alguém esqueceu que no GTA2 num tinha nada de roupinhas, namoradas, personagem malhando e etc…?)

    _____________________________

  • http://nodoadouniverso.com bpedrassani

    OMG, primeiro, as duas listas nem deveriam ser comparadas, contextos totalmente diferentes.

    Jogo mais influente da década é totalmente diferente de Melhor jogo da década, mas vamos lá:

    Odeio The Sims, mas quem disser que não é influente está fechando os olhos. Minha irmã e as amiguinhas dela jogam computador só por causa desse jogo. Se isso não é influência, não sei o que é então. Mesma coisa pra GTA: só gostei do 1, 2 e do Chinatown Wars, mas o GTA III teve uma influência gigantesca: neguinho comprava PS2 e fazia upgrade no PC só por causa desse jogo. Isso é influência.

    Agora, quanto a melhores jogos, sei lá, cada um vai achar um melhor que o outro. Pra melhores jogos, a lista do Gamasutra tá razoável, apesar de que eu gosto pacas de Devil May Cry e Biohazard também.