Denuvo está prejudicando o desempenho do Tekken 7 no PC

Na sua incessante tentativa de frear a pirataria, ao longo dos anos as empresas tem recorrido aos mais variados métodos e sem que nenhum deles tenha sido capaz de evitar o problema e não incomodar aqueles que pagaram pelo jogo, fica a sensação de que nunca teremos uma solução para isso.

Um dos mais odiados ultimamente atende pelo nome Denuvo e embora o Tekken 7 seja um dos títulos que ele “protege”, somente vários meses após o seu lançamento ficamos sabendo que o DRM seria o responsável pela queda de performance durante a execução do Shakunetsu Hadouken, do Akuma.

Quem revelou a história foi Katsuhiro Harada, produtor do jogo que através do Twitter disse que como a queda de frames por segundo durante o golpe não está relacionada com a placa de vídeo ou a CPU, de nada adiantará reduzirmos a qualidade gráfica. Segundo ele, o problema seria justamente com o programa de proteção utilizado pelo game.

Ao ser questionado se a Namco não deveria remover o tal sistema, o game designer afirmou que ele está passando por uma atualização e que piratear o jogo não faz sentido. Houve até quem defendesse o Denuvo, dizendo que não era por causa disso que o jogo estava tendo queda de performance, quando Harada disse com todas a letras que sim, a culpa é do DRM.

O curioso é que o sistema de proteção do Tekken 7 já foi quebrado, logo o mais natural seria que a editora o removesse. Porém, pelo jeito isso não está nos planos e aqueles que compraram o jogo de luta não terão outra opção que não seja esperar por uma correção.

O caso também serve para reacender a discussão sobre o quão invasivo é o Denuvo. Especulações sobre o sistema prejudicar o desempenho de jogos sempre foram levantadas, mas não lembro de um figurão da indústria ter admitido isso publicamente. O pior é que desconfio que mesmo assim várias empresas continuarão pagando para utilizar esse sistema e quem continuará sendo prejudicado por isso seremos nós, que preferimos pagar pelos nossos jogos.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples