Estamos prestes a receber nosso primeiro visitante interestelar

url-4

No clássico de Arthur Clarke Encontro com Rama, a Humanidade é surpreendida por um objeto de vários quilômetros de comprimento, em uma trajetória hiperbólica que a fará passar perto do Sol, acelerando e saindo do Sistema Solar. Logo descobre-se que o objeto é uma nave alienígena, indiferente a nossas tentativas de contato.

O mesmo tipo de trajetória da sonda Sideronauta, no também excelente livro de Clarke As Fontes do Paraíso. Aqui a sonda, com vários metros de comprimento é bem mais conversadeira, analisando as transmissões de TV da Terra, respondendo a quase todas as perguntas, mesmo as cabeludas. Um trechinho:

Aliás, com relação a esse ponto, Sideronauta não tinha competidores entre os especialistas em lógica da Terra. Isso se devia, em parte, ao erro do Departamento de Filosofia da Universidade de Chicago. Numa monumental prova de arrogância, havia clandestinamente transmitido, na íntegra, a Summa theologica, com resultados desastrosos…

“02 junho 2069; 19:34. Mensagem 1946, seqüência 2. Sideronauta para Terra:

Analisei os argumentos de São Tomás de Aquino, como foi solicitado em sua mensagem 145, seqüência 3, de 02 junho 2069, 18:42. A maior parte do conteúdo parece ser um ruído aleatório desprovido de sentido, e portanto vazio de informação, mas a lista que se segue relaciona 192 falácias expressas na lógica simbólica de sua matemática de referência 43, de 29 maio 2069, 02:51.

Falácia 1…” (Seguia-se uma lista de computador de setenta e cinco páginas.)

As indicações de horário revelam que foi preciso menos de uma hora para Sideronauta demolir São Tomás. Embora os filósofos passassem as décadas seguintes discutindo aquela análise, só encontraram nela dois erros; e mesmo aqueles poderiam ter sido causados por uma má interpretação da terminologia.”

A idéia de um visitante inteligente é por demais excitante, mas algo quase tão bom aconteceu: no dia 19 de outubro o telescópio Pan-STARRS, no Hawaii, descobriu um objeto muito estranho. Batizado provisoriamente de A/2017 U1, ele está se movendo muito rápido, caindo em direção ao Sol a mais de 36 km/s.

Quando chegar ao periélio, passará colado ao Sol e estará a pelo menos 87,8 km/s, ou 316 mil km/h. Isso é mais que suficiente para se livrar das garras do Sol, seguindo em direção ao espaço interestelar.

Ninguém faz idéia de onde o A/2017 U1 veio, ele provavelmente não veio do Cinturão de Kuiper, uma área de asteróides que começa mais ou menos na Órbita de Netuno e se estende até umas 40 Unidades Astronômicas (longe bagarai).

A inclinação do objeto é grande demais, 122 graus, maior do que tudo que já foi identificado no Sistema Solar. O mais provável é que ele seja originário da constelação de Lira, a pelo menos 25 anos-luz de distância. O que quer dizer que o objeto iniciou sua viagem 197.236 anos atrás.

Ele chegou a uma distância mínima da Terra de 24 milhões de km em 14/10/2017, e agora está deixando o Sistema Solar. Sabemos muito pouco. Ele tem 160 m de comprimento, e é bem vermelho. Está se dirigindo à constelação de Pégaso.

dnjtegbueaafypu

As chances de algo assim acontecer são infinitamente pequenas, mas como o Universo é infinitamente vasto e bilhões de anos são bilhões de anos, uma hora um encontro desses tinha que acontecer. Uma pena que não aconteceu uns 200 anos mais tarde, quando teríamos tecnologia para abordar o objeto, desacelerá-lo até que entrasse em órbita solar, e então teríamos um verdadeiro asteróide de outro sistema solar, pronto para ser estudado.

Claro, não é impossível que em vez de um asteróide, o objeto seja realmente uma nave-colônia, levando milhares de colonos convertidos em informação digital, apenas para serem recriados por nanorobôs quando chegarem a seu destino, e o Sistema Solar foi apenas uma escala, usada para ganhar mais velocidade e uma mudança de direção.

No devido tempo saberemos.

Fonte: IAUH.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Norrin Radd?

  • Monkey

    Encontro com Rama é um livro fantástico. Não sei como ainda não lançaram um bom filme do mesmo. Inclusive, Asimov tem vários outros excelentes livros que dariam bons filmes para os fãs de ficção.

    • Estou com o “Fontes” na fila… li esse ano o “Encontro”…

    • É pq Rama é uma ótima história que não funciona como filme, os aliens não aparecem, ninguém sabe quem criou a nave,e eles só interagem com alguns robôs.

      • Monkey

        Acredito que tenha sido essa a visão de Morgan Freeman. Há muito que ele pensa em produzi-lo, mas carece de um bom roteiro.

        • Que nem Fundação. Segundo IMDB, ia ser tocado pelo Emmerich., Ainda bem que ainda não o fizeram. Deixa lá no canto que é melhor. Se for pra fazer como a cagada que fizeram como nO Fim da Infância, melhor não fazer nada

          • Monkey

            E não esqueça de Duna. Fizeram aquela adaptação, mas também não ficou boa. E obrigado pela dica de fim da infância. Vou conferir…

          • http://meiobit.com/333241/o-fim-da-infancia-arthur-clarke-childhoods-end-review-mini-serie-syfy/

            Eu vi e achei uma bela porcaria.

          • Oberaldo Gilmentoo

            Uma penca de excelentes histórias / livros não funciona bem na tela, e vice-versa.

          • PugOfWar

            não acertaram nem nos trajes dos fremen

    • Carter Mario

      Encontro com Rama é sensacional!! Mas imagino a dor de cabeça que deve ser fazer um roteiro bom, que atinja o grande público e mantenha as condições do livro que, aliás, no nível de refinamento gráfico que eu acredito ser necessário para uma boa representação dele acabaria implicando em altos custos de produção que geraria a necessidade de atingir vários públicos. Só conheço um cara que é capaz de fazer isso: Christopher Nolan.

    • Porque não tem como ficar bom um filme desse livro

  • Considerando uma margem de erro na medida, natural pra um objeto tão distante (talvez não tanto), parece muito com o tamanho de uma 1701… Coincidência? Acho que não 😛 https://uploads.disquscdn.com/images/25970c9df8951da363fd8f9a0ec8a12431efdc58e2c11e4eae55444d98db077f.jpg

    • Efeito estilingue. Mas um pouco lentinha para isto, não?

      • Eu não posso mudar as leis da Física. Preciso de trinta minutos.

    • Henry

      Coincidentemente, em 14/10, um casal de baleias desapareceu de um parque aquático nos EUA.

      • Alguma notícia acerca de golfinhos? Não estou encontrando meu amigo Ford…

      • Antonio da Silva Martins Jr.

        Hummm… eles estavam usando uma ave de rapina Kilngon… Kirk já havia detonado outra 1701

        • Henry

          Isso foi nos anos 80. Depois disso, finalmente a ciência do século 23 descobriu que não é possível repovoar uma espécie com apenas 2 indivíduos, e tiveram que voltar para buscar mais.

    • Eric Locatelli Martini

      Desculpe a minha ignorância, mas qual é a Enterprise do Cap Jonathan Archer?

      • Alvaro

        NX01

    • OverlordBR

      Tá mais para uma ave de rapina da classe B’rel…

      Aliás, as da classe B’rel são usadas para patrulha e… ESPIONAGEM!

      E não tem nave com disco rotante e esporos para nos salvar!

  • rafaelsouzaf

    Está confundindo As Fontes do Paraíso com O Fim da Infância, que é maravilhoso.

    • Cocainum

      Todas as citações do texto vem de “As Fontes do Paraíso”. As partes da Sideronauta são as minhas preferidas.

    • Não, não está

  • Jean

    Sobre o Fontes do Paraíso, pergunta:

    Lembram aquela parte que o personagem principal vai socorrer o professor e seus alunos no elevador, e tem problemas na cadeira e ela não consegue chegar no lugar? Depois ele fica lamentando, quando lembra de algo relacionado a relatividade e consegue chegar no elevador. Então, eu não entendi essa parte, como ele conseguiu chegar no elevador, se alguém puder me explicar eu agradeço. E desculpem a falta de detalhes, faz tempo que li e não lembro os nomes, mas lembro bem dessa parte porque não entendi e não consegui encaixar uma boa busca no Google. Valeu

    • É que o elevador estava subindo mas a Torre também estava descendo.

  • Lucas Timm

    Uma pena que não aconteceu uns 200 anos mais tarde, quando teríamos tecnologia para abordar o objeto, desacelerá-lo até que entrasse em órbita solar, e então teríamos um verdadeiro asteróide de outro sistema solar, pronto para ser estudado.

    Não seria tão otimista. Daqui 200 anos o catálogo de gêneros possíveis deve estar em algo em torno de 1.987.469, e isso vai tirar um pouco a prioridade de estudos de astronomia.

    Mas, se isso não se concretizar, e a vontade do Cardoso acontecer… Em 200 anos a gente já montou uma nave e fomos em algum sistema solar da redondeza buscar um asteróide sozinhos. Prefiro acreditar nisso. 🙂

    • Eduardo da Silva

      Pela sua lógica, hoje, com 2 gêneros, fazemos parte da elite da exploração espacial, já que o número de gêneros é inversamente proporcional ao interesse por astronomia.

      • Maximus_Gambiarra

        As outras letras da sigla não são gêneros?

      • Wagner Felix

        Acho que não, faltou a variável “tempo”. Desde que “domamos” o fogo em explosões controladas e “domamos” a eletricidade, o avanço foi considerável, e seria mais exponencial se não tivessemos coisas mais importantes pra nos preocupar, como classificar alguem que nasceu com pinto, mas se “ve” como mulher, só que não como uma mulher qualquer, mas uma mulher que gosta de mulheres.
        Eu diria que é muita informação pra proocessar hahaha

    • Hemeterio

      Em 30 anos, ja teremos naves a 0,1c. Em 200, maravilhas a 0,9, talvez 0,99c. Da pra ir atras desse bicho e reboca-lo de volta so de birra.

      • Wagner Felix

        Eu sou feliz por que provavelmente vou estar vivo quando se der o “primeiro passo humano” em Marte… Mas me da uma tristeza danada não viver na era da colonização espacial.

        • Hemeterio

          Ja desencanei com isso. Me considerarei recompensado se acompanhar os primeiros anos da Colonia em Marte, e aos 70 anos,da minha caminha do asilo, assistir a viagem de aposentadoria do Musk pra la. Nos temos a mesma idade, 46.

          Lembre-se que os holandeses que fundaram NYC em 1600 e cacetada nao viram/usufruiram do Empire State Building. Alias por 300 anos Manhattan era um pantano do inferno. Bom mesmo so a partir dos anos 1900 e olhe la.

    • Henry

      Na verdade já temos tecnologia para enviar sondas à asteroides e cometas, só precisaríamos ter previsto a chegada dele com uns 20 anos de antecedência…

      • Alexandre Ortega

        Vc diz só… Pensando q a 20 anos celulares moveis não tinham tecnologia suficiente para fazer nada além de ligações e mandar msgs. Pode se dizer q temos mais para eviluir tecnologicamente em 20 anos do que evoluímos nos últimos 50.

        • Theuer

          Não acho. Estamos nos limites de várias tecnologias já e uma troca conceitual do funcionamento das coisas depende de um esforço e foco que não parece ser exatamente o nosso futuro.
          Os principais assuntos de hoje em dia são brigas, guerras religiosas e separatismos/conquistas que mais parecem assuntos da idade média.
          Uma pena.

      • Perfeito. Agora só seria possível com alguma invenção energética milagrosa.

    • Cassio Eskelsen

      Na real, retroagiando no ritmo em que estamos com as intervenções “conservadoras” da tua turma MBLística, em poucos anos perderemos nossa capacidade de escrita e alguns anos mais perderemos nossa capacidade de fala. Em 200 anos já teremos novamente a inteligência equivalente de amebas paralíticas.

      Considerando que o ídolo máximo dessa turma é um astrólogo sem primeiro grau completo e que mesmo assim se acha na capacidade de “refutar” Einstein e Newton, é um quadro não tão impossível assim.

      • Bob

        Claro, seu ídolo máximo é um nonodáctilo, capaz de refutar todas as convenções de lógica.

        • Cassio Eskelsen

          Tive que pesquisar o termo “nonodáctilo” pois não conhecia. Ai vi ele sendo repetido apenas pelos tradicionais comentaristas “conservadores” nível G1. Não são capazes nem de perceber o erro já que o correto é “monodáctilo”. Ai percebi que você estava falando do Lula. Segundo problema seu, achar que só pq critico a porcaria do MBL e o astrólogo automaticamente sou Lulista. Bicho, sou anti-Lula before it was cool.

          Acho que o lance da ameba paralítica já está começando a se manifestar.

          • AHSOliveira

            Sem querer entrar na pequena guerra fria, o termo monodáctilo se refere a possuir uma ramificação a não ser que o comumente utilizado na biologia não se aplica que neste caso…

          • Lucas Timm

            E é de uma inocência sem tamanho achar que o MBL é a causador das “intervenções conservadoras” que tu mesmo citastes. Tu é anti-lula before it was cool?

            Eu sou:
            1. Anti-bolsonaro, before it was cool mas quero ver ele eleito só pra assistir a implosão dos “movimentos sociais”
            2. Anti-olavete, before it was cool;
            3. Anti-conservadorismo, before it was cool;
            4. Anti-esquerdismo, no geral, before it was cool (e nesse saco tu coloca Lula, PT, PSOL, PC do B, PCB, etc).
            5. Anti-nacionalismo before it was cool (sorry Enéas, militares e outros cânceres).

            E se tu acha normal uma criança passar a mão num homem pelado, sério, tu tem probleminhas.

          • Cocainum

            Você é “Pró” alguma coisa?

          • Lucas Timm

            Sim, sou pró indivíduo. Vida: cada um cuida da sua e a amizade continua.

          • André K

            Isso está bem mais próximo de “Liberal” do que de outras tendências. E não adianta pensar que não é alinhado pois isso não existe, é apenas uma tentativa nossa (humanos) de querer se colocar em um grupo ou em outro (ou em nenhum deles) mas isso nem sempre é possível. Tipo o casso do gênero, não dá para dizer que não é alinhado a algum deles… apesar que hoje em dia o pessoal está conseguindo inovar nissx.
            E, qual seria o problema de ser “Liberal”? Ou mesmo “Conservador”?! É crime?

          • Lucas Timm

            Eu tendo mais pra uma vertente libertária do que liberal.
            Também não vejo problema em ser liberal, conservador, anarquista, comunista, etc. Contanto que não seja hipócrita 🙂

          • nayara

            A pessoa pode querer um governo que interfira menos na economia e também que se respeite a sexualidade do outro.

            Isso não é ser de esquerda ou de direita.

            Sou a favor de existir política de combate à desigualdade social, muitos países europeus possuem e são feitas por governos de direita. Sou contra é inventar esse tanto de bolsas como instrumento.

          • Bruno

            Mas tu ta cuidando das vidas dos outros.

          • Cassio Eskelsen

            Meio contradição você dizer que cada um cuidar da sua vida e policiar pai/mãe que leva filho para passar a mão em homem pelado, não? “Liberdade” limitada pelos seus preceitos morais/éticos/estéticos?

            Antes de toda essa discussão sobre o que é ou não arte já achava essas “intervenções artísticas” meio mehhh, mas se alguém vai lá por livre e expontânea vontade e leva o seu filho, problema dele. Você como suposto liberal, mais do que ninguém, deveria concordar com isso.

          • Lucas Timm

            Meio contradição você dizer que cada um cuidar da sua vida e policiar pai/mãe que leva filho para passar a mão em homem pelado, não? “Liberdade” limitada pelos seus preceitos morais/éticos/estéticos?

            Onde eu falei do pai e da mãe? Coloca um screenshot pra mim, por favor.

            Antes de toda essa discussão sobre o que é ou não arte já achava essas “intervenções artísticas” meio mehhh, mas se alguém vai lá por livre e expontânea vontade e leva o seu filho, problema dele. Você como suposto liberal, mais do que ninguém, deveria concordar com isso.

            Sim, eu sou completamente a favor do indivíduo. Mas a criança era OUTRO indivíduo, que por ser menor de idade, está sujeita a circunstâncias especiais. E induzir uma pessoa não seja civilmente capaz a conduzir um crime, não é algo que eu possa defender.

            Se o pai de uma criança entra num estabelecimento e manda ela roubar algum item aleatório qualquer: Quem é o criminoso? Quem vai responder pelo crime? Se uma mãe aluga uma filha ou um filho para um pedófilo, ela tem o direito de fazer isso com uma vida que não seja a dela própria?

            E a propósito: Sei que vai ser difícil explicar isso, mentes binárias são um problema. Mas eu não sou liberal.

          • Cassio Eskelsen

            Você não precisa falar “pai e mãe” pois é óbvio que você está falando daquela situação que causou aquela celeuma toda. E naquela situação foram os pais da criança que decidiram levar a criança, ela não foi arrastada por nenhum artista/comunista/funcionário do George Soros.

            Se você quer que o Estado (a representação da coletividade) tutele o que um pai e uma mãe podem fazer com uma criança você não está defendendo que “cada um cuida da sua vida”. Se o Estado pode intervir em uma situação dessas então você também tem que aceitar que o Estado tutele os indivíduos em outras áreas (armas, por exemplo).

            Eu não sou binário. Sou sim de centro-esquerda mas comungo de pensamentos dos liberais (Estado mínimo ou quase ausente, etc). Mas realmente é difícil entender seu pensamento, você parece que é contra tudo.

          • Bruno

            libertad, pero no mucho

          • nayara

            onde ele falou que acha normal isso?

          • Abraão Caldas

            Na boa, você tem síndrome de underground.

          • Lucas Timm

            Tenho opinião bem definida.

      • Lucas Timm

        Porra, quem deixou a porta da Carta Capital aberta? Volta pro mar, oferenda.

        • joao_lima

          Vou dar like só para sair do 13, kkkkkkk

        • nayara

          Claro, discordar de um ponto seu é ser automaticamente ‘de esquerda’.
          É essa dicotomia que está derrubando o país, colega. Preocupe-se menos com a vida dos outros e mais em estudar e criar algo produtivo. O país agradece, independente de sua divindade ter 9 dedos ou ser um retrógrado militar ou radical religioso.

          • Lucas Timm

            Não, mas esse é o típico argumento de leitor do Midia Ninja, Carta Capital, Huffington Post, escolha.

          • nayara

            Uau, que brilhante dedução. Com esse raciocínio você vai parar no espaço com o cometa. kkkk

          • OverlordBR

            Mimimimi de leitora do Carta Capital!

          • nayara

            kkk Mais um que quer criticar mas só comprova o que eu disse: mente binária de achar que defender uma opinião específica automaticamente tem que ser jogado em um dos lados políticos e comungar de todo o resto.

          • OverlordBR

            Mimimimi “mente binária” de leitora do Carta Capital.

          • nayara

            Graaaande argumento você tem kkkkkk

          • gfg2

            Essa ai tá mais pra leitora de brasil247 e catraca bipolar.

          • nayara

            Claro, afinal se discordo em um ponto significa que sou leitora de x ou y. kkkk
            Que argumentos, hein?

      • FSilva

        Falou tudo. Daqui a pouco estamos ensinando o criacionismo nas escolas brasileiras….

      • DanielBastos

        Mas, mas, mas… Como o MBL apareceu nessa história?

      • Wagner Felix

        to curioso pra saber quem é o astrólogo.

    • Uma Opção Beneditina estelar?
      Lembrou-me Homestad II ou a nave dos Mórmons no Expanse.

    • Theo Queiroz

      Seguindo sua lógica: no passado, quando não discutíamos gêneros e a prioridade era a ciência, nós conquistamos mais galáxias que o Galactus, então?!?

      • Theuer

        Olha… Saímos da terra e enchemos o espaço de cacarecos que facilitam a nossa vida.
        Você escreveu isso de um belo celular, não foi?
        Se não foi, poderia, pois eu estou respondendo dele.

        • Theo Queiroz

          Essa não foi a lógica usada pelo cara aí a quem eu respondi com meu comentário

    • Machuca

      mimimi²

    • Sandro De Jesus Soares

      Ah cara, esse papo de gênero até aqui no campo da astronomia? Pensei que estaria livre dessa discussão aqui :/

    • OverlordBR

      Se não ferrarmos este planetinha azul de vez antes… teremos alguma chance.

    • Ricardo Mauricio Contel

      Isto aí. Sempre evoluindo…

    • Cristiano

      Na verdade TEMOS tecnologia pra interceptar esse asteroide. Se lançássemos uma sonda com motor iônico no ano que vem, poderíamos alcançar esse objeto provavelmente antes dele sair do sistema solar. Sondas “iônicas” começam lentas, mas aceleram cada vez mais com o tempo. Só rezo que algum “Elon Musk” da vida queira bancar o projeto e assim, podermos saber se essa coisa que é duas anomalias em uma é mesmo algo natural (porém muito estranho) ou uma sonda/nave alienígena (talvez não tão estranho, pelo fato do formato inesperado para um visitante inesperado).

  • Marlon Mattos

    Muito interessante isto!

  • WildHadez

    Primeiro que temos notícia, claro. Ainda assim, só a ideia de algo vindo de Lyra estar ‘fazendo escala’ por aqui é incrível (apesar de eu não saber exatamente de qual das estrelas da constelação ele vem).

  • Claudio Roberto Cussuol

    Eu penso que o Clark talvez tenha tido pouco tempo para explorar a ideia do Sideronauta.
    Ele aparece praticamente como algo secundário no “Fontes do Paraíso”. Sozinho já daria um livro, ou uma série deles…

  • Hemeterio

    O Departamento de Defesa do Sistema Solar deve estar dando um esporro em Jupiter agora mesmo. A desculpinha que ele veio alto demais nao colou etc.

    • cloverfield

      “Desculpa aí, chefia. É que eu tava com a cabeça no mundo da Lua.” Respondeu Júpiter.

      • AHSOliveira

        Aí para confirmar a veracidade da história, perguntam: “Em qual delas?”

        • cloverfield

          “Ih…ferrou!”

    • Meganegão

      Na verdade ele tinha ido no banheiro com dor de barriga, mas eram só gases.

    • Ricardo Mauricio Contel

      Com certeza no tempo certo saberemos.

  • HenryS

    e a nave do tau zero passando!

    • HoloByte

      Rapaz, não consegui digerir muito bem esse Tau Zero.
      Talvez recomeçando a leitura, consiga analisar melhor.

    • Daniel Oliveira

      Preciso reler esse livro, devo ter em casa ainda.

  • Baby Commando

    “Claro, não é impossível que em vez de um asteróide, o objeto seja realmente uma nave-colônia, levando milhares de colonos convertidos em informação digital, apenas para serem recriados por nanorobôs quando chegarem a seu destino, e o Sistema Solar foi apenas uma escala, usada para ganhar mais velocidade e uma mudança de direção.
    No devido tempo saberemos.”

    Cardoso, teve alguma explicação “químico-geológica” pra explicar o porque da cor vermelha? Daqui 200 anos mandamos uma USS Whatever (NCC-XXXX) e recuperamos a navinha.

  • Bob

    Pô, dia 02 de junho de 2069 estarei completando 100 anos e 1 dia…

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    “No clássico de Arthur Clarke Encontro com Rama”
    Yapappa yapappa yapappa

    • Meganegão

      Kkkkkk. Boa também. Mas infelizmente quer dizer que estamos velhos.

  • Helter Skelter

    Quanta gente doente por aqui… lunáticos!!!

  • Luiz

    Na verdade o objeto esteve sempre em linha reta, é o espaço que se curva por conta da gravidade do Sol.

  • arakawa

    Foi a Destiny dando uma recarregada nas baterias e começando outra rota.

    • Meganegão

      Eita. Tem gente que ainda lembra dessa série. Eu me amarrava.

  • Acho que é o meteoro de Pegaso (Tá foi ruim bagarai, eu sei)

    • Meganegão

      Kkkkkk. Piadas ruins são as melhores.

  • Jorge Carvalho

    Amigo pelo seu tamanho e velocidade ao passar tão perto ele não poderá deslocar o planeta pra fora de seu eixo atual?

  • Josue silva de moura

    Vixi , só tem lunático por aqui ,24 milhões de quilômetros terra ,kkkkk,e tem gente que acredita nessas ladainhas,falam de 24 milhões de quilômetros dá terra , mais não enxergam nem mesmo 10 metros a sua frente quando estão dirigindo 😁😁😁😁😁😁

    • Gertrudes, a Lhama

      É verdade, MeioBit devia te contratar

  • Jose Gabriel

    Daqui a alguns anos teremos naves de guerra o sufiente para dominarmos a galáxia tipo halo kkkkk

  • Carlos Ferreira

    Ahhh ta! Ali no gráfico tem ‘pan-starrs’. Por um breve momento eu tinha lido algo um pouco diferente.

  • Maom
  • Ed. Blake

    “Uma pena que não aconteceu uns 200 anos mais tarde”

    Até lá quem sabe será mais fácil ensinar perfuradores a serem astronautas do que astronautas a perfurar…
    https://uploads.disquscdn.com/images/acc4146ae432b4ce9f8934d0f23454798e3704e2a1f282f5d624d2cbdbc85f42.jpg

    • Reinaldo Matos

      “I don’t wanna close my eyes, I don’t wanna fall asleep cause I miss you babe… lalari lalari laraaaa”

  • Fernando Mendes

    Muitas coisas que escritores como Julio Verne e HG Wells escrevam se realizaram. Acredito que um dia as histórias de ficção a sobre o primeiro contato também se realizarão.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis