YouTube Gaming libera inscrições pagas para todos os canais elegíveis

youtube-gaming-2

Em 2013 o YouTube teve uma ideia “genial”: oferecer uma opção para que criadores de conteúdo compartilhassem seus vídeos através de canais pagos, que demandavam uma assinatura com pagamento mensal. A ideia original era permitir que grandes empresas, principalmente emissoras trouxessem seu material para a plataforma ao mesmo tempo que o pequeno YouTuber, se tivesse qualidade o bastante pudesse arriscar cobrar uma quantia fixa de seus espectadores.

Bem, não só não deu certo (a adesão foi de menos de 1%) como a ferramenta será descontinuada em 2018, e todos os vídeos pagos serão removidos até 2022. O YouTube Red por sua vez prometia oferecer conteúdo exclusivo atrelado a outras vantagem, como execução em segundo plano e experiência sem anúncios principalmente para contornar quem abusa dos bloqueadores de propaganda.

De novo, não deu certo. A quantidade de assinantes um ano após o lançamento da plataforma era risível (desestimulando o Google ao ponto dele desistir de lançar o YouTube Red em mais países) e seu destino final foi ser fundido com o Google Play Music, principalmente para eliminar redundâncias.

A bem da verdade o usuário do YouTube não é muito dado a assinaturas para consumir conteúdo exclusivo, mas o público gamer é um pouco diferente: o Twitch consegue oferecer conteúdo exclusivo permitindo que os criadores ofereçam modelos diferentes de assinaturas, cada uma com um pacote de vantagens que varia de navegação sem anúncios, emoticons exclusivos e claro, vídeos protegidos por paywall. E obviamente há a opção de consumir conteúdo deste ou daquele streamer sem pagar. O Mixer, que foi elevado à categoria de plataforma de streaming de escolha do Xbox One também faz isso.

O YouTube Gaming até então não tinha nada parecido, o que inibia a adesão dos gamers pela impossibilidade de fazer uma graninha extra com a exibição de suas jogatinas; só que isso agora vai mudar com a introdução do sistema de Patrocinadores, através de inscrições mensais pagas.

Funciona assim: assinando um canal por R$ 7,99 por mês (sim, a opção já está disponível no Brasil) o usuário terá acesso a uma badge exclusiva que o identifica como patrocinador, emojis criados pelo dono do canal, acesso a chats exclusivos e imunidade ao modo lento nas conversas livres (um tempo mínimo que você é limitado a comentar). É algo similar ao Super Chat, só que este recurso é voltado exclusivamente para monetizar transmissões ao vivo através da venda de comentários especiais.

Quem pode entrar na festa? Qualquer canal focado em games, com as opções de monetização e transmissão ao vivo ativadas e com um mínimo de 1.000 inscritos são elegíveis, logo é uma excelente pedida para quem deseja ganhar uns tostões a mais e tiver um canal que justifique o investimento; por outro lado o YouTube espera que a iniciativa estimule os streamers de games a migrarem ou pelo menos, considerarem sua plataforma como mais uma opção para fazer dinheiro.

Fonte: YouTube Creator Blog.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Nooooooooooooooooope.

  • Cássio Amaral

    Só eu acho ridículo pagar assinatura pra sustentar streamers jogando? Eu até entendo que o jogador me proporciona diversão e me permite conhecer o jogo ao transmitir a jogatina, e que o streamer monetize os vídeos. Até tento colaborar desativando adblocker em certos canais no Youtube, mas pagar pra assistir marmanjo ou uma gostosa com decotão jogar é algo que não entra na minha cabeça. É meio que premiar a vagabundagem alheia.

    • Rogerio silva

      Imagino que você ache também ridículo, quem paga pra ir ao estádio,assistir futebol,vôlei e etc…

      • Cássio Amaral

        Touché! No fim, acaba sendo entretenimento como pagar para assistir a uma partida esportiva, mas acho que ainda não assimilei algumas dessas “modernidades” que a internet proporciona.

        • Bem, a comparação não é de toda exata, visto porque você estaria frequentando um local propício para assistir determinado evento, mas a logica básica ainda se mantem.
          A pessoa está pagando por entretenimento, usando dinheiros para incentivar o cara a fazer seus streams. Agora não há como alguém vir aqui e ditar o que é ou não entretenimento válido. Isso varia e muito a gosto do freguês, tal como tem gente aqui que ainda não entendeu porque e-sports são uma coisa real.

        • Gregory Kubya

          stream de jogos não é só olhar o cara jogar, os streamer bons falam sobre tudo, interagem com as pessoas do chat. outro dia tinha um cara jogando pubg com uns viewers e falando sobre vasectomia

      • Inquisidor

        eu sinceramente acho sim kkkkk, com tvs imensas, resoluções altissimas, hometheater melhores que os do cinema e eu vou sair tomar sol no lombo para ver formiginhas la em baixo e ouvir só palavrão de todoo lado? fico em casa mesmo, commendo uma picanha na frente do pc

      • Alvaro Carneiro

        há uma imensa diferença aí.

        uma coisa é você pagar para ir ao um estádio fisico, onde os atletas estão lá, ao vivo jogando para você assistir.

        outra coisa é alguém em casa colocar uma camera e cobrar X dinheiros para você poder assistir.

        não estou dizendo que é errado, só estou dizendo que não tem como comparar.

        • Rogerio silva

          Ué,você nunca assistiu uma partida de profissionais do Xadrez?E-Sport? ele não são atletas? Só é considerado atletas quem faz esforço físico padrão?

      • mr_rune

        Eu acho. Não vejo vantagem nenhuma pra que gosta de esporte pagar pra ir no lugar. Sujeito a assalto, morte, desabamento, pagar comida e bebida superfaturada, um monte de gente suada e fedorenta ralando em você, arriscado apanhar por torcer pro time adversário…

        Em casa, vários ângulos de câmera, narração ao vivo, conforto do ar condicionado, replay, conforto do meu sofá/cama, ninguém me encoxando, cerveja baratinha (ou uma melhorzinha mais cara, melhor que o mijo que vendem por ai), segurança do lar….

        Dificil ter programa mais de índio que isso.

        • Cássio Amaral

          Cara, jurei que você tinha invadido minha mente kkkkk. Bicho, eu penso exatamente como você. Pode não ser a mesma sensação, mas eu assisto à partida em alta definição na TV, no conforto do meu sofá, abro uma cerveja top que paguei baratinho. Sem me estressar com trânsito ao estádio, pagar uma nota em estacionamento, perigar apanhar de torcedor rival, passar calor e ouvir nego falar palavrão no meu ouvido, não é minha praia. Da última vez que fui ao estádio, a experiência não foi das mais agradáveis, e o rombo financeiro foi grande.

          Eu acho que deviam passar a transmitir jogos de futebol no cinema, acho que ia ser legal a experiência ir lá com meus amigos torcer para o meu time.

        • tuneman

          vai ter gente falando que você é torcedor de sofá, pois torcedor “de verdade” vai no jogo.
          (sim, tem um time pequeno aqui cuja torcida fala isso)

          • mr_rune

            rs não, eu não curto e não acompanho esportes de forma geral, minha opinião no outro post é no sentido de ver as vantagens óbvias de torcer no sofá como custo benefício e segurança

            Mas claro, pra quem encara isso como religião deve ter essa visão mesmo.

        • Goemon

          Programa de índio foi boa ehehe
          Entendo quem prefere assistir pela tv, mas particularmente gosto muito de assistir Futebol e automobilismo in loco. Acho que na TV vc não consegue ver a movimentação dos jogadores. No estádio vc não está a mercê dos comentários idiotas dos narradores e comentaristas, a emoção quando acontece um gol, pênalti ou algo que possa mudar a partida é instantânea, não dá para esperar o replay para ter uma conclusão.
          No caso do automobilismo, eu gostei muito de ver o mundial de endurance e os eventos que precedem a stock car. Não tem como sentir a velocidade dos carros sem ver ao vivo.

          Fora isso eu não gosto ficar em casa, por isso quando eu posso ($) eu acho um bom programa ir assistir os jogos ou corridas nos estádios e autódromos, assim como ir ao cinema e ver shows tbm
          Além disso, o premiere Fc sai muito caro.

    • André Luiz

      Assistir uma partida de um game multiplayer até, o que não faz sentido pra mim é o pessoal que zera o jogo pelo YouTube.

      Singleplayer eu só vejo quando empaco em uma fase, quero saber maus sobre algum detalhe da história ou colecionável

  • Pedro Rômulo

    Informação adicional: A opção de patrocínio está em versão beta para canais comuns. Então em breve as pessoas poderão patrocinar seu youtuber favorito.
    Isso já acontece, como por exemplo canais que possuem contas no Apoia-se, Padrim ou Patreon

  • Inquisidor

    Que tal NÃO?
    a pessoa ganhar grana com o youtube = deboa, eu pagar para assistir alguem randon que normalmente joga pior que eu =jamais.
    vai falhar.

    • Chuchu Psicótico

      vc n denota o mercado, baixa essa bola

      • Alvaro Carneiro

        exatamente.

        eu entendo o que ele fala, eu também sou velho e esse novo comportamento ainda não assimilei por completo.

        mas a realidade é outra, há uma horda de gente que realmente está disposta a pagar dinheiros para assistir outras pessoas jogarem.

        já vi gente da nova geração dizendo que é melhor assistir alguém jogar do que realmente jogar, porque jogar cansa, estressa etc.

        os jogos viraram filmes.

        vai entender.

        • Exatamente. É uma coisa que pertence a uma geração distinta, aonde a realidade é completamente diferente e as regras dos mais velhos parecem não funcionar.
          O povo aqui é “vei paia”; não tem porque se meter. Apenas deixa rolar pois pra eles simplesmente funciona.

          • tuneman

            Os mais velhos têm a tendencia de achar que os mais novos devem passar pelas mesmas experiencias.

        • Cássio Amaral

          “já vi gente da nova geração dizendo que é melhor assistir alguém jogar do que realmente jogar, porque jogar cansa, estressa etc.”

          Parem o mundo que eu quero descer, a que ponto chegamos!

        • O (ex)Datilógrafo da AEB

          Um dia teremos YouTubers, fazendo streamig de youtubers jogando.

          • Hally Pimenta

            Você quis dizer : React??!?

          • Nilton Pedrett Neto

            Já fizeram… Em South park

    • O Twitch fez isso e deu muito certo, o pessoal paga para ver gameplay nele, então e natural o Youtube tentar copiar algo que já deu certo em outra plataforma…

  • Guto

    Aqui de boas só observando nos comentários da galera achando que streaming de jogos é coisa recente.

  • Joao Godoy

    Será que os mesmos canais que estão perdendo monetização por usar palavras chaves “proibidas” vão poder ganhar dinheiro com isso?

    • FTZ

      Pewdiepie ganha mó grana com as lives stream deles, e teve todo aquele rebuliço esses dias.
      Então acho que como não depende de propagandas, fica mais leve pros boca-sujas ganharem uma graninha.

      • Joao Godoy

        Pewdiepie é ponto fora da curva, a maioria dos canais de gameplay, pelo menos os que eu acompanho, estão reclamando muito que a monetização caiu, muito deles não fazem mais gameplay de alguns jogos pq já não compensa o gasto com edição vs o ganho com o video.

  • Marcelo Eiras

    YouTube Red falhou miseravelmente…
    Agora vão tentar basicamente a mesma coisa com YouTube Gaming

    Vai dar certo sim, amiguinho…

  • Cassio Eskelsen

    Youtuber bom consegue grana com merchandising e patreon.
    Quando eu digo “bom” falo do cara que consegue enfiar um merchan no meio do conteúdo sem ficar chato e com cara de vendido. Acompanho alguns que são assim.

  • Nilton Pedrett Neto

    Se o qu4tro coisas aderir eu ficaria feliz em contribuir!

  • daniel matos

    youtube tentando desesperadamente se tornar um app freemium… nao vai dar certo

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis