YouTube facilita streaming ao vivo através do Chrome para desktop, com apenas alguns cliques

O YouTube pode ser a plataforma em que todos desejam estar e é a mais procurada na hora de hospedar vídeos já editados, mas na hora das transmissões ao vivo a coisa muda completamente de figura. Para quem utiliza o desktop, a obrigatoriedade em fazer uso de um software decodificador para definir as fontes de captação era algo mais complicado do que deveria, quando comparamos com concorrentes como o Twitch.

Quando o YouTube Live foi oficialmente introduzido, a ideia era desembolar o meio de campo e permitir que os usuários iniciassem transmissões de maneira simples e rápida, mas num primeiro momento ele foi voltado para massificar os streamings através de dispositivos móveis. Havia no entanto a promessa da funcionalidade chegar aos navegadores, o que está acontecendo só agora.

Inicialmente disponível apenas para alguns usuários, a novidade agora chega para todo mundo e é bem simples de utilizar; no entanto, o novo recurso funciona apenas no Google Chrome; o YouTube pretende oferecer a compatibilidade com demais browsers em breve.

Para iniciar uma transmissão ao vivo é fácil: antes de mais nada é preciso obviamente possuir uma câmera e um microfone, e na sequência entrar no link direto (ou clicar no ícone Criar e acessar a opção na página inicial) e autorizar a captação de áudio e vídeo. A partir daí é só criar um nome para a transmissão, definir a modalidade (se pública ou fechada, onde só quem tem o link pode acessar), adicionar opções como restrições de idade, fazer uma pose para o Thumbnail e pronto. Tudo fácil e prático, como deveria ter sido desde o início.

O Google pretende melhorar a ferramenta em dispositivos móveis, oferecendo-a de forma nativa em smartphones da Samsung, LG, Motorola, Nokia e ASUS, entre outros (as chances dos iGadgets serem contemplados tendem a zero).  Por outro lado, seria interessante a opção de desktops contar com uma integração mais simples para transmitir feeds de outros apps, ou de placas de captura; tal funcionalidade seria uma mão na roda e tanto para muita gente.

Fonte: YouTube Creator Blog.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples