Microsoft e Amazon anunciam integração entre Cortana e Alexa

A Amazon e a Microsoft estão pondo suas diferenças de lado em prol do desenvolvimento de suas respectivas assistentes virtuais: ambas companhias anunciaram uma parceria que permitirá que Cortana e Alexa trabalhem juntas, suprindo as falhas uma da outra e utilizando o melhor dos dois mundos, o que servirá também para promover os produtos de ambas companhias.

A ideia por trás da união de esforços entre as duas empresas é bem simples na verdade: aprender uma com a outra de modo a fazer com que ambas assistentes se tornem melhores no futuro. A Cortana é excelente quando se trata de organizar sua vida junto às soluções Microsoft, algo que a Alexa faz mas não tão bem assim. Por outro lado a Alexa fornece resultados de busca mais precisos e se integra a cerca de 20 mil funções criadas por desenvolvedores parceiros da Amazon e é muito mais poderosa quando se trata de adquirir produtos junto à lojinha da companhia.

Cada uma irá se ater à sua especialidade e permitirá que a parceira também tenha acesso a tais funções. Por exemplo, o usuário poderá usar a Alexa para coordenar seus compromissos junto à Cortana nos produtos Office, ou lembra-lo de fazer alguma coisa antes de voltar para casa. Já a Cortana poderá pedir que a Alexa controle os dispositivos inteligentes de sua casa ou compre uma mercadoria que esteja em falta. Tudo ao alcance de um “Cortana, open Alexa” ou vice-versa.

Em um comunicado à imprensa o CEO da Amazon Jeff Bezos diz que o mundo é “grande e multifacetado, com uma série de agentes inteligentes com cada um possuindo um conjunto de dados e habilidades distintas”. Sob sua visão permitir que a Alexa possa fazer uso da Cortana fornecerá uma experiência mais rica e completa para seus usuários. Já Satya Nadella da Microsoft defende o seu mantra de “Microsoft como um Serviço”, e que oferecer compatibilidade da Cortana com a Alexa vai de encontro ao objetivo de estar presente no maior número de plataformas possível e por tabela, permitir que a assistente tenha acesso à funcionalidades novas.

Seria excelente se todas as assistentes pudessem conversas entre si, e não é tão difícil imaginar que o Google possa até permitir que a Assistant possa entrar na brincadeira. A única certeza que temos é o fato de que a Apple não deixará a Siri sair do seu Jardim Murado nunca, e a tal M do Facebook também não deverá se misturar com a gentalha.

Fonte: Microsoft.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Tesento Avara

    Muito interessante essa visão de negócios (principalmente em relação à Microsoft, que me pareceu sempre muito “fechada”). Ainda não tive oportunidade de testar integração dessas assistentes a produtos diversos, mas acredito que realmente as empresas só tem a ganhar. Se não for pedir demais, adicionem suporte full ao nosso português. =)

    Ronaldo, pequeno pitaco no pt_br do final do penúltimo parágrafo: acredito que o certo no texto seria “ao encontro”. Abraço!

    • Jean Franco

      A Cortana já tem um suporte marromeno ao nosso português, vamos ver se ao menos da pra gente dar uma brincadinha com os Echos da vida por aqui.

    • A Cortana até aprendeu a cantar o Hino Nacional e o hino de alguns times de futebol. O progresso é perceptível.

    • Exato, vc está correto. “De encontro” significa que as coisas discordam; “Ao encontro”, concordam.

  • André K

    Tomara que elas não briguem muito.

    • Cocainum

      Agora elas são BFFs.

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        Já a Siri é aquela mocréia que elas tanto fofocam quando se encontram 😛 .

    • Aí é só você mandar o comando “Alexa, kiss Cortana” (ou seria lick? 😈 )

  • Inquisidor

    alexa é nome de profissional da reprodução humana

    • Ivan

      De simulação….

  • Bruno Costa

    Microsoft como serviço, já faz parte do meu cotidiano há um tempo. Sou assinante do Office desde que a opção surgiu… Assim como assinaria um Windows com menos opções (só o necessário pra jogar e usar o Office) facilmente. Ainda bem que a era da compra de keys está aos poucos acabando. Só espero que os preços não subam absurdamente pra acompanhar.

    • Don Scopel

      Somos dois, a pouco tempo atrás eu me recusaria a assinar um serviço mas logo que eu comecei a ver os preços e as vantagens comecei a testar e realmente é muito bom

  • Colossus e Guardian começaram a se interligar…

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Ok as duas maiores provedoras de serviços virtuais vão se juntar para produzir uma assistente pessoal virtual.
    Sério… cada vez mais começo a mudar de ideia sobre o futuro com as máquinas e pensar que Cameron veio do futuro e vem tentando nos avisar desde 1984.

    • Thiago Leal

      elas não vão se juntar em uma só. Cada uma seguirá independente, porém usará as funções da outra quando for necessário.

      • Dou uma e se for bom dou mais

        É isso que querem que você pense muahuehaeuheauea

    • Victor Serrão

      É apenas uma questão de quando.

  • O primeiro passo foi as assistentes se falarem, o segundo será elas se beijarem e o terceiro será a primeira dupla de assistentes pr0n da IA.

    • Theuer

      O quarto, sair fazendo textão feminista.
      #greloduro

  • Cleber Menuci

    E enquanto isso a Amazon não me permite ver o Prime Video em nenhum lugar que não seja o computador ou o celular. Absurdo. 2 chromecast, 2 video games e duas smartv s e sem suporte algum.

    De um lado todo esse avanço do outro tudo atrasado, acabando a promoção inicial vou cancelar o serviço.

    • Rafael

      Eu li que está chegando para o PS4 BR, só não lembro da data.

  • Theuer

    Não consigo entrar nessas de assistentes. Não sei direito nem por onde começar.
    Alguém aí usa alguma de forma rotineira e por facilidade e não só curiosidade?

  • Pedro

    Gogoni, parabéns pelo trabalho aqui no blog, só um feedback:
    “De encontro” é algo que contraria, não concorda.
    “Ao encontro” é algo que concorda, que é favorável.

    Então, pelo sentido do texto, acho que o correto seria:

    “oferecer compatibilidade da Cortana com a Alexa vai AO ENCONTRO ao objetivo de estar presente”

    Já vi esse equívoco em outros posts também.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis