Por que deveríamos lamentar o fechamento do Wii Shop

wii-shop

Na semana passada a Nintendo divulgou uma notícia que embora não tenha sido uma grande surpresa, desagradou um bom número de pessoas: a partir de fevereiro de 2019 não teremos mais acesso ao Wii Shop Channel, loja virtual onde podemos adquirir jogos para o antigo console.

Por se tratar de um serviço para um aparelho que há muito deixou de ser fabricado, era de se esperar que cedo ou tarde tal decisão fosse tomada, ainda mais se considerarmos o fato de que as compras feitas por lá podem ser transferidas para o Wii U.

No entanto, o que mais preocupa não é a impossibilidade de adquirirmos jogos pela loja, mas o fato de que a partir de uma data ainda não divulgada não poderemos mais baixar novamente os títulos pelos quais pagamos. Para piorar ainda mais a situação, existe uma enorme quantidade de jogos disponível no Wii Shop que não estão à venda digitalmente em nenhum outro lugar.

Quem se deu conta deste importante detalhe foi um usuário do Reddit, que resolveu compilar uma lista com todos os títulos que estão disponíveis apenas pela loja virtual do Wii. Embora muita coisa por lá não tenha peso para chamar nossa atenção, há jogo de respeito como ActRaiser, Super Smash Bros., Zombies Ate My Neighbors e Ghouls ‘n Ghosts.

Como a lista é bem grande, não a colocarei aqui, preferindo sugerir que você visite o post original e apesar de ser verdade que muita coisa presente nela seja exclusiva do Wii Shop, vários jogos citados por eles — como os produzidos pela SEGA — podem ser adquiridos em outras lojas, como por exemplo o Steam.

Mesmo assim, seria muito bom se até o iminente fim do serviço a Nintendo conseguisse disponibilizar esses títulos na loja do Switch, permitindo assim que os interessados tenham acesso legal a diversos clássicos que marcaram época. E sim, a distribuição digital é muito bacana, mas apenas enquanto ela é mantida pelas empresas.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    No entanto, o que mais preocupa não é a impossibilidade de adquirirmos jogos pela loja, mas o fato de que a partir de uma data ainda não divulgada não poderemos mais baixar novamente os títulos pelos quais pagamos.

    E aqui temos o motivo pelo qual sempre fui contra essa onda de transformar tudo em serviço, você deixa de ser dono do conteúdo pelo qual pagou, e aí se por qualquer motivo, a empresa resolve fechar o canal de distribuição, o consumidor que se lasque.

    • DESMATERIALIZAÇÃO….
      Essa é a keyword do momento….

    • Germano

      Já é notório que a única coisa que voce obtem com a compra de jogos e varios outros conteudos atualmente, é uma “licença de uso”. Que vale so enquanto quem vende a licença quiser que valha. Começou (acho) com o Microsoft Windows e se expandiu para todo o resto.

  • É o mínimo que se espera.

    Apesar de ter uma plataforma fechada, tudo da Nintendo só funciona dentro da Nintendo, hardware e software, tudo fechado, mesmo assim, consegue ter uma fragmentação absurda !! É inacreditável…. Não consegue garantir integração, mesmo sendo fechada !!!!

    Infelizmente, neste aspecto a Nintendo sempre foi muito, mas muito amadora. Não consegue fazer um serviço estável, o 3DS, o Wii, Wii U, agora o Switch, o Mario Run no celular…. fico criando conta pra tudo que é lado, hora pq são plataformas diferentes, hora pq o serviço não tem no Brasil e tenho que criar uma conta americana….

    Pagamos muito bem pago por jogos antigos clássicos e jogos feitos para o Wii e na migração de plataforma, teremos que pagar novamente no Switch ???

    Quantas vezes vou ter que pagar o MEGAMAN clássico ?? Já é uma fortuna o que cobram por um jogo de quase 40 anos, e tenho que pagar no Wii, no 3DS e agora de novo ????

    O esquema de criar contas, Miis e amigos é uma bagunça, os do Wii, tem que fazer uma gambiarra sem sentido para conseguir colocar no Switch. Era algo tão simples de ser implementado….

    • Isso tudo é muito desanimador.

    • KzuMon

      Acho que isso não seja só um problema da Nintendo.

      Fico imaginando o que acontecerá quando surgir o PS5 ou 6 e a Sony ter que tomar a mesma decisão com relação ao PS3. Acho que a M$ pode usar o Windows como saída pra esse problema, mas se a Sony não pensar em nada, sinto que em um futuro breve iremos começar a ver esse tipo de decisão com mais frequência do que gostaríamos. O que é uma pena.

      • Guilherme

        Com o PlayStation é menos pior porque tem uma conta única para todos os seus sistemas a partir do PSP/PS3. Na Nintendo você compra o Mario original para cada console, e é dor de cabeça se quebrar/perder/ser roubado.

        • KzuMon

          Verdade. O problema acaba sendo somente de armazenamento físico nos servidores da empresa.

          Isso é uma das preocupações que tenho com relação ao Switch… Não gostaria de perder minhas horas gastas no BOTW pq meu Switch quebrou, ou por qualquer outro motivo…

          • Guilherme

            Para ser sincero não sei se no Switch já criaram um sistema de conta decente. Um que você tenha cadastrado login e senha e se colocar em outro Switch vai poder baixar os seus jogos. Algo que deviam ter feito desde o Nintendo Wii.

          • Guilherme

            Quanto aos saves, sem armazenamento na nuvem você perde mesmo. O PlayStation tem armazenamento na nuvem somente se você tiver Plus (menos no Vita e PSP). A Nintendo não sei.

      • É verdade, vai no mesmo caminho

    • Dreadful

      Acho que se você vai rodar um jogo antigo num novo sistema, é justo cobrar novamente. Não vejo nenhum problema nisso.

      • Muito do problema é a gente aqui no Brasil pagando a dólar. De fato, para o poder econômico do povo na civilização, um jogo desses é troco de pinga. Pra nós, comprar um 1o MEGAMAN (lá dos anos 80) é uma fortuna, já paguei 3x… acho bastante desproporcional. Poderiam gerar um desconto ou entregar de graça mesmo pra quem já pagou, a partir de um código resgatado, algo assim… a não ser que o jogo tenha melhorias.

        Tipo, lá em 1990 paguei por Battle Squadron no Commodore Amiga, joguei até gastar, agora em 2012 comprei novamente na AppStore numa versão refeita para touch. Nada mais justo pagar novamente, são mudanças de plataforma. Nem tem como provar o que paguei a 30 anos atrás. Mas agora, o joguinho clássico na Nintendo, o cara vai pagando e repagando em cada nova plataforma, e não muda nada, é o mesmo jogo. Da mesma forma Full Throttle, paguei feliz da vida lá por 1995 no Brasil pela Brasoft para PC e agora paguei feliz da vida na AppStore pra jogar no Apple TV. Mas tem diferença nestes casos todos, a Nintendo é sem noção.

  • Germano

    Esses dias estive jogando no Wii novamente para fechar Silent Hill Shattered Memories, e tive a curiosidade de visitar a loja virtual so para ver se ainda estava lá. Me surpreendi ao ver que ainda estava.

  • Notícia triste. Com exceção do tempo em que PS/N64 eram novidade, meu console principal sempre foi de 1 ou 2 gerações atrás da mais recente. Hoje tenho um Wii e ainda compro jogos pelo Wii Shop. Sei que devo ser um dos poucos, mas gostava de ter essa opção — especialmente por causa dos clássicos de consoles mais antigos. Mas é o preço da evolução, provavelmente não vale mais a pena manter o serviço funcionando. O jeito é comprar o que der até o começo do ano.

    • Alberto Prado

      Eu acabei de adquirir um Wii. Tem como fazer um backup desses jogos pra que eu possa instalar futuramente caso eu venha a perder o cartão SD?

      • Alexandre Fabian

        O jeito será usar Homebrew.

  • Deni Carson de Souza

    Esse é o meu medo sobre lojas virtuais, principalmente nos consoles.

  • Rafael Rodrigues

    O problema de obrigar seu cliente a usar sempre a nuvem é ficar eternamente responsável por ela.
    Lamento, mas se você me vende algo dizendo não me entregará porque será responsável pela guarda, vou querer desse jeito.

  • Dreadful

    A versão do Golden Axe no Wii é a do Arcade, que eu, particularmente, adoro.
    A versão do Golden Axe no Steam é a do Mega Drive, que eu, particularmente, não gosto.
    Adoro meu Wii

    • Nem se compara, toda a vida a versão do Arcade. O povo tem o MAME e a ROM do Golde Axe para piratear e jogar, mas não é a mesma coisa que a versão feita para o Wii, feita para os controles do Wii e pronta pra uso.

      A versão do Mega Drive é de chorar… hehehe.

      • EmuManíaco

        se a de mega é de chorar imagine a de pc que é feita pra rodar em ega

        • KKKK… PC para jogos era uma tragédia ! 😀
          Wing Commander era a melhor coisa que tinha… o som era podre placa MIDI, os gráficos eram podres…

          Commodore Amiga dava um laço em tudo, até em Macintosh !!

    • Germano

      Bom saber isso. Mas eu gosto da versão do Mega… convenhamos, naquele tempo console nenhum tinha o poder de fogo de um arcade, com excessão talvez do Neo Geo.

  • Othermind

    Então.. teooooooooricamente os jogos deveriam “passar” para o console seguinte.. e caso nao exista um novo console a loja nao deveria fechar.. já que somos o “dono” do game temos que ter acesso constante ao mesmo… O mesmo vale para xbox, playstation e tal…
    Por isso gosto dos meus cartuchos.. rs Tenho cartucho de 20,, 30.. e de quase 40 anos de idade (jogos de atari 2600).. funcionando perfeitamente

  • Dreadful

    Deixando a demagogia de lado, existia até pouco tempo um “Wii Shop” paralelo, talvez ainda exista. O Wii foi permeado pelo desbloqueio e pela emulação, de modo que seu conteúdo perdurará.
    Não se pode dizer o mesmo de plataformas mais recentes.
    O Steam, por exemplo, deixa marcado nas entrelinhas que os jogos todos são deles, você paga por um “serviço de instalação remota” que pode ser terminado em qualquer momento que eles quiserem.
    Se o serviço tem valor é porque confiamos.

  • Germano

    So queria entender por que a loja virtual da Nintendo tem que estar tao atrelada ao console (antigo). Comparando com o “concorrente”, eu ja peguei jogo de 360 pelo 360, pelo One, e pela Web. So nao consigo jogar na web, mas comprar eu compro.
    Se nao fosse atrelado/dependente ao console, provavelmente nem precisaria ou nem faria sentido desligar, ja que os consoles novos tao la usando. Qual o problema em deixar o antigo conectar la tambem?

  • Gustavo Bandoni

    É possivel legalmente fazer backup de tudo . basta copiar para o SD e depois vc pode salvar os arquivo na midia que preferir

  • Germano

    Outra questão complicada que não sei como ainda não levantaram são os Wii points que alguem possa ainda ter lá – pois os jogos, ao menos na época que eu comprava lá, não eram pagos em dólar ou qualquer moeda real, mas nesses Wii points que voce so podia comprar em quantidades determinadas, tipo 1000 Wii points ou 2000 de uma vez. Dai voce comprava eles so para comprar um jogo que custava 800 ou 900 Wii points, e o resto ficava lá para ser usado…. um dia.
    Eu mesmo tenho 100 Wii points lá residuais de alguma transação que já nem lembro mais qual foi. Não dá para comprar nada com eles, mas paguei por eles. Fica como?

    • A Nintendo recomenda que sejam gastos, pois quando o serviço morrer, eles serão perdidos.

      • Germano

        Ou seja, tenho que comprar + Wii points, em um pacote de 1000 ou 2000 ou X000 Wii points, para juntar com esses, e dai pensar numa compra de algo que eu *queira* e que de o valor *exato*… ah pode ficar pra ela.

        • Pois é. Também tenho uns trocados por lá =/

  • Luan Almeida Do Nascimento

    Quando migrei do X360 para o One me senti menos lesado por poder usufruir de alguns jogados comprados digitalmente anteriormente no x360 está disponível, não todos claro mas já é um belo avanço, atualmente como usuário de PS4 vejo que é outra premissa da Sony que prefere remasterizar e vender por preço cheio na maioria das vezes a desenvolver a retro e jogos clássicos de PS2 por R$ 40 em média, o Switch os jogos são atrelados a conta ou ao console ? Pois foi este fator no 3ds e Wii U que me fez perder total interesse em jogos digitais da Nintendo caso perdesse o hardware !

  • EmuManíaco

    Imagino o choro quando o steam acabar. Essa geração de estupradores que são steam biches vão chorar muito.

  • Fernando Silva

    “seria muito bom se até o iminente fim do serviço a Nintendo conseguisse disponibilizar esses títulos na loja do Switch” eu acho que essa é exatamente a ideia, mas só tempo dirá o que o novo Virtual Console nos agurda…

  • Adriano Martins

    E é por essas e outras que eu continuo comprando jogos em mídia física.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis