Google apresenta o Datally, um app para gerenciar o consumo de dados no celular

dattaly-001

O Google lançou hoje (30) um novo app para usuários Android que sofrem com franquias de dados limitadas: o Datally é um gerenciador de consumo inteligente, que controla o que pode e o que não pode usar conexões 3G/4G.

O Datally faz parte de uma nova estratégia do Google em oferecer serviços focados no “próximo bilhão de usuários”, notadamente residentes em países emergentes; a gigante vem fazendo testes com diversos aplicativos similares (como o YouTube Go) na Índia, Indonésia e México e também no Brasil, onde a grande parcela de usuários Android são de consumidores de aparelhos de entrada e majoritariamente dependem de planos de dados pré-pagos. Estes precisam administrar muito bem o que consomem de modo a não ficar na mão quando mais precisarem.

O Datally funciona como um administrador de consumo que precisa ser pré-configurado: uma vez instalado, ele oferece ferramentas para que o usuário decida quais apps poderão se conectar, quais farão uso da conexão móvel em segundo plano e contabiliza em tempo real quanto um software já devorou, de modo a sempre permitir que você saiba quanto de dados você ainda tem disponível. Além de contabilizar o consumo geral ele permite a definição de notificações diárias, semanais ou mensais sobre quanto você já gastou, assim quem tem planos limitados dificilmente perderá o rastro do consumo.

dattaly-002

O Datally também oferece recursos para que o usuário encontre conexões Wi-Fi abertas nas localidades. Baseando-se nos dados fornecidos pelo Google Maps, o Datally mostra pontos públicos e/ou estabelecimentos que oferecem internet pública, o tipo de conexão (se aberta, com senha ou se exige login através através de um pré-cadastro na web) e indica até mesmo a rota mais simples para chegar lá.

Claro, nada disso é novidade: o Android já contava com todas essas ferramentas nativamente em seu menu de configurações mas segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil a companhia preferiu reuni-los todos em um só lugar, como forma de facilitar ao máximo o controle do consumo de dados principalmente para o usuário leigo, que não mexe tanto assim a fundo em seus dispositivos. É uma decisão inteligente e que segundo o executivo pode se refletir em até 30% de economia de dados, um número que definitivamente fará diferença para quem possui planos pré-pagos.


Datally: um aplicativo do Google para você economizar dados móveis.

O Datally é compatível com Android 5.0 Lollipop e posteriores e pode ser baixado através deste link.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Deni Carson de Souza

    Um app que para economizar conexão irá usar GPS e conexão pra fazer a sua mágica. Assim consome bateria e dados por estar constantemente monitorando os outros apps, verificando o GPS e coletando mais informações para o Big data do Google. Não obrigado, deixo passar….

    • Vin Diesel

      tem um multilaser que só faz ligacoes que é a sua cara, que tal?

      • Deni Carson de Souza

        Como você adivinhou?
        Brincadeiras e gozações a parte, cada vez mais somos dissecados em forma de Big data por todas as corporações. Sejam elas By Evil ou não.
        De certa forma já estamos na matriz, só que ao invés de gerarmos “energia”, geramos informação para nós manipularem com mais facilidade….
        Obs.:Parece que acredito em alienígenas do passado e na terra plana, mas acredite, garanto que não!

        • Vin Diesel

          estamos ferrados e isso é ótimo…

        • Claudio Torres

          Cara, vai pra deepweb. Você vai ser feliz lá.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Ele já coleta essas informações queira vc ou não, e não precisa ficar monitorando os apps, esse app só organiza a visualização, hoje você já consegue configurar se um app vai usar dados de segundo plano ou não, ver quanto ele gastou, e não gasta mais bateria por isso….

    • Não. O GPS será usado num recurso extra, que é pesquisar por wifi abertos. Você poderá ou não usar esse recurso.

  • Jarbas Coqueiro

    Sempre foi possível fazer isto nas configurações. Só organizaram em um app ao invés de implementar as melhorias diretamente no Android.

    • Acredito que o app seja interessante por conta da fragmentação, pois nem todo mundo pode contar com as versões mais recentes do robozinho.

      • Jarbas Coqueiro

        A partir do 4.1 ja para fazer isto. Em versões mais antigas eu não sei pois nunca usei.

        • Android 2.2 já tinha isso.Me lembro de tê-lo usado no Milestone 2

  • Vin Diesel

    ele funciona como aqueles app de firewall. na epoca q tive que usar 50mb por dia, quem disse que tinha? acordava ja sem os 50mb, so usava o whats… ai coloquei um firewall e conseguia usar alguma coisa para pesquisar no browser… boa iniciativa.

  • O problema é que liberando o acesso a um app fica liberado pra ele ficar rodando zilhares de rastreadores e propagandas(muitas delas em background), daí de repente você só abriu o app e ainda está na tela inicial logando e o app já consumiu 4 megas + 5% de bateria

    Por isso recomendo o seguinte combo:
    AdAway – block de ads direto no arquivo hosts (precisa do F-Droid)
    MinMinGuard – block de ads dentro de apps – (precisa do Xposed)
    Droidwall – firewall (assim aquele app de calculadora não poderá acessar a rede)
    AppOps – revisar permissões que os apps possuem (por ex remover a permissão que o app de impressora para seus contatos)

    • Leonardo

      Mas já não da para controlar permissões sem precisar de apps adicionais desde o Marshmallow?

      • Esse app ops(existem diversas versões) é apenas um atalho para essas opções, a vantagem é que por ele é mais rápido de fazer uma limpa.

        Aproveito pra completar a lista com “AppBrain Ad Detector”, que lista agrupando por permissão 😀

    • Marcos Pessoa

      Tem o AddHell 2 para samsung, e não precisa de root….

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis