Meio Bit » Arquivo » Internet » Disqus 3.0 chega cheio de novidades

Disqus 3.0 chega cheio de novidades

14 anos e meio atrás

Quando o Blogger (que fez 10 anos dia desses, vejam só!) era o sistema de blogs predominante, ele tinha uma área para comentários bastante precária. Por conta disso, sistemas externos, em especial o HaloScan, eram muito famosos e utilizados. Essa dupla manteve-se na dianteira até que sistemas de blogs mais robustos, como Movable Type e, principalmente, WordPress, ganharam a preferência da maioria. Contando com sistemas de comentários eficientes, tornaram desnecessário o uso de sistemas externos.

Mas o mundo dá voltas, e recentemente a onda de gerenciadores de comentários externos voltou com força, embasado em dois serviços: IntenseDebate e Disqus.

Até hoje, o IntenseDebate estava na dianteira nessa disputa. Adquirido recentemente pela Automattic, mesma empresa por trás do WordPress.com, o serviço ganhou atualizações, plugins e uma grande base de usuários. O Disqus, por outro lado, come pelas beiradas dando suporte a serviços inovadores, como Tumblr.

disqus

A briga promete esquentar com o lançamento da versão 3.0 do Disqus, hoje mais cedo. A mudança é radical: basicamente, o projeto foi separado em duas grandes partes. Agora temos o Disqus Comments, que é basicamente o “antigo” Disqus, e o Disqus Profile, uma espécie de perfil de comentário com URL personalizada, integração com redes sociais e controle total dos comentários proferidos.

O Disqus Profile é interessante por propiciar o completo acompanhamento sobre os comentários. É possível fazer pesquisas de comentários, threads, respostas, tudo num único local. Dali também dá para enviar os comentários para redes sociais automaticamente, além de contar com suporte a “logins universais”, como OpenID, Facebook Connect e Twitter.

O Disqus Comments, por sua vez, também aposta em integração com serviços sociais, além de permitir importação de serviços concorrentes (IntenseDebate e JS-Kit, a base do HaloScan) e uma série de recursos de gerenciamento e compartilhamento built-in.

É um belo sistema, que atrai pelo visual consistente e recursos úteis, que fomentam a discussão em seu blog. Coisas impactantes na experiência de usuário, como a atualização de novos comentários em tempo real, dispensando recarregamento da página, me fizeram dar uma chance ao Disqus em meu blog pessoal. Atualmente uso o IntenseDebate em outro, e nos demais fico com o sistema padrão do WordPress.

Nessa disputa pelo usuário, como em qualquer outra, quem sai ganhando somos nós. Melhor que isso, só se todos eles, Disqus, JS-Kit e IntenseDebate, conversassem entre si. É querer muito?

relacionados


Comentários