Mod transforma o clássico Doom em um Castlevania

castlevania

Eu sempre tive a impressão de que existem certas franquias que estão tão ligadas aos seus estilos de jogabilidade, que nunca deveriam mudar. Sonic, Contra, Mega Man, Castlevania… No geral essas séries não se deram muito bem quando tentaram migrar para outros gêneros, mas aí temos exemplos de que é possível fazer essa mudança da maneira correta e a minha teoria vai pelo espaço. Um exemplo disso é o Castlevania: Simon’s Destiny.

Criado com a engine GZDoom, o que esse jogo faz é transportar toda a atmosfera do clássico do Nintendinho para a primeira pessoa e por mais que possa parecer estranho jogar um Castlevania desta maneira, o resultado do trabalho das pessoas envolvidas na sua criação é de cair o queixo.

Além de uma atenção absurda aos detalhes, o que mais me impressionou neste projeto foi ver como o universo criado pela Konami poderia dar certo se transformado num FPS e por mais que a mecânica encontrada neste título possa parecer muito simples para os dias atuais, acho que é justamente isso que o torna ainda mais interessante.

Também preciso falar sobre como o Simon’s Destiny — apesar de ter sido criado em uma engine tão antiga — conta com um estilo visual belíssimo, com os efeitos de iluminação contrastando lindamente com as texturas pixeladas que remetem ao antigo jogo.

Com um nível de dificuldade bem alto e monstros que agem de maneiras muito diferentes do que nos acostumamos a ver em um Doom, encarar a campanha do Castlevania: Simon’s Destiny poderá ser uma experiência quase tão desafiadora quanto o que tínhamos no jogo lançado para o videogame da Nintendo, mesmo com apenas seis estágios à nossa disposição.

Só torço para que a Konami não mande os criadores tirar o jogo do ar, mas se você se interessou pela ideia e pretende dar uma chance ao game, na dúvida trate de garantir logo sua cópia da modificação e da engine GZDoom. Ambos são gratuitos e o tutorial de instalação pode ser encontrado aqui ou aqui.


Andrea Gori — Castlevania: Simon’s Destiny Launch Trailer


Andrea Gori — Castlevania: Simon’s Destiny Gameplay

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Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

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  • Diego Matias

    a galera tem obsessão por fps né?

    • Julio da Gaita ✔

      como você tem obsessão por jogos que não são FPS né?

      • e você tem obsessão por FPS que não são FPS né?

        • kenji

          Enquanto não for obsessão por fps que não são jogos está bom

        • Julio da Gaita ✔

          e você tem obsessão por mindfuck’s que não são mindfuck’s né? seu fdp…rs

      • Badbass55

        Headshot!

    • Me parece que escolheram Doom não por ser um FPS, mas por ser fácil de criar mods.

    • https://www.youtube.com/watch?v=-jBKKV2V8eU

  • Pelo título eu achei que era um DOOM com formato de Castlevania

    • Anderson Dos Santos

      Mas naum é?

  • EmuManíaco

    Nossa ficou muito legal

  • Kirk

    Legal demais ! Saudade de quando eu fazia níveis de Shadow Warrior no Build engine.

  • major505

    Finalmente alguém conseguiu fazer um Castlevania em 3D que preste? rrs

    • Hahaha, boa!

      Estava pensando aqui, um jogo de Castlevania mais inspirado em Zelda (porém sombrio) seria perfeito. Mania de insistirem em action platformer até em 3D.

      • Zelda é sombrio, principalmente o BotW

      • major505

        Olha para falar a verdade eu até gostei daquele Castlevania que saiu pro PS3 em 3D, Lords of Shadow, mas apesar de ser um bom jogo eu não sei… parece que faltou alguma coisa para ser um jogo da série.

        De qualquer maneira, não é um jogo ruim. Com ele eu fiz uma coisa bem rara esse ano que durante o feriado da páscoa sentei de manhã para jogar e terminei o jogo em um dia, de noite. Então serviu para prender a atenção.

    • Guilherme

      Como assim? E o Castlevania 64… Tá bom. 🙁

      • major505

        Jesus, tudo bem que na época 3d era novidade, mas os caras não conseguiram acertar a câmera, nem nos outros 2 castlevanias seguintes.

        A verdade é que a fórmula de castlevania é igual super-mario: é legal os jogos em 3D mas os em 2D são mais divertidos.

  • Die heretics and burn in hell.

  • Já baixando antes que a Konami faça Nintendices.

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