Valve perde mais um nome de peso, Chet Faliszek

Há algum tempo eu venho lamentando a maneira como a Valve vem tratando a criação de jogos. Sem que um novo título seja lançado desde julho de 2013*, quando disponibilizaram o Dota 2, a empresa parece muito mais interessada em deitar sobre os louros do Steam e das microtransações e isso deve explicar a debandada que tem acontecido por lá.

No ano passado tivemos a saída de Marc Laidlaw, profissional que assinou o roteiro tanto do Half-Life quanto do Half-Life 2, além de atuar como roteirista chefe dos episódios do segundo jogo. Nestas expansões ele contou com a ajuda de Erik Wolpaw e Chet Faliszek, mas se em fevereiro passado o primeiro anunciou que passaria a trabalhar na Double Fine, agora o outro informou que também não é mais funcionário da Valve.

Além de ter participado na criação do roteiro de praticamente todos os títulos da empresa desde que passou a trabalhar nela, incluindo aí as séries Portal e Left 4 Dead, Faliszek é conhecido como um dos maiores evangelizadores da realidade virtual, tendo atuando próximo a outros desenvolvedores que queriam lançar títulos para o HTC Vive e defendido ferrenhamente a maneira como a tecnologia poderia mudar a jogabilidade e a narrativa. Segundo ele, sua saída está ligada a vontade de mudar um pouco sua carreira e sem que tenha decidido o que fará a seguir.

Devido a decisão de Faliszek, agora podemos dizer que a série Half-Life perdeu toda a equipe responsável pelo seu enredo, mas ainda mais importante do que isso, o anúncio fez com que a Valve tenha perdido três dos seus funcionários mais importantes no período de menos de um ano e meio.

Por se tratar de uma empresa com mais de 300 funcionários, eu não chegaria a dizer que o estúdio está ruindo, mas é impossível não olhar para tantas saídas e para a falta de lançamentos e não pensar que a Valve está ficando cada vez mais distante da criação de games. Pode até ser que o trio tenha deixado alguns roteiros prontos para serem transformados em jogos, mas não estou disposto a criar expectativas.

O engraçado é pensar que de uma das desenvolvedoras mais elogiadas do planeta, hoje a Valve parece mais um supermercado.

* No ano passado eles lançaram o The Lab, um conjunto de demos para dispositivos de realidade virtual e que me recuso a classificar como um “novo jogo”.

Fonte: GamesIndustry.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples