Meio Bit » Games » De forma gratuita, versão “final” do CRPG Book é liberada

De forma gratuita, versão “final” do CRPG Book é liberada

Após quatro anos em produção, livro digital sobre a história dos RPGs para computadores é disponibilizado e o melhor de tudo, de forma gratuita.

6 anos atrás

crpg-book

Há cerca de quatro anos Felipe Pepe decidiu assumir uma tarefa que parecia impossível: compilar um livro que abordaria a história dos RPGs para computadores. Para lhe ajudar na missão, ele começou a entrar em contato com jornalistas, profissionais da indústria e fãs do gênero, que escreveriam breves textos sobre centenas de títulos. Nascia então o CRPG Book.

Com o passar do tempo o projeto chamou a atenção de diversas pessoas renomadas, como George Weidman, Chris Avellone, Tim Cain e Ian Frazier, numa clara demonstração de que a comunidade precisava de um documento que registrasse a riquíssima história desse tipo de jogo e a expectativa passou a ser para que o livro fosse concluído o quanto antes.

Eu mesmo lamento só ter ficado sabendo da existência da iniciativa no ano passado, não tendo conseguido assim divulgá-lo com mais antecedência e se existe um lado bom nessa minha falha, foi que a espera pela versão final do CRPG Book não foi grande. Isso porque esta semana a versão gratuita do livro finalmente foi disponibilizada.

“Ao longo de 528 páginas você encontrará informações sobre mais de 400 RPGS, desde os primeiros jogos PLATO até os modernos lançamentos AAA, assim como joias escondidas, curiosidades e até traduções feitas por fãs. Os reviews foram escrito por uma equipe de 112 voluntários de todo o planeta — fãs, modders, jornalistas, críticos e desenvolvedores indie e de jogos AAA.”

Um detalhe muito legal do CRPG Book é que além das análises ele também traz algumas sugestões de mods e dicas de como rodar alguns jogos em equipamentos mais novos. Por se tratar de algo que fala sobre tantos títulos bem antigos, é bacana ver que os envolvidos tiveram o cuidado de nos mostrar como aproveitar esses clássicos.

Também é importante dizer que não está descartada a possibilidade do livro ser incrementado no futuro, assim como uma versão física chegar às livrarias e se isso acontecer, todo o faturamento com as vendas será doado à instituições de caridade.

Para quem gosta de RPGs ou quer conhecer um pouco mais sobre a história da indústria de games, algo como o CRPG Book torna-se praticamente obrigatório, ainda mais se considerarmos que ele é distribuído gratuitamente. Sendo assim, baixe já a sua cópia e reserve um tempinho para relembrar alguns clássicos e ser apresentado a muitos outros que você nem sabia que existiam.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários