Veja um obturador morrer na Canon 7D Mark II

7d-markii-obturador-quebrado

Em 2010 eu fiz um texto aqui no MeioBit sobre um evento traumático em minha vida de fotógrafo: a quebra de um obturador. Estava fotografando quando a câmera simplesmente apresentou o erro 99 no LCD. Um erro que pode significar vários problemas, mas no caso era o obturador que tinha passado desta para melhor. O obturador é uma cortina que se encontra atrás do espelho das DSLR. Ele possui uma vida útil que varia conforme o porte da câmera. Os fabricantes costumam anunciar a durabilidade do obturador para câmeras mais parrudas, mas não falam nada oficialmente para as câmeras de entrada.

Desde 2010 não tive mais esse problema, pois sempre troco o equipamento antes de chegar perto do fim. Da mesma maneira, se você não é um fotógrafo profissional e não utiliza intensamente o seu equipamento, pode ser que leve muitos anos para esse dia chegar (se você não trocar de câmera antes), visto que tenho uma Nikon D40 com 10 anos de idade e ainda funcionando perfeitamente.

Entretanto, agora temos a oportunidade de ver um obturador morrendo, e ainda mais interessante por ser uma câmera nova de última geração. O canal do YouTube ContinueCrushingTech (YouTubers, sempre essas criaturas quase mitológicas) decidiu espancar uma 7D Mark II da Canon até o obturador pedir água. A Canon aponta que a média de durabilidade do obturador desta câmera é de 200 mil disparos. Lembrando que o segredo aqui é a palavra “média”. Tem câmera que supera essa marca, e tem outras que quebram bem antes. Aqui vai uma pitadinha de sorte também.

E o que o canal fez? Colocou um disparador remoto na câmera, programou ela para disparar em 10 fotos por segundo e deixou a câmera disparando até tudo explodir. E a câmera só pediu água com 199.591 disparos. Bem perto do prometido pela Canon, mas também temos que levar em conta o fato de a câmera ficar disparando em modo contínuo, o que garante um desgaste maior do obturador.


ContinueCrushingTech — Canon 7D Mark II Shutter Count Test: What Happens If You Take Photos NON-Stop?

O canal ContinueCrushingTech é pequeno. Possui apenas 152 assinantes e a média de visualização dos vídeos é de 500 visualizações. O vídeo da morte da 7D teve um pouco mais de 30 mil visualizações. Poder da divulgação do vídeo nos blogs de fotografia.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • https://uploads.disquscdn.com/images/55d7676f3df7d7efbbe0c232dcf202f8e445aee7f63da4c3b01c258af52cd1ab.jpg

    só um offttopic que algo me gerou duvida: Tirar foto sem lente…..é algo prejudicial ou só autismo mesmo?

    • Gilson Lorenti Fotografia

      não prejudica a câmera, pois o processo é o mesmo. o que pode acontecer é poeira entrar e grudar no sensor, o que vai levar a um processo de limpeza.

    • …continuando o Gilson…

      O processo de limpeza às vezes necessita ser feito profissionalmente (umidade pode grudar mais do que poeira no sensor). E por baixo cobram umas 100 pilas….

      • minha curiosidade foi bem mais por saber como ficam as fotos sem lente mesmo ahhaha. vlw

        • Fica só um negócio branco, ou preto, depende da velocidade e do ISO, tudo borrado, sem foco nenhum.

  • Maximus_Gambiarra

    Mas de onde saiu o dinheiro para financiar esse experimento deles?

    • Gustavo Bandoni

      Cliques no vídeo dele

      • Maximus_Gambiarra

        Mas com 30.000 visualizações já dá pra comprar uma 7D?

        • Gustavo Bandoni

          Isso acaba viralizando

        • Gilson Lorenti Fotografia

          A 7D Mark II nos Estados Unidos custa em torno de US$ 1.500,00. Para a gente é um investimento considerável, mas levando em conta o salário do americano médio é um investimento mais tranquilo. Igual os canais que compram os iPhones no lançamento para desmontar, ou ficam dando porrada em produtos eletrônicos para ver a durabilidade. É um canal pequeno que fez um investimento para ficar famoso.

          • Só completando:
            Se fosse pagar pela divulgação que ele tá tendo agora sairia bem mais que o preço da câmera, e ele não necessariamente vai continuar fazendo investimentos desse porte pra todo vídeo.

          • Menino do Computador

            Pagar divulgação na internet é tipo enfiar banner na frente do conteúdo do site e ter que fechar pra poder continuar lendo o conteúdo.
            Ele gastou dinheiro e tempo com algo que faz pessoas se interessarem pelo conteúdo e não serem forçadas a consumir esse conteúdo. E no fim, mesmo uma divulgação tem que ter algum gasto antes, ainda mais se quiser ter interação do publico alvo. Ou tu clica em toda e qualquer propaganda de redes sociais e sites que usa?

          • Você é retardado?

    • Theuer

      Sério?
      Ninguém assistiu o vídeo do cara mesmo então né?
      Ah essa preguiça de final de semana… 🙂

      • Maximus_Gambiarra

        É mesmo! Deve ser isso que ele explica por 18 minutos. Confesso que pulei para o trecho indicado no primeiro comentário e ainda dei like nos comentários reclamando que ele fala demais.

  • Pingback: Veja um obturador morrer na Canon 7D Mark II | Notícias Legais()

  • Flávio

    Modelo 7D de fato é uma máquina fantástica, vendi a pouco tempo uma para um colega, com mais de 330.000 clikes.. e detalhe, funcionando em perfeito estado. Tenho notícia de um fotógrafo de São Paulo que a máquina 7D dele tem quase 500.000 (ele a usa para emergências).

  • Vilhasante

    E o que faz depois que o obturador vai pra vala? Tem conserto ou só uma câmera nova?

    • claudioa

      sim, só trocar o obturador. não eh exatamente barato, mas eh mais barato que uma nova…

      • Exatamente, e só complementando… Quando você alcança o final da vida do obturador, sua câmera provavelmente já terá alguns anos de uso e você provavelmente vai querer comprar outra com mais recursos, melhor ISO e coisas do tipo. Esse é o motivo das pessoas normalmente não trocarem o obturador e partirem logo para uma câmera nova.

  • Na minha visão de leigo: Taca um WD aí dentro que volta a funcionar numa boa, só está emperrando por conta do atrito rsrsrs

    • Theuer

      Hummm… Você trabalhava no time da Nikon D600 então hein…
      Teje preso! 🙂

  • Monstro Medieval

    Achava que o espelho pedia arrego antes, no meu tempo aprendi que era a parte mais sensível da câmera.

  • Don Ramón

    Sem querer ser chato, mas já sendo, não entendo porque fazer isso com uma câmera. Ou porque martelar um celular pra ver até quando ele aguenta… Certa feita vi um vídeo de um japa “testando” a resistência de duas dslr (uma Nikon e uma Canon) à exposição às chamas de um maçarico. Algo extremamente útil… rsrsrsrs

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis